LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A72 vs Mi 11 Lite: melhor intermediário premium é coreano ou chinês? | Comparativo

27 de junho de 2021 66

Xiaomi e Samsung apostaram nos respectivos modelos Mi 11 Lite e Galaxy A72 como seus intermediários premium sem 4G, mas com recursos que se aproximam dos tops de linha. O melhor entre os dois é o chinês ou o coreano? É o que saberemos a partir de agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Xiaomi Mi 11 Lite

Já começamos com dois designs nada parecidos. O Mi 11 Lite tem organização de câmeras parecida com o modelo top da família, em um bloco no canto esquerdo. Já o Galaxy A72 adotou um novo visual, com o módulo das lentes da mesma cor do restante do aparelho. A traseira do chinês é brilhante, enquanto o coreano opta por um visual fosco.

Na frente, encontramos opções diferentes de notch. A Xiaomi preferiu deixar a câmera frontal no canto superior esquerdo. Do outro lado, a Samsung manteve o entalhe pequeno centralizado. Este ainda traz o leitor biométrico sob a tela, diferente do Mi 11 Lite, que manteve no botão de energia lateral.

Samsung Galaxy A72

Outro diferencial do Galaxy é a certificação IP67 para resistência a água e poeira, contra uma proteção menor encontrada no concorrente, que tem a vantagem de um corpo mais compacto e leve. Para completar, os dois entregam gaveta híbrida, para escolher entre um segundo chip de operadora ou um cartão de memória.

A Samsung inseriu mais diferenciais no seu modelo e pontua em design.

Melhor construção

Galaxy A72

Slot é híbrido ou não?

Ambos

Possui alguma resistência?

Galaxy A72

Melhor solução do notch

Galaxy A72

Melhor solução da biometria

Galaxy A72

Qual é mais leve e mais fino?

Galaxy A72

75.72 x 160.53 x 6.81 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
77.4 x 165 x 8.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Temos dos dois lados uma tela AMOLED, com taxa de atualização de 90 Hz, para dar mais fluidez aos games e às animações. A Xiaomi oferece uma proteção maior com a quinta geração do Gorilla Glass. Já a Samsung mantém apenas a terceira geração da tecnologia da Corning.

É indiscutível que o Galaxy fornece um brilho muito forte e cores vibrantes, mas o painel do Mi traz uma iluminação superior ao smartphone rival, que chega a passar dos 800 nits. Sem contar o suporte a HDR e 1 bilhão de cores. Ah, e o aproveitamento frontal do chinês também é um pouco superior ao concorrente coreano.

O Mi 11 Lite leva a melhor pelas características superiores.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Mi 11 Lite

Tela de Hz elevada?

Ambos

Qualidade geral da tela

Mi 11 Lite

Som


Tanto Xiaomi quanto Samsung têm mostrado uma preocupação maior com o áudio dos seus intermediários. É por isso que ambos chegam com som estéreo, que usa o alto-falante de chamadas como canal secundário, para dar mais imersão ao usuário. A dupla não decepciona em potência sonora: trazem bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, sem grandes distorções.

O A72 ainda poderia caprichar um pouco mais nos médios, enquanto o Mi 11 Lite tem uma leve queda de volume na segunda saída de áudio, mas nada que afete a boa experiência. O único ponto de desvantagem é a ausência de conector físico para fones de ouvido no aparelho da Xiaomi.

O Galaxy A72 vence nos detalhes.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Galaxy A72

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

Ambos

Sistema


Apesar de saírem da caixa já com Android 11, a Samsung tem acertado mais na frequência de atualizações que a Xiaomi. Fora o fato de a marca agora garantir três mudanças do robozinho e quatro anos de pacotes de segurança, para você ter um suporte por mais tempo com o mesmo celular.

Em recursos, a One UI tem como destaques a Tela Edge, que adiciona atalhos na lateral do painel, e o Always on Display, para exibir informações com a tela apagada. Do outro lado, a MIUI aposta nos aprimoramentos de jogatina com o Game Turbo, além dos atalhos para acessar mais rápido a câmera e a lanterna. O Mi 11 Lite ainda possui o diferencial do app de controle remoto, que usa o emissor infravermelho para controlar os eletrônicos da sua casa.

O Galaxy A72 é o que tende a durar mais tempo na mão do usuário, por isso pontua em software.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A72

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Mi 11 Lite

Desempenho


Chegamos ao desempenho com uma briga entre duas plataformas da Qualcomm. De um lado, está o Snapdragon 732G mais novo do Mi 11 Lite. Do outro, encontramos o Snapdragon 720G do A72. Nos testes de velocidade que fizemos, tivemos um empate técnico entre os dois. O chinês foi um pouco mais rápido na abertura dos apps, enquanto o coreano ganhou no multitarefas, mesmo com o delay no sensor de toque.

Quem curte números altos de benchmarks vai gostar dos resultados da Xiaomi. Mesmo com GPU igual à do concorrente. Ela venceu a Samsung no AnTuTu com folga e ainda levou a melhor no Geekbench. Mas em jogos ficou um pouco atrás na quantidade de títulos compatíveis com a sua tela de 90 Hz.

Sem vantagem para qualquer lado, marcamos empate em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Nenhum

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy A72

Quem tem os melhores números de benchmark?

Mi 11 Lite

Qual o processador mais atualizado?

Mi 11 Lite

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Nenhum

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Para manter a espessura bem fina, a Xiaomi economizou na bateria e colocou uma com capacidade quase 800 mAh inferior na comparação com a da Samsung. O resultado, na prática, não podia ser outro: o A72 venceu o Mi 11 Lite nos nossos testes com quatro horas de autonomia a mais.

Ao menos, o carregador de 33 W que a chinesa manda na embalagem faz o seu trabalho e enche toda a bateria do Mi em uma hora. O Galaxy leva 20 minutos a mais, mas explicados pelo adaptador de tomada menos potente e pela maior capacidade.

O A72 anota outro ponto por durar mais tempo longe da tomada.

Qual tem mais bateria?

Galaxy A72

Qual recarrega mais rápido?

Mi 11 Lite

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A72

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Temos dois conjuntos de câmeras bem similares, se não fosse a presença de um quarto sensor no do Galaxy. Começando pela lente principal, são 64 MP para cada lado. As fotos dos dois saem com bom nível de detalhes em ambientes bem iluminados, com um branco mais puxado para tons quentes. Mesmo sem lentes de desfoque, os aparelhos aqui acertam no modo retrato, especialmente no recorte dos planos.

A ultrawide da dupla corrige bem a distorção nos cantos das imagens, porém a da Samsung sofre menos à noite. A macro dos dois não decepciona, mas só no modelo da Xiaomi você vai encontrar foco automático, para ter uma flexibilidade maior na distância para o objeto. Por fim, o A72 trouxe o diferencial da câmera telefoto, comum em tops de linha, para o seu conjunto. Ele consegue ter um zoom óptico de três vezes, que aproxima bem do objeto sem perda de qualidade.

A Samsung dá mais opções de capturas para o usuário e pontua aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A72

Melhores fotos noturnas

Galaxy A72

Conjunto mais versátil

Galaxy A72

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy A72

Melhor macro

Mi 11 Lite

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 11 Lite

Em vídeos, Mi 11 Lite e Galaxy A72 são capazes de gravar em resolução 4K, só que limitados a 30 fps. O campo de visão é mais limitado no modelo da Xiaomi, sem contar a presença de estabilização óptica no rival da Samsung, outro fator vindo dos tops da marca. A captura de áudio é estéreo nos dois e não vai decepcionar em qualidade.

O A72 vem com mais diferenciais e marca mais um ponto.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A72

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Galaxy A72

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A72

Na câmera frontal, o Galaxy fornece o dobro de resolução que o Mi e fotos com mais detalhes. De todo modo, a Xiaomi compensa com um HDR acertado e selfies com menos ruído à noite. A favor da Samsung, pesa o suporte a filmagens em 4K mesmo com a lente da frente.

Nos detalhes, é mais um ponto para o A72.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A72

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A72

Melhor selfie

Galaxy A72

Preço

Falando de preço, somente o Galaxy A72 foi lançado no Brasil, e não veio barato. Ele chegou no mercado nacional a um custo de R$ 3.800. Mas neste momento já pode ser encontrado no varejo por algo menos de R$ 2 mil, um pouco mais barato do que o valor do Mi 11 Lite vendido por importadores.

Com um custo-benefício superior, o A72 fecha com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy A72

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A72

7.7 Hardware

Samsung Galaxy A72

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O celular chinês acabou não sendo páreo para o coreano no duelo entre intermediários premium. O Galaxy mostrou a superioridade da Samsung em câmeras, sistema e bateria.

Ele também é o que entrega mais recursos de design e um preço inferior no mercado. Porém, vale destacar a tela superior e bem acertada pela Xiaomi em seu smartphone, fora o equilíbrio encontrado no desempenho.

RESULTADO

Xiaomi Mi 11 Lite: 2 PONTOS

  • Melhor em tela
  • Empate em desempenho

Samsung Galaxy A72: 9 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor em som
  • Melhor software
  • Empate em desempenho
  • Melhor em bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Melhor custo-benefício

Você acha que o Mi 11 Lite tem alguma característica que te atrai mais que o Galaxy? E o que desperta mais a sua atenção no modelo da Samsung? Diga tudo para a gente no espaço para comentários.

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 09:54)

66

Comentários

Galaxy A72 vs Mi 11 Lite: melhor intermediário premium é coreano ou chinês? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista