LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Alemanha lança app com API do Google e Apple para rastreio de contato da Covid-19

16 de junho de 2020 0

O rastreamento de contato é uma das estratégicas mais eficazes para evitar a disseminação do coronavírus. Um dos últimos países a utilizar o método criado pela Apple e a Google foi a Itália e agora a tecnologia já está sendo utilizada na Alemanha também, que lançou o aplicativo oficial de monitoramento hoje na Google Play e na AppStore.

Vale lembrar que a Alemanha já havia anunciado anteriormente que adotaria um aplicativo com a capacidade de rastreio e divulgação de informações sobre a pandemia. Agora o Corona-Warn-App finalmente está chegando e foi desenvolvido pelo Instituto Robert Koch no próprio país e já conta com o código-fonte dele no GitHub para promover mais transparência no seu funcionamento.


Se você ainda não conhece o rastreamento de contato, saiba que ele utiliza uma identificação entre os celulares para determinar se você esteve em contato com alguém infectado sem utilizar dados pessoais como nome e localização, fazendo uso apenas do Bluetooth. A descrição do aplicativo, em alemão, informa:

"O aplicativo lembra seus encontros com outros de forma descentralizada e informa digitalmente quando você se encontrou com pessoas comprovadamente infectadas. No entanto, em nenhum momento coleta informações sobre a identidade de seus usuários. Quem você é e onde está permanece em segredo - e sua privacidade está bem protegida."


De acordo com a Reuters, o ministro da saúde Jens Spahn deu uma entrevista para a rede de TV ZDF onde afirmou que "todo mundo que baixa o aplicativo, e todos que incentivam amigos a fazê-lo, estão fazendo a diferença." Dessa forma, é muito importante que as pessoas o utilizem em seus telefones.

Entretanto, uma pesquisa recente da ZDF mostrou que somente 42% dos alemães tinham intenção de instalar o app em seus celulares e 8% da população sequer possuía telefone. Tal número pode decorrer da desconfiança por parte da população quando à sua privacidade.

Vale lembrar que recentemente o rastreio por localização baseada em torres de celular foi liberado em São Paulo para determinar o nível de isolamento social e determinar as melhores ações do governo para evitar o contágio. Antes disso, o rastreio de contato se tornou parte da polêmica por ser utilizado pela polícia para monitorar e encontrar investigados durante protestos do Black Lives Matter nos EUA.


0

Comentários

Coronavírus: Alemanha lança app com API do Google e Apple para rastreio de contato da Covid-19
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020