LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deputados dos EUA criam lei considerada "pena de morte" para Huawei e ZTE

17 de janeiro de 2019 39

Um grupo de legisladores dos partidos republicano e democrata apresentaram nesta semana uma lei que proíbe a venda de processadores e outros componentes para a Huawei e ZTE. De acordo com os deputados, a medida visa impedir que empresas dos Estados Unidos comercializem tecnologia com as chinesas.

Assim, os deputados e senadores acolhem o argumento do presidente Donald Trump e agora querem dificultar ainda mais a vida das empresas no país. Para piorar ainda mais a situação, o Wall Street Journal publicou um vazamento apontando que promotores federais investigam a Huawei por roubar segredos comerciais da T-Mobile e outras operadoras.

No entanto, a gigante chinesa se defende afirmando que já resolveu todas as pendências com a T-Mobile e que ela não provocou "nenhum dano, enriquecimento sem causa ou teve conduta maliciosa" no suposto roubo de segredo comercial da operadora.


De toda forma, os congressistas apontam que a Huawei e a ZTE são "braços de espionagem" do governo chinês. Por isso, eles pedem que companhias do país como a Qualcomm sejam impedidas de vender processadores, modems e outras peças para as chinesas:

A Huawei é efetivamente um braço de coleta de inteligência do Partido Comunista Chinês, cujo fundador e CEO foi engenheiro do Exército Popular de Libertação. Se as empresas de telecomunicações chinesas, como a Huawei, violarem nossas sanções ou leis de controle de exportação, elas deverão receber nada menos que a pena de morte - que essa lei forneceria - disse o senador Tom Cotton

Os legisladores ainda citam como exemplo a prisão da filha do dono da Huawei por vender equipamentos para o Irã em um momento no qual o país estava enfrentando duras sanções do governo estadunidense. Por isso, Washington deve pressionar outros países aliados para deixarem de comprar equipamentos de telecomunicações da Huawei.

Resposta chinesa

Como sabemos, o fundador da Huawei já negou por diversas vezes que a sua empresa está sendo usada pelo governo chinês para espionar outras nações. Além disso, o governo da China reagiu a proposta dos congressistas dos Estados Unidos com uma declaração enérgica:

Acredito que a ação desses poucos representantes é uma expressão de extrema arrogância e uma extrema falta de autoconfiança. Na verdade, o mundo inteiro pode ver muito claramente que a intenção real dos Estados Unidos é empregar seu aparato estatal de todas as maneiras concebíveis para reprimir e bloquear as empresas de alta tecnologia da China - disse o ministro das relações exteriores da China, Hua Chunying.

  • O Huawei P20 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

39

Comentários

Deputados dos EUA criam lei considerada "pena de morte" para Huawei e ZTE
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista