
Tech 27 Jan
02 de fevereiro de 2021 11
A vacina Sputinik V foi um dos imunizantes com o desenvolvimento mais rápido até o momento. Em dezembro, a Rússia afirmou que ela protegeu 100% dos usuários de casos graves e agora um estudo preliminar publicado na The Lancet confirma isso com uma eficácia de mais de 90% em casos comuns do coronavírus.
O estudo preliminar nos resultados da terceira fase de testes apontou que a eficácia geral ficou em 91,6%, já que contra casos graves esse índice foi de 100%, indicando que os vacinados somente desenvolvem a manifestação leve do coronavírus.
Os 19.866 participantes dos testes receberam duas doses com um intervalo de 21 dias entre cada uma. Desses, 14.964 receberam a vacina e 4.902, o placebo. Entre os vacinados, apenas 16 foram infectados, enquanto que o grupo de placebo teve 62 diagnosticados com coronavírus. O estudo continuará em andamento até atingir 40 mil participantes.
A eficácia entre idosos com mais de 60 anos foi um pouco maior: 91,8%. Além disso, foi mostrado que somente a primeira dose já foi capaz de proteger das manifestações mais graves da COVID-19, entretanto ainda são necessárias 2 doses para assegurar uma proteção eficaz.
Os efeitos colaterais registrados foram leves, a maioria deles relacionados à sintomas brandos de gripe, fraqueza e dor no local da injeção.
Estudos adicionais ainda estão sendo realizados para determinar a duração da proteção da vacina, comportamento dela em casos sintomáticos, uma vez que somente pacientes assintomáticos foram analisados por enquanto.
A Rússia afirma que pode entregar 10 milhões de doses do seu imunizante no primeiro semestre de 2021, mas está aguardando aprovação emergencial da Anvisa para iniciar os envios delas. Entretanto, é importante dizer que a agência somente permite distribuição de imunizantes previamente testados no Brasil.
Os testes devem ser realizados numa parceria com a União Química, que negocia com a Anvisa para início deles, que ainda não tem data para ocorrer, mas a empresa já enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal afirmando que tem capacidade para entregar 150 milhões de doses da Sputinik V até o fim deste ano.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular
Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020
Comentários