LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 14 Pro: A16 Bionic será até 30% mais rápido em CPU e GPU que antecessor, diz rumor

25 de julho de 2022 27

Atualização (25/07/2022) - LR

Informações oficiais sobre a próxima geração de smartphones da Apple devem surgir apenas durante o evento de lançamento no último trimestre deste ano. Enquanto isso não acontece, o mercado mobile é alimentado por especulações e rumores que tentam prever quais serão as novidades implementadas no iPhone 14 Series.

De acordo com informações recentes, uma das novidades estará no aprimoramento do chipset A16 Bionic que equipará os modelos Pro e Pro Max da próxima geração, enquanto as versões mais acessíveis permanecerão utilizando o A15 Bionic que alimenta os celulares lançados em 2021 pela maçã.

Previsão dos resultados de benchmark do A16 Bionic. (Imagem: Reprodução0).

Nas variantes mais caras a chegada de um SoC mais moderno deve equivaler a um desempenho de CPU 15% mais rápido e de GPU até 30% em relação ao antecessor. Em síntese, espera-se que o aumento seja conquistado em conjunto com a chegada do suporte ao padrão LPDDR5 para memória RAM, mas ainda não está claro se a fabricante adotará essa tecnologia.

Embora o foco esteja no processador parrudo, os aparelhos Pro também devem receber outros avanços no hardware, como câmeras de 48 MP e entalhe frontal no formato de pílula, por exemplo.

Entre as novidades esperadas para a família iPhone 14 e 14 Pro, está a futura plataforma móvel A16 Bionic, prevista para reutilizar o processo em 5 nm da TSMC. Agora, uma nova informação indica que a evolução não será grande em relação ao chip antecessor, o A15 Bionic.

De acordo com o famoso analista Ming-Chi Kuo, o próximo componente apenas trará pequenas atualizações. As mudanças incluem a tecnologia N5P e N4 na fabricação, porém a N3 e a N4P ficarão apenas para 2023. Em outras palavras, as melhorias serão mais limitadas em termos de desempenho e eficiência.

Inclusive, a expectativa é que dois dos quatro futuros modelos da família iPhone 14 devam ficar com o A15 Bionic, enquanto o A16 Bionic será dedicado aos dois da linha iPhone 14 Pro.

Em outras palavras, como o próprio especialista Kuo define, a próxima plataforma móvel da Apple deverá servir mais como um “propósito de marketing” do que conter avanços reais na prática.

Vale ressaltar que o evento da Apple para oficializar os seus novos celulares é esperado para o dia 13 de setembro de 2022, conforme garantem os rumores.

Quais são as suas expectativas para o futuro chip A16 Bionic? Interaja conosco!

Atualização (27/5/22) - HA

Chip A16 Bionic pode reutilizar processo em 5 nm da TSMC, diz rumor

Os últimos tempos têm sido complicados e incertos para a Apple e para quem cobre as informações da indústria. Isso porque além dos lockdowns na China que estão afetando as produções da empresa, há rumores de que o iPhone 14 Max estaria mais atrasado que seus irmãos. Agora, também há quem especule que há algo de errado com o chip A16 Bionic.

A escassez da chips primeiro faria a Apple utilizar o novo processador apenas nos modelos mais avançados da linha, mas um informante aponta que mesmo estes podem não ter o prometido chipset em 4 nm da TSMC, mesmo que a Apple tenha pagado caro para garantir a produção com a taiwanesa.

Ao que sugere o usuário ShrimpApplePro no Twitter, uma "fonte confiável" garante que o A16 Bionic será produzido em 5 nm, ainda que o próprio informante tenha suas próprias (e fortes) dúvidas sobre isso. Mas, considerando que isso esteja correto, o que deve se esperar no lugar são algumas atualizações na CPU, na memória RAM LPDDR5, além de uma GPU aprimorada.

Ele ainda complementa falando que mesmo chips em 4 nm da Samsung e da TSMC são versões levementes modificadas dos 5 nm, e que numa listagem, o A16 ainda aparece com o nome “TSMCFF5”, enquanto o vindouro chip M2 da Apple aparece como “TSMCFF3”, e espera-se de fato que ele seja feito no processo de 3 nm.

Trocando em miúdos, caso não saiba, quanto menor o nó do processo, maior o número de transistores que cabem em um espaço denso, o que garante um componente mais poderoso e energeticamente eficiente.

Texto original (17/1/22)

Enquanto a TSMC corre atrás para deixar seus processos em 4 nm alinhados para as próximas demandas, um rumor do informante Sam no Twitter aponta que a Apple já completou o design a a finalização do seu próximo chip, o A16 Bionic. E para que a plataforma esteja nos próximos iPhone 14, a empresa aceitou pagar um preço mais caro à taiwanesa para garantir essa produção em massa, aponta o rumor.

A estatística é de que sejam entre 120 mil e 150 mil wafers a serem feitos, o que pode garantir para a Apple alguma vantagem ao decidir começar os processos em massa o quanto antes — considerando que a geração anterior, a A15 Bionic, só iniciou em maio do ano passado, e que a TSMC aumentou em 3% o preço de chips a 5 nm.

O informante não dá informações sobre o preço no caso dos 4 nm, mas sugere que a Apple pagou caro para fechar esse acordo, considerando que é uma tecnologia mais avançada — e pode ainda, como consequência, aumentar o valor dos futuros lançamentos.

O mercado de chips continua apertado, graças à escassez contínua de chips que afeta mesmo as empresas mais ricas. A ver se essas mudanças serão repassadas para o bolso dos clientes.

O Apple iPhone 14 Pro está disponível na Casas Bahia por R$ 7.195 e na Mercadolivre por R$ 10.800. Para ver as outras 26 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2024, às 21:20)

27

Comentários

iPhone 14 Pro: A16 Bionic será até 30% mais rápido em CPU e GPU que antecessor, diz rumor

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo