LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Radeon Pro 5600M é lançada como primeira GPU Navi equipada com memória HBM

15 de junho de 2020 2

A Apple disponibilizou hoje, sem alarde, uma nova opção de GPU para seu MacBook Pro de 16 polegadas. Trata-se da Radeon Pro 5600M da AMD, baseado na arquitetura RDNA presente em modelos de respeito como a RX 5700 e 5700XT. A grande novidade, no entanto, é a presença de memória HBM2, inédito na série de placas Navi.

A Radeon Pro 5600M é baseada na GPU Navi 12, trazendo 40 Unidades Computacionais (CUs) com 2.560 stream processors. O chip é produzido na litografia de 7nm, e atinge clocks de 1053MHz, que podem parecer baixos quando comparados a outras soluções, mas devem ser suficientes para boa parte das aplicações profissionais nas quais é focada.

Com isso, a AMD garante que estamos diante de cerca de 5,3 TFLOPs de poder computacional em FP32. O desempenho de respeito é complementado pelo grande destaque da GPU, seus 8GB de VRAM HBM2, posicionados ao lado do chip para otimização de latência. A memória apresenta largura de banda de 394 GB/s em uma interface de 2084-bit resultados em uma taxa de transferência de 1,54 Gbps.

Outro aspecto muito interessante está relacionado ao consumo de energia da Radeon Pro 5600M, com seu TDP definido em 50W, mesmo número encontrado em uma GTX 1650 para desktops, como comparação. Dessa forma, temos elevado nível de performance em um chip econômico, algo essencial em laptops.

A Radeon Pro 5600M tem sua memória HBM2 posicionada junto à GPU para otimizar sua performance e reduzir latências.

Como era de se esperar, a novidade não deve sair barata. Já é possível configurar o MacBook Pro de 16 polegadas no Brasil com a Radeon Pro 5600M, mas a Maçã cobra R$6.300 caso parta de uma configuração com a Radeon Pro 5500M, valor que sobe para R$7.200 extras caso as especificações iniciais de seu dispositivo contem com uma Radeon Pro 5300M.

O lançamento da nova opção chega em um momento curioso. A Apple tem planejado para a próxima semana sua WWDC 2020, conferência anual em que boa parte de seus anúncios acontecem. Diversos rumores já apontaram que a gigante de Cupertino deve revelar seu primeiro MacBook com CPU ARM no evento, além de uma nova versão do iMac com visual inspirado no iPad Pro.


2

Comentários

AMD Radeon Pro 5600M é lançada como primeira GPU Navi equipada com memória HBM
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista