LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple é acusada de obsolescência programada por reduzir autonomia da bateria do iPhone com o iOS 14

09 de junho de 2021 19

A obsolescência programada é um assunto controverso no mercado da tecnologia, especialmente no ramo de smartphones, onde há uma grande taxa de substituição de dispositivos danificados ou extenuados e emissão de lixo eletrônico ao lado de PCs, televisões e outros aparelhos.

Por essa característica, uma ação judicial foi movida contra a Apple na última semana. A empresa está sob a acusação de reduzir o desempenho drasticamente e aumentar a drenagem da bateria de modelos do iPhone através do iOS 14 e versões posteriores.


Segundo o texto do processo, uma grande quantidade de usuários vem relatando problemas dessa natureza com o iOS 14.5, iOS 14.5.1 e iOS 14.6, versões mais recentes do sistema operacional do iPhone. As reclamações sugerem que exista uma relação entre o consumo exacerbado de energia e bugs de desempenho a uma suposta obsolescência programada.

O autor do processo ressalta que a Apple não permite que os usuários instalem patches de segurança sem atualizarem a versão do iOS, mas a empresa anunciou durante o evento WWDC 2021 que deve mudar essa metodologia em breve.

É proferido também que a prática propositalmente degradante sobre os dispositivos é usada para aumentar a demanda de smartphones com mais poder de processamento e autonomia de bateria em benefício próprio, ao mesmo tempo em que persuade os usuários para baixar atualizações de software supostamente inovadoras.

Este não é o primeiro caso em que a Apple é acusada de obsolescência programada, ou prejudicar os usuários de forma proposital — no mês de abril, a empresa californiana foi multada em mais de US$ 3 milhões por afetar os modelos mais antigos do iPhone com as atualizações.

Outras diversas ações judiciais envolvendo a Apple estão em recorrência em diversas regiões do mundo. Questões sobre políticas anticompetitivas e propagandas exageradas também são abordadas pelos usuários e empresas do ramo. Até o momento, nenhum parecer oficial foi dado sobre o atual caso.

Veja mais!


19

Comentários

Apple é acusada de obsolescência programada por reduzir autonomia da bateria do iPhone com o iOS 14
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista