LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vacina Sputnik V tem novo pedido de uso emergencial enviado à Anvisa

26 de março de 2021 6

Atualização - 26/03/2021 - por EB

A União Química e o Fundo Soberano da Rússia protocolaram hoje na Anvisa um novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil. O pedido se refere as 10 milhões de doses inclusas no contrato assinado pelo Ministério da Saúde, no início de março de 2021.

O pedido foi feito de acordo com a lei Nº 14.124 do Congresso Nacional. Nele estão detalhadas informações como resultados de testes clínicos, dados da vacina e demais itens exigidos pela respectiva lei citada e pela Anvisa para aprovação do uso de um imunizante no Brasil.

Vale lembrar que a Sputnik V já apresentou uma eficácia de 91,6% em testes publicado na The Lancet no início de fevereiro de 2021 que já envolveu 19.866 participantes. Já o índice de proteção contra casos graves da COVID-19 foi de 100%.


Este é o segundo pedido para autorização emergencial protocolado pela União Química para uso emergencial da Sputnik V, dessa forma a Anvisa cancelará o pedido anterior. Agora a agência tem até 7 dias para analisar os dados apresentados e aprovar o uso do imunizante caso não haja qualquer questionamento a respeito das informações apresentadas.

O Ministério da Saúde assinou contrato que garante a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, eficaz contra o coronavírus. A expectativa é que até o fim de abril sejam entregues 400 mil doses, 2 milhões até o final de maio e 7,6 milhões em junho. No entanto, o imunizante ainda não possui autorização para ser manipulado no Brasil.

A Sputnik V foi desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya, que firmou parceria com a farmacêutica brasileira União Química para a importação e manipulação do imunizante. A União pretende fabricar a vacina no Brasil, em São Paulo e no Distrito Federal. Caso aprovada pelo Ministério da Saúde, a produção nacional da Sputnik V pode ser efetivada em breve.

A situação do coronavírus no Brasil tem piorado significativamente e governantes seguem enfrentando dificuldades na ampliação da vacinação. Até pouco tempo atrás, não se sabia a eficácia das vacinas da Pfizer e AstraZeneca conta a variante de Manaus.

De acordo com resultados preliminares, a Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra o coronavírus. Nos casos moderados e graves a eficácia foi de 100%. Os resultados foram publicados na revista científica "The Lancet", tendo dados revisados e validados por cientistas especializados.

Agora, a União Química precisará providenciar a liberação para uso emergencial da vacina com a Anvisa o quanto antes, de acordo com Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Uma vacina nasal criada no Brasil, que terá testes iniciados ainda em 2021, pode mudar a situação e aumentar significativamente a velocidade de vacinação.

O que você espera do futuro do processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


6

Comentários

Coronavírus: vacina Sputnik V tem novo pedido de uso emergencial enviado à Anvisa
  • Se a vacina é 100% eficaz em casos graves porque não é usada apenas ou em maior parte em casos graves? Não seria uma solução para quem já está na UTI ou entubado?

      • A vacina funciona acionando o sistema imunológico para produzir anticorpos antes do vírus chegar. Assim, quando você é infectado o corpo já conhece o vírus e está preparado pra combatê-lo. Se você já está infectado, o corpo já está combatendo o vírus, mas até criar os anticorpos demora, e é esse período que leva as pessoas aos hospitais ou a falecerem. Vacina não é cura, é prevenção.

        • Relatório do governo Trump mostra que EUA tentaram persuadir Brasil a não comprar vacina russa

          Embaixada americana declarou que tanto ela como os consulados dos Estados Unidos no país nunca desencorajaram o Brasil a aceitar vacinas contra a Covid que fossem autorizadas pelos órgãos reguladores brasileiros.

            • Os 20 erros de Bolsonaro durante a pandemia

              1. Menosprezo pela doença e a %u201Cgripezinha%u201D
              2. Recusa para comprar a CoronaVac
              3. Isolamento internacional
              4. Ausências de respostas ao TCU
              5. Recusa para aquisição da Pfizer
              6. Bolsonaro: %u201CNinguém pode obrigar ninguém a tomar vacina%u201D
              7. Em embate com Dória, presidente desautoriza Pazuello sobre CoronaVac
              8. Bolsonaro comemora incertezas sobre CoronaVac
              9. Vacinação e o jacaré
              10. Plano impreciso
              11. Bolsonaro: %u201CEu não vou tomar vacina e ponto final%u201D
              12. %u201CPressa da vacina não se justifica%u201D
              13. Bolsonaro sobre compra de vacinas por empresas privadas: %u201CEu não vejo nada demais nisso aí%u201D
              14. "Lamentamos as mortes, a vida continua", diz Bolsonaro após 200 mil óbitos da Covid-19
              15. Presidente: %u201CVai comprar vacina%u2019. Só se for na casa da tua mãe!%u201D
              16. Aglomerações
              17. Atraso na criação de um comitê de crise para Covid-19
              18. Troca consecutiva de ministros
              19. Defesa do "tratamento precoce" e compra em massa de cloroquina
              0. Presidente vai ao STF contra decretos dos governadores

              Esse País tá uma Ba gunçaaaaaaaaaaaaaaaa

                • Tratamento precoce surte o mesmo efeito, reforçar o sistema imunológico , remédios há mais de 100 anos no mercado, peguei coronga o médico receitou azitromicina , zinco e vit D, seguir todos os protocolos fiquei 14 afastado, longe das minha família, não tive sintomas graves, toda essa loucura criada na mídia deixou as pessoas alienadas, meu pai quase morreu quando pegou dengue pela segunda vez, e meu medo e ainda maior se pegar a terceira,......vacina só foi usada por politicagem e para dá muito dinheiro para muita gente, imagina aê 30 tipos de vírus imaginário, 30 vacinas diferentes, é a nova mina de ouro dos corruptos, lógico até o Brasil ser auto suficiente na vacina contra o covid uma nova versão da gripe. Para quem pegar não entre em pânico além da vacina que já está aí , temos o tratamento precoce e funciona. Bolsonaro está certo em não tomar a vacina, ninguém da minha família vai tomar, quem quiser estou doando essas doses são 15 doses ao todo.

                    • spam

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                      Android

                      Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020