LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor controle (joystick) para comprar | Guia do TudoCelular

14 de outubro de 2022 79

Destaque de cada joystick

O TudoCelular vem preparando vários guias para te ajudar a escolher o seu próximo celular para comprar, além de outros eletrônicos interessantes. Já listamos uma guia com as melhores opções de mouse e teclado gamer. Agora reunimos aqui os melhores controles joysticks para serem usados tanto em seu PC quanto com o celular.

Aqui listamos desde produtos de marcas famosas como o controle da Microsoft (que pode ser usado com Xbox, PC ou mesmo smartphone), além de outros joysticks que foram projetados com o Android em mente.

Nossa lista busca reunir modelos mais acessíveis que apenas entregam uma boa experiência, assim como modelos mais robustos que trazem tecnologias mais avançadas e diversos botões extras para turbinar a experiência com jogos.

Os modelos serão organizados por preço, mas deixaremos claro o destaque de cada um e as vantagens de se investir em um modelo mais caro. Como os preços mudam com frequência, nem sempre os produtos listados estarão ordenados por preço perfeitamente.

IPEGA PG-9025

Buscando um joystick barato para turbinar a experiência com jogos no Android? O IPEGA PG-9025 é a opção com melhor custo-benefício. Diferente dos controles do Xbox e PS4 que listamos, este vem com suporte no próprio controle para você prender o celular. Ele funciona tanto com Android quanto com iPhone.

Mesmo sendo um controle de baixo custo, ele traz bateria interna que entrega em média 15 horas de jogatina, o que é um tempo muito bom pelo preço. Sua qualidade de construção não é igual às opções da Microsoft e Sony, como já esperado pela diferença no preço, mesmo assim ele entrega bom conforto, sendo bastante leve e compacto.

OEX Origin GD100

Busca um gamepad acessível para jogar com seu celular Android, mas não é muito fã dos produtos da IPEGA? Uma alternativa seria o Origin da OEX. Ele tem design bem genérico de controles para PC e celular. Vem com suporte para prender o smartphone e promete uma autonomia de 5 horas.

Ele não traz nenhuma funcionalidade extra, sendo indicado para quem busca um joystick mais básico apenas para jogos casuais. Ele tem LEDs de indicação para acompanhar a carga da bateria. Na parte superior há quatro botões, sendo dois gatilhos como é padrão em controles como do Xbox ou PlayStation.

Multilaser Warrior

Se você busca um produto nacional com um ano de garantia, há o Warrior da Multilaser. Ele tem melhor qualidade de construção que os dois modelos da IPEGA que listamos. Feito especialmente para celular de até 6 polegadas, o controle Warrior também pode ser usado com PCs e até com consoles, como o PS3, desde que você use com cabo USB.

O seu design é inspirado no controle do Xbox, como é bastante comum no mercado de joysticks. Ele traz poucos botões comparado aos rivais da IPEGA. Temos aqui apenas o essencial para jogar. No geral é um controle simples pelo preço cobrado. Ele acaba sendo mais pesado que os dois que citamos, mas há quem prefira um controle assim.

IPEGA PG-9057

E aqui temos mais um modelo de gamepad da IPEGA, no caso o PG-9057. O que ele tem de diferente dos demais joysticks da marca que listamos? Bem, já começa pelo fato de ter formato de pistola, sendo um ótimo controle para quem é viciado em jogos de tiro.

Ele vem equipado com quatro gatilhos customizáveis, o que permite jogar FPS e shooters com o máximo desempenho. Além disso, esse modelo ainda possui duas alavancas analógicas, um controle direcional D-pad, botões customizáveis ABXY, suporte para smartphone e seletor de sistema, que possibilita alternar o dispositivo facilmente.

Sony DualShock 4

O DualShock 4 é o controle que foi lançado junto do PS4, e que também pode ser usado para jogar no PC e no Android. A configuração é bastante parecida com a do controle do Xbox: você pode segurar os botões Share e PS ao mesmo tempo por alguns segundos até que o LED no topo do controle comece a piscar na cor branca.

No celular, só ir em Bluetooth, ativar a conexão e colocar para parear com o dispositivo Wireless Controller que deve aparecer na lista. O mesmo para usar o DualShock 4 no Windows. Uma vantagem contra o controle da Microsoft é não precisar de pilhas. Basta conectar na porta USB para recarregar a bateria. O LED no top do controle avisa quando a bateria tiver sido recarregada.

IPEGA PG-9023

Se você tem tablet e prefere jogar nele do que no celular, o modelo PG-9023 é o mais indicado. O seu formato é diferente do PG-9025, que parece mais com um joystick tradicional. Esse modelo possui um mecanismo retrátil para acoplar smartphones e tablets entre o conjunto de botões. Celulares mais compactos não vão segurar neste controle, mas como a maioria dos modelos recentes estão chegando com 6 polegadas ou mais, isso não será um problema.

Assim como o outro controle da IPEGA que listamos, este também tem controles multimídia dedicados. Eles servem para você controlar um player de vídeo ou música. A configuração com celulares Android é bastante simples, basta apertar o botão Home e iniciar o pareamento via Bluetooth. Caso a conexão não seja feita de primeira, segurar os botões X e Home ao mesmo tempo deve resolver.

DualSense

Sony decidiu abandonar o nome do seu controle que vem sendo adotado desde o primeiro PlayStation lançado. No lugar de vir como DualShock 5, o controle do PS5 é chamado de DualSense. Por que o nome mudou? O novo explora a sensação de sentir todos os detalhes nos jogos, como a textura do solo ou a vibração de uma arma.

O controle está maior que antes para abrigar os novos motores e traz uma bateria mais generosa. Sony também incorporou um microfone, o que evita a necessidade de ter um headset para falar com seus amigos enquanto joga. Os gatilhos mudam o peso a depender da arma ou nível de resposta do jogo, criando uma experiência nunca vista antes. E assim como o DualShock 4, o novo também funciona no PC e com dispositivos com Android.

Microsoft Xbox Series

Microsoft também atualizou o controle do Xbox, mas diferente do DualSense, não tivemos tantas mudanças assim... e sim, o controle do Xbox Series ainda usa pilhas. Há seus pontos positivos e negativos por isso, mas o que importa é que se você curte a ergonomia do controle do Xbox One, vai gostar deste, já que pouco mudou.

A direcional lembra a do controle Elite e há um novo botão dedicado para compartilhamento. A Microsoft não mexeu muito em seu controle porque sabe que o atual agrada à maioria dos jogadores. O problema é o seu preço, que está tão salgado quanto o da geração passada. Ele pode ser encontrado nas cores branca ou preta.

Microsoft Xbox One

O controle do Xbox One é uma boa pedida para controlar jogos em quase qualquer plataforma. Além de poder usá-lo no próprio console da Microsoft, ele funciona perfeitamente com PCs com Windows e até celulares com Android. Para controlar jogos em seu celular usando o controle do Xbox você precisa pareá-lo via Bluetooth. Para isso, toque no botão com o logo do Xbox, ele começará a piscar lentamente. Depois pressione o botão no topo do controle para que o LED pisque mais rápido.

Em celular com o Bluetooth ativando e buscando novos dispositivos, verá que o Xbox Wireless Controller aparecerá na lista. Toque nele e pronto. Agora é possível tanto controlar o celular quanto os jogos. Tenha em mente que nem todos os jogos para Android possuem suporte nativo a controles. A maioria foi desenvolvida para ser controlada pela tela do celular. Uma desavantagem deste controle para o rival da Sony é ainda usar pilhas.


79

Comentários

Melhor controle (joystick) para comprar | Guia do TudoCelular
  • Concordo! Aliás, fica de recomendação para quem ler este comentário, olhem os produtos da 8BitDo, de todos os não oficiais (ou genéricos) são com certeza os melhores, tenho o Pro 2 com fio (5 metros +ou-), uso no notebook, reconhece automaticamente, tem bom acabamento, grip, vibração, botões firmes, melhores do que o original do Xbox (na minha opinião é claro), além dos pads atrás, que são reprogramáveis através do software do controle, nele também é possível ajustar os gatilhos e analógicos. Entre ele e o original do Xbox, prefiro o Pro 2 (além de ser mais barato também, comprei o meu no Aliexpress).

    • Melhor controle no momento....
      8BitDo e pronto.

        • Faltou o elite Series 2

            • O melhor que realmente funciona sem dor de cabeça em tudo, seja Android/PC/TV/Outros.. ei o Xbox series x/s o resto é uma bomba de ruim. Oi só serve pra alguma coisa específica como o dualsense só pra PS5 de resto bem ruim

                • MELHOR BOX DO MERCADO COM A MELHOR CENTRAL DE ENTRETENIMENTO

                  Quer saber como acesse o link:

                  MELHOR BOX DO MERCADO COM A MELHALr/ALT21097151
                  https://app.monetizze.com.br/r/ALT21097151

                    • Um controle de PS3 pode ser usado em um aparelho Android, via bluetooth?

                        • Microsoft tá de sacanagem nesse preço. Preço do One era pra tá no mínimo 350 conto.

                            • Ironia o da Sony custar esse mesmo valor mas a Microsoft é esperta sendo que a facilidade de pareamento e configuração tando no pc e android agora até nas TvBox tanto Xiaomi e nas Firesticks faz esse preço subir

                              • Prefiro o do Xbox.

                                Adoro pilhas, coisa boa DLC de Hardware, çupim xOnInHoS

                                  • O controle do Xbox série X é caro mesmo, mais ele é bom, muito bom mesmo!
                                    Eu deveria ter comprado anos atrás um controle do Xbox one, pois teria evitado gastar com outros controles que não duraram muito.
                                    Comprei o meu em 2020 e segue ótimo, reclamo apenas do preço alto, mais aqui no Brasil não tem jeito não, infelizmente tem de encarar para ter um controle realmente durável.

                                      • Eu uso o Turbo Aquapad no meu super nintendo é um ótimo controle.

                                          • Com esses preços do controle de Xbox ele deveria ter até bateria de lítio que durasse vários dias, mas não vem nem com pilha recarregável...

                                              • tenho um ípega 9021/kp 4027, que funciona de boa ate hoje, mesmo sendo um controle bastante barato(Paguei em 2016 R$110 nele) ele funciona muito bem, sem delay no bluetooth ou no cabo(plug and play) e bateria nunca deixou a desejar

                                                  • Então você não sabe o que é controle bom, pq eu peguei o meu em 2018, LIXO, o analógico é ruim, muito ruim e hoje ele nem liga mais, comprei pela bateria e hoje ela nem funciona, e recentemente peguei um Xbox e MDS que controle bom.

                                                    • Eu comprei um controle da Dazz,um Dualshock de PS3 USB,e tô usando no Cell pelo cabo otg,e sinceramente,quando eu conectei ele, reconheceu como controle de Xbox 360,e eu tive que alterar de Direct-input pra X-input, provavelmente eu falei errado mas n liguem pra isso.Enfim,tô usando de boa e não tem delay

                                                        • Acho que poderiam mencionar o Gamesir T4 pro, eu tenho e recomendo, tem um ótimo custo benefício.

                                                            • Só uma errata, quando o redator comentou sobre o DualSense ser o primeiro controle da Sony a ser lançado sem o nome DualShock. Na verdade o primeiro foi o Sixaxis q foi lançado junto ao Playstation 3 em 2006.

                                                                • A Google devia melhorar o recurso de vibração dos controle no Android. NENHUM emulador tem acesso à vibração, aí vai jogar um Ocarina of Time e não consegue usar uma Agony Stone por exemplo. De acordo com que procurei com os devs desses emuladores o problema é a falta de suporte dentro do próprio Android.

                                                                    • tem que estar muito pedrado de droga pra dar 200 conto em qualquer coisa da multilaser.

                                                                      • Faltou o Flydigi Apex monstro

                                                                          • Queria Um OEX GD100

                                                                              • Dá para jogar Roblox com um desses? Se sim, qual ou quais?

                                                                                • Nenhum chega perto do Dualsense

                                                                                    • Eu uso o controle do Xbox One no meu PC e acho excelente.

                                                                                        • Dualshock 4 só é reconhecido no Steam ou com um adaptador que a Sony vende, ou então engana o Windows fazendo-o pensar ser um controle Xbox usando o DS4 Windows

                                                                                            • Olha só como o tc é ruim de matéria , em nenhum momento falam da versão bluetooth dos controles , que é tão importante quando a bateria , o site é focado em tecnologia e nao consegue fazer o simples ?

                                                                                              • ios com play store !? ahn ?

                                                                                                  • alguém aí sabe de algum controle que REALMENTE seja compatível com iOS? Porque existem muitos joysticks aí que dizem ser compatíveis, mas não funcionam (comprei um semana passada que dizia ser compatível, e quando fui mexer, ele conectou mas não deu pra jogar nenhum jogo que testei da app store).

                                                                                                    • Razer Kishi disparado o melhor controle.

                                                                                                        • Apex da Flydigi.

                                                                                                            • Tem algum compatível com o celular A71 da Samsung com 6,7"?

                                                                                                                • Faltou também o Raiju Mobile da Razer.

                                                                                                                    • Não foi postado nada sobre o tempo de resposta aos comandos do controle, pois isso é muito importante. Essas conexões por bluetooth variam um pouco, e isso pode atrapalhar na jogabilidade. Já vi controles bluetooth, assim como teclados e mouse que não respondiam instantaneamente, e isso acabava estragando a diversão do jogo.

                                                                                                                        • Isso é bem verdade. O controle DualShock 4 não funciona em outros aparelhos celulares que não os da própria Sony (conectam, mas o delay torna a jogatina totalmente inviável, pelo menos nos vários aparelhos android da família em que testei, além de outros). O ideal mesmo é jogar no PC

                                                                                                                        • Deveriam ter postado alternativas para clientes Nintendo que são uma fortuna e para ps3 pq os alternativos são bem judiados...

                                                                                                                            • Pra switch não tem muita opção alem do 8bitDo (Isso se voce comprar no aliexpress, porque comprando no mercado livre sai o preço do Pro controller). Comprei um Easysmx no aliexpress (tenho a um ano funciona bem, tanto em bateria e ergonomia) e um baseus (O botão "A" esta emperrando)

                                                                                                                              • Tenho um Ípega 9099 há um ano e eu não gostei dele, esperava bem mais. A bateria dele é ótima mesmo e nunca usei ela até o final. Mais o D-Pad dele é horrível, tanto faz trocar esse da foto que parece e apenas parece o D-Pad do controle do xbox, ou o outro que vem na caixa para encaixar no lugar. São muito mais muito duros e demoram para acionar o comando, os gatilhos são duros e depois e meses depois de uso fizeram emperrados, sem condições de uso. Demais botões não tenho do que reclamar. A parte emborrachada realmente dá uma boa pegada mais....e para limpar essas partes cheias de furinhos nele mano??? Pense no trabalho que dá. O cabo USB que vem nele é bem curto, acho que 50 centímetros. Conecta facilmente via bluetooth tanto no Pc windows 10 quanto no smartphone Android. Por fim parei de usar ele pois jogo games da origin como o FIFA e ele não é reconhecido de jeito nenhum. Na Steam jogo games de corrida e ele foi reconhecido sim mais prefiro meu volante. Estou jogando FIFA com um antigo controle com fio da marca FEIR e tem sido muito melhor que o Ípega 9099 no PC

                                                                                                                                  • O do PS4 desconecta do PC algumas vezes durante o uso, mesmo usando o DS4. Pesquisei e não encontrei uma solução para isso, alguém teria essa informação?

                                                                                                                                      • Muito provavelmente é o seu adaptador bluetooth usb que está usando no pc

                                                                                                                                          • O que uso comprei uns 4 anos atrás. Recomenda alguma marca/especificação?

                                                                                                                                              • Recomendo a marca Orico, disponível no aliexpress. Tenho um adaptador bluetooth Orico BTA-403, e o DS4 funciona perfeitamente, tanto no windows quanto no linux, e com um sinal excelente, podendo jogar distante do pc, incluindo com dois dispositivos conectados simultaneamente (um controle DualShock 4 e um fone bluetooth, embora com dois dispositivos conectados, um de entrada e um de áudio, a distância máxima caia bastante, obrigando o usuário ficar próximo do adaptador, não colado, apenas próximo). Melhor do que isso, só aqueles dispositivos wifi/bluetooth pci-e, embora não tenha testado, acredito que seja BEM melhores que esses pequenos dongles usb

                                                                                                                                                https://pt.aliexpress.com/item/32384...archweb201603_

                                                                                                                                            • Saitake 7007F. Comprei esse, e sem dúvidas é o melhor gamepad pra celular. Transforma ele num videogame portátil numa boa, você consegue jogar com o celular na horizontal ou na vertical, a bateria dura ANOS, dá pra usar ele sem encaixar um celular dentro numa ótima, os controles são bons (não é um dualshock, mas também não é ruim), e também dá pra remapear os botões pra áreas da tela via software.
                                                                                                                                              https://a.aliexpress.com/_d8wolcI

                                                                                                                                                • Controles lixos, um mais frágil que o outro

                                                                                                                                                    • O Gamesir G4s (não está na lista) também é um dos melhores.

                                                                                                                                                      • Galera, alguém viu aquele controle que mostra no instagram, em que ele se parece com o novo controle do ps5 so que depois aparece uma mini tela nele, depois ele abre e aparece novos botões! E depois o cara começa a jogar fortinite com mais uma camada aberta do controle e o ok** para começar o jogo é no meio! Como se fosse Pela digital !! Me tirem essa dúvida! Ele existe?

                                                                                                                                                        • Tudo Celular fala como se o controle do Xbox não tivesse bateria, bateria removível ( o que é mais uma vantagem ainda ) fora o fato de, descarregou a bateria ou as pilhas é só trocar por outra bateria carregada ou duas pilhas que no meu caso são recarregáveis, então se por um acaso eu esquecer de carregar eu não vou precisar de fio o carregando

                                                                                                                                                            • Meu... quando eu compro um produto, eu quero que ele seja simples, ou seja, que ele saia da caixa e eu não tenha que comprar vários acessórios (isso inclui: pilhas e bateria). Não quero pagar 500 reais em um controle, e depois gastar com um coisa que já era para estar lá (além do mais, é muito complicado realizar o descarte de pilhas regular no brasil).
                                                                                                                                                              Eu estou buscando comprar um controle que eu possa usar no PC e no Android, que seja compatível com os dois sistemas (compatíveis no sentido de ligou funciona, sem gambiarra, tô pagando pra ter uma experiência).

                                                                                                                                                                • Lá vem a ovelha defendendo DLC de hardware.

                                                                                                                                                                    • Tc é sonysta

                                                                                                                                                                      • Quero um para jogar FF e outros de tiro, mas meu medo é o deelay de resposta do botão e da ação no jogo.

                                                                                                                                                                          • Não recomendo de modo algum o ipega 9025 no lugar colocaria o ipega 9087, o tamanho é "grande" para transportar e muito pequeno para jogar os botões são bem desconfortáveis e os gatilhos atrás mais atrapalham do que ajudam, o fato de o controle ser pequeno na mão e o celular ficar em cima torna também cansativo ficar segurando. Já o ipega 9087 tem como defeito os botões muito pequenos mas é muito mais confortável de segurar e tem um ótimo tamanho para carregar.

                                                                                                                                                                              • Desde quando e desvantagem usar pilhas?? Ja se pensaram na hipótese de. Tetque esperar carregar o controle do ps3 enquanto o da Microsoft e. So trocar pilha??

                                                                                                                                                                                  • De ps3 no uso moderado dura um mes.. Uso hard uma semana de boa mano..

                                                                                                                                                                                      • agora vou ter que comprar pilha toda semana pq a bateria demora pra carregar ? kkkkk entao pq vc nao usa celular com pilha ? retardado...

                                                                                                                                                                                        • Sem contar que os gatilhos R e L são muito melhores no controle xbox, e o fato das pilhas, se colocar um par alcalino, a durabilidade é muito maior que a bateria de um controle do ps4, sem falar que é extremamente mais prático apenas trocar a pilha do que esperar mais de 1 hora para carregar a bateria, fora a bateria que a microsoft vende separado também.

                                                                                                                                                                                            • Isso é coisa de faboyola da Sony. Pilhas comuns, pilhas recarregáveis, cabo direto, bateria, opções... Melhor controle disparado é do Xbox. Na época que eu tinha um PS 3 eu havia comprado um controle genérico para PS igual ao do Xbox. Melhor controle sem dúvida.

                                                                                                                                                                                                • Man controle generico é outra historia! Comprei aqui e uso só pra quando vem visita jogar...
                                                                                                                                                                                                  Ana logico duro fora bateria que dura umas 4/5h (quando para de usar pra ir no banheiro ou outra coisa desliga automatico) vira nao..
                                                                                                                                                                                                  Do original a bateria dura bem mais e é bem mais confortavel..
                                                                                                                                                                                                  Falando do ps3
                                                                                                                                                                                                  Claro que na geraçao ps4/one as bateria tao durando bem menos

                                                                                                                                                                                                  • Eu realmente não entendo isso tb. Pode trocar as pilhas por pilhas comuns ou recarregáveis e ainda trocar por baterias recarregáveis, que neste caso, ficaria exatamente como o da Sony. Tem mais possibilidades de uso e ainda foi considerado desvantagem? Não dá para entender, realmente!%uD83E%uDD37%uD83C%uDFFB

                                                                                                                                                                                                      • Só acho que tem que vir com bateria de fabrica mano.. Pro usuario correr atras disso e pagar por fora ainda é foda! Nem todo mundo compra, ja cansei de ir em casa de amigo em que ligava o console e os controle tava sem bateria...

                                                                                                                                                                                                      • Tenho um Multilaser Warrior, e pra um controle "padrãozão" ele é muito bom. Não tem tantos diferenciais como o G5.

                                                                                                                                                                                                        Galera que quer o G5 veja o Review dele do site Mobile Gamer. Tenho um amigo que tem um desses, e tudo que está escrito lá é verdade!

                                                                                                                                                                                                          • Um colega meu tem um dessa marca mas não é esse 5.. Deve ser o 4 seila comprou esse ano..
                                                                                                                                                                                                            Muito bunito, mas o preço assusta dms, não acho que vale apena.

                                                                                                                                                                                                            • Queria o GameSir G5

                                                                                                                                                                                                                • Quero um desse

                                                                                                                                                                                                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas