LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vacina Sputnik V chega a 97,6% de eficácia em novo estudo divulgado na Rússia

20 de abril de 2021 26

Atualização (20/04/21) - JB

Pesquisadores do Instituto Gamaleya anunciaram nesta semana que a vacina Sputnik V tem eficácia de 97,6% contra a Covid-19 "no mundo real". O resultado do estudo foi divulgado após a avaliação dos dados de 3,8 milhões de pessoas.

O resultado foi alcançado após 3,8 milhões de russos receberem a primeira e a segunda dose da vacina.

Outro detalhe comentado pelos pesquisadores é que a nova taxa é mais alta que a de 91,6%, que foi publicada pela revista médica The Lancet no início do ano. Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), disse:

Esses dados confirmam que a Sputnik V tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis.

Vacina Sputnik V chega a 97,6% de eficácia em novo estudo divulgado na Rússia

O laboratório também confirmou que a incidência de infecções foi calculada a partir do trigésimo quinto dia após a primeira dose da vacina, mostrando uma taxa de incidência de 0,027%.

Por outro lado, a incidência em adultos não vacinados durante o programa de vacinação da Rússia foi de 1,1%. O Instituto Gamaleya também prometeu publicar novos dados em uma revista médica no mês que vem.

Vale lembrar que a vacina russa é a grande aposta de muitos governadores brasileiros para ampliar a vacinação no país. Contudo, a Anvisa ainda não aprovou seu uso emergencial.

Texto original (02/02/21)

A vacina Sputnik V foi um dos imunizantes com o desenvolvimento mais rápido até o momento. Em dezembro, a Rússia afirmou que ela protegeu 100% dos usuários de casos graves e agora um estudo preliminar publicado na The Lancet confirma isso com uma eficácia de mais de 90% em casos comuns do coronavírus.

O estudo preliminar nos resultados da terceira fase de testes apontou que a eficácia geral ficou em 91,6%, já que contra casos graves esse índice foi de 100%, indicando que os vacinados somente desenvolvem a manifestação leve do coronavírus.

Os 19.866 participantes dos testes receberam duas doses com um intervalo de 21 dias entre cada uma. Desses, 14.964 receberam a vacina e 4.902, o placebo. Entre os vacinados, apenas 16 foram infectados, enquanto que o grupo de placebo teve 62 diagnosticados com coronavírus. O estudo continuará em andamento até atingir 40 mil participantes.


A eficácia entre idosos com mais de 60 anos foi um pouco maior: 91,8%. Além disso, foi mostrado que somente a primeira dose já foi capaz de proteger das manifestações mais graves da COVID-19, entretanto ainda são necessárias 2 doses para assegurar uma proteção eficaz.

Os efeitos colaterais registrados foram leves, a maioria deles relacionados à sintomas brandos de gripe, fraqueza e dor no local da injeção.

Estudos adicionais ainda estão sendo realizados para determinar a duração da proteção da vacina, comportamento dela em casos sintomáticos, uma vez que somente pacientes assintomáticos foram analisados por enquanto.

A Rússia afirma que pode entregar 10 milhões de doses do seu imunizante no primeiro semestre de 2021, mas está aguardando aprovação emergencial da Anvisa para iniciar os envios delas. Entretanto, é importante dizer que a agência somente permite distribuição de imunizantes previamente testados no Brasil.

Os testes devem ser realizados numa parceria com a União Química, que negocia com a Anvisa para início deles, que ainda não tem data para ocorrer, mas a empresa já enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal afirmando que tem capacidade para entregar 150 milhões de doses da Sputinik V até o fim deste ano.

Saiba mais


26

Comentários

Vacina Sputnik V chega a 97,6% de eficácia em novo estudo divulgado na Rússia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista