LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E o Google? EUA liberam licença para que Microsoft volte a negociar com Huawei

22 de novembro de 2019 10

Atualização (22/11/19) - JB

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos iniciou a liberação de licenças para que empresas do país voltem a fornecer produtos e serviços para a Huawei. No entanto, apesar de confirmar a ação, as autoridades do governo Trump não revelaram o nome das companhias que já foram beneficiadas.

Agora, isso já começou a mudar. Segundo a Reuters, a Microsoft conseguiu autorização do governo dos EUA para fornecer seus produtos de software para a Huawei. Em um comunicado oficial, a gigante de Redmond acabou confirmando que foi uma das primeiras a adquirir uma licença especial:

No dia 20 de novembro, o Departamento de Comércio dos EUA aprovou a licença da Microsoft para exportar software em massa para a Huawei. Agradecemos ao Ministério por responder ao nosso pedido de ação - disse um porta-voz


Apesar da Microsoft figurar entre as primeiras a conseguir a esperada licença especial, muita gente ainda aguarda para que o Google também entre nessa lista. Isso porque a ação deve fazer com que os celulares da Huawei voltem a contar com aplicativos e serviços da gigante das buscas.

No entanto, o processo de liberação de licenças tem sido lento e demorado. Atualmente, cerca de 300 empresas estão na fila, sendo que um quarto dos pedidos foram aprovados e o restante ainda aguarda por uma análise mais detalhada. Por isso, não há previsão para o restabelecimento de relações entre Google e Huawei.

Texto original (21/11/19)

Depois de muitas promessas, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos começou a emitir as primeiras licenças para que empresas do país voltem a negociar com a Huawei. A informação foi divulgada por fontes que trabalham com autoridades da administração Trump.

No entanto, diferente do que muitos esperavam, o departamento tem trabalhado em um ritmo muito mais lento. Assim, apesar da grande quantidade de pedidos, apenas 25% das solicitações foram atendidas.

Com isso, ainda não é possível saber se isso está acontecendo devido a "operação tartaruga" ou se o governo dos EUA achou melhor barrar o interesse de algumas empresas com base no possível "risco para a segurança nacional".


Além disso, apesar de começar a liberar as primeiras licenças especiais, o Departamento de Comércio não informa o nome das empresas estadunidenses que foram beneficiadas. Por isso, não sabemos se o Google já pode voltar a fornecer seus serviços e aplicativos para celulares da Huawei.

Mesmo assim, fontes informam que mais de 300 empresas procuraram o governo dos EUA em busca de permissão para vender componentes para a chinesa. Além disso, um funcionário do departamento afirmou que as licenças estão sendo emitidas com muito cuidado, privilegiando apenas algumas peças para celulares.

Procurado para comentar o assunto, o Departamento de Comércio emitiu uma nota:

O Departamento de Comércio está emitindo licenças para algumas áreas mais restritas. Estamos autorizando atividades comerciais específicas que não representam um risco para a segurança, interesses de segurança nacional e política externa dos EUA

Apesar do processo estar caminhando lentamente, a liberação das licenças não agradou alguns congressistas. O senador republicano Marco Rubio comentou:

a Huawei se tornou uma ameaça cada vez mais óbvia à segurança econômica e nacional dos EUA e de seus aliados [...] acredito firmemente que os EUA aprimorarão as capacidades da Huawei. Por isso, o licenciamento é uma clara violação dos interesses de segurança nacional do país.

Cabe ressaltar que a administração Trump também liberou uma licença de mais 90 dias para que a Huawei continue fornecendo suporte para seus equipamentos de telecomunicações nos EUA. A medida foi a forma encontrada para evitar um "apagão" na internet rural do país e a consequente falência de operadoras menores.


10

Comentários

E o Google? EUA liberam licença para que Microsoft volte a negociar com Huawei
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista