LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Ministério da Saúde inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário de vacinação

28 de abril de 2021 3

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus no Brasil. Agora grávidas e puérperas estão inclusas neste grupo. Até o momento, somente grávidas com comorbidades estavam neste grupo que, segundo Marcello Queiroga, deve continuar sendo vacinado até setembro de 2021.

A alteração foi comunicada pelo Ministério da Saúde por meio de uma nota técnica emitida na segunda-feira (26), onde é orientado que todas as grávidas e puérperas sejam vacinadas no grupo prioritário também.

Puérperas que são aquelas que tiveram filhos recentemente e estão no período pós-parto, que pode durar em média 8 semanas. As gestantes portadoras de comorbidades já estavam sendo vacinadas desde 15 de março.

A nota do ministério diz:

Neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações [...] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação.


Apesar disso, vale dizer que a lista de prioridades tem fases, onde serão vacinados os seguintes grupos de forma proporcional de acordo com a disponibilidade de vacinas:

  • Fase 1: pessoas com Síndrome de Down, portadores de deficiência renal que estejam em processo de diálise, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com idade entre 55 e 59 anos que tenham comorbidades e portadores de deficiências permanentes cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada que tenham entre 55 e 59 anos;
  • Fase 2: pessoas com comorbidades, portadores de Deficiência Permanente cadastradas no BPC, gestantes e puérperas em geral.

Além disso, a Fase 2 deve ser dividida nas seguintes faixas de idade:

  1. De 50 a 54 anos
  2. De 45 a 49 anos
  3. De 40 a 44 anos
  4. De 30 a 39 anos
  5. De 18 a 29 anos

Dessa forma, a faixa deve progredir conforme a disponibilização de doses e de forma proporcional para todas as classificações adicionais de cada fase.

Segundo estudos realizados anteriormente, as vacinas são plenamente seguras para administração em grávidas e puérperas, que poderão receber o imunizante independente do período gestacional e inclusive amamentar normalmente. O teste de gravidez não é pré-requisito para receber a vacina.

Outro ponto importante é que deve ser respeitado o intervalo de 14 dias caso a pessoa já tenha recebido outra vacina, como a da Influenza, por exemplo, para receber a vacina contra o coronavírus.

É importante ainda mencionar que o calendário de vacinação pode sofrer alterações de acordo com o cronograma de cada município, então é preciso ficar atento e informado sobre a situação da sua cidade.

Além disso, portadores de comorbidades devem comprovar a situação de risco em que estão. Isto pode ser feito por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica e cadastros pré-existentes nas Unidades de Saúde para agilizar o processo.


3

Comentários

Coronavírus: Ministério da Saúde inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário de vacinação
  • Na minha cidade não vacinaram minha esposa grávida, disseram que precisava de uma recomendação médica... Achei um absurdo já que a recomendação vem do próprio ministério da saúde... Tá certo isso?

      • Que bom minha mulher tá grávida e num tem pessoa nesse mundo com mais medo de tudo vou trabalhar não dou nem as horas ou oi pras pessoas trabalho em makinas tomo todo cuidado por ela e por minha filha que duscubri o sexo essa semana isso e um alívio mais ela será da fase 5 as últimas

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

        Economia e mercado

        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista