LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Finalmente! AMD confirma lançamento das linhas Ryzen 4000 e Radeon RX 6000 para outubro

09 de setembro de 2020 12

A AMD acaba de confirmar em seu Twitter oficial os lançamentos da nova linha de processadores Ryzen 4000, baseados na arquitetura Zen 3, e da família de placas de vídeo Radeon RX 6000, desenvolvidas com a nova arquitetura RDNA 2, também utilizada nas GPUs dos consoles de nova geração. Os anúncios ocorreram pouco mais de um mês após a revelação de seus principais rivais, com a 11ª geração de CPUs Tiger Lake e a série GeForce RTX 3000 da Nvidia.

A família AMD Ryzen 4000 será a primeira a ser revelada, e estreará a aguardada arquitetura Zen 3. Poucos detalhes foram divulgados, mas já se sabe que o design das novas CPUs seguirá um modelo semelhante ao da atual geração, o que implica que veremos chips com até 16 núcleos e 32 threads. Fora isso, rumores já relataram que os próximos processadores do time vermelho devem chegar com suporte às novas memórias DDR5, já testada para atingir velocidades de impressionantes 8.400MHz.

Outro detalhe importante é que as placas-mãe da atual geração terão suporte aos novos processadores, algo adicionado recentemente pela AMD diante de inúmeros pedidos dos usuários. Além disso, a litografia deve permanecer sendo baseada no processo de 7nm da TSMC, mas otimizações e uma arquitetura redesenhada devem fazer com que os chips ofereçam ganhos significativos de performance, com rumores apontando para 17% de aumento em instruções por clock.


Já a linha Radeon RX 6000 chega pouco mais de duas semanas depois, em evento marcado para o dia 28 de outubro, data que é curiosamente bastante próxima do lançamento dos novos Xbox Series X e S. Infelizmente, nenhum detalhe foi revelado pela AMD, mas algumas características já foram confirmadas em apresentações anteriores. Um dos pontos mais aguardados é a aceleração de Ray Tracing via hardware, já presente em duas gerações da Nvidia, que finalmente estreia nas GPUs AMD.

Além disso, devemos ver saltos de performance tão significativos quanto os oferecidos pela família RTX 3000, também estando na casa dos 50% em relação à arquitetura RDNA de primeira geração. Outras novidades incluem o lançamento de placas para entusiastas, uso do processo refinado de 7nm da TSMC, bem como maior eficiência energética.


Vale lembrar que rumores já indicavam que a AMD anunciaria seus novos processadores e placas de vídeo em outubro, como maneira de incentivar os consumidores a montarem máquinas equipadas exclusivamente com hardware da companhia. A fabricante também já havia confirmado em junho que as novas GPUs com RDNA 2 chegariam antes dos consoles.


12

Comentários

Finalmente! AMD confirma lançamento das linhas Ryzen 4000 e Radeon RX 6000 para outubro
  • Deixa eu ver se entendi, os ryzen 4000 vão ser compativeis com ás placa mãe atuais, más é as ddr5 eles vão lançar um processador compativel com ddr 4 e ddr5, ou vão lançar a serie 4000 e a 5000 na sequência? não sei se fui claro ...kkkk

    • Interessante... agora vem o resto da linha Ryzen 4000... o mais impressionante é a próxima geração do Ryzen 5000 quem virá em Janeiro de 2021 ou Fevereiro de 2021.... expectativa muito alto para próxima geração... pois temos essa linha Radeaon RX 6000 voltado para Play5 e Xbox Series X

        • Renan...

          Favor dê olhada nesse link:

          https://www.techpowerup.com/271885/amd-4th-gen-ryzen-vermeer-zen-3-rumored-to-include-10-core-parts

          Mais informações sobre o novo AMD RYZEN 4000, segue na integra traduzido no pé da letra:

          Yuri "1usmus" Bubliy, autor de DRAM Calculator for Ryzen e do próximo ClockTuner for Ryzen, revelou três detalhes interessantes sobre os processadores de desktop de desempenho "Vermeer" de 4ª geração AMD Ryzen "Vermeer". Ele prevê que a AMD aumentará o número de núcleos de CPU com esta geração, incluindo a introdução de novos SKUs de 10 núcleos, possivelmente para superar a Intel na frente de desempenho multi-threaded. Pela última vez que ouvimos, os próximos CCDs "Zen 3" (chips) da AMD apresentam 8 núcleos de CPU compartilhando um bloco monolítico de 32 MB de cache L3. Isso deve, em teoria, permitir que a AMD crie chips de 10 núcleos com dois CCDs, cada um com 5 núcleos habilitados.A seguir, estão dois recursos que devem interessar aos overclockers - que é o domínio principal de Bubliy. Os processadores devem oferecer suporte a um recurso chamado "Curve Optimizer", permitindo um controle mais refinado sobre o algoritmo de aumento e por núcleo. Pelo que entendemos, a "curva" em questão pode até ser tensão / frequência. Resta saber se o recurso é aproveitado em um nível CBS (programa de configuração UEFI) ou pelo Ryzen Master. Por último, há menção de novos divisores Infinity Fabric que aparentemente ajudam a aumentar as frequências DCT (controlador de memória) "ligeiramente mais alto" no modo misto. A AMD espera lançar seus processadores de desktop Ryzen "Vermeer" de 4ª geração em 2020.

          • vem brabo

              • Difícil bater a plataforma Ampere em relação custo benefício. A série 3000 vai lançar a 700 dólares. Sendo que a 2080 foi lançada a 1000$. O salto de desempenho é muito bom tbm. Vamos ver na prática dps

                  • Quero mesmo é ver as GPUs dedicadas da Intel. Precisamos de concorrência. Nvidia tá demorando levar seus processadores ARM para os PCs assim como Qualcom e Apple.

                      • Sei lá acho que faria mais sentido ryzen 5000 com litografia de 5nm

                          • Nunca foi dito ryzen 4000. Quase certeza que serão 5000.

                              • A linha ryzen 4000 ja ta sendo usada em notebooks

                                  • A linha Ryzen para notebooks e para APUs usam um número superior ao exibido nos CPUs convencionais de desktop.
                                    Basicamente a linha 4000 de notebook é a mesma geração da linha 3000 de desktop. Ambas usam arquitetura zen 2. A arquitetura zen 3 dos próximos Ryzen 4000 de desktop vão equipar os Ryzen 5000 de notebooks.
                                    As APUs são a mesma coisa a linha Ryzen 3000g é de segunda geração com zen+ e não zen 2, as APUs Ryzen 2000g são de primeira geração e não de segunda.

                                    • Não sei pq vão pular a linha 4000, não faz sentido pra mim.

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista