LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nada de realityOS: Apple pode lançar xrOS como seu sistema operacional para óculos AR e VR

02 de dezembro de 2022 0

A Apple é cautelosa para não revelar detalhes de seus futuros lançamentos, mas diversos vazamentos indicam que a big tech lançará seu primeiro dispositivo de realidade aumentada e virtual (AR e VR) em breve. Na última quinta-feira (1º), Mark Gurman voltou a comentar sobre o suposto projeto da empresa, trazendo algumas novidades.

De acordo com o jornalista, a Apple está quase pronta para anunciar seus primeiros dispositivos AR/VR— muito é falado sobre um headset que rivalizará com o Meta Quest. A expectativa é que os produtos sejam lançados em meados de 2023, executando um sistema operacional próprio conhecido como “xrOS”.

(Imagem: Reprodução)

As novas informações de Gurman divulgadas pelo site Bloomberg apontam que a Apple não utilizará o nome “realityOS”, que recebeu marca registrada fim de maio deste ano. Em vez disso, segundo o analista, o software deve ser chamado de “xrOS”.

A Apple pode ter dado início ao kit de desenvolvimento de software (SDK) para a criação de diferentes aplicativos para o xrOS. Isso significa que a plataforma deve ser apresentada em uma Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência para desenvolvedores promovida anualmente pela norte-americana.

A sigla “xr” significa realidade estendida (eXtended Reality), e representa um guarda-chuva que cobre todas as tecnologias do ramo: realidade aumentada (AR), virtual (VR) e mista (MR). Com isso, o sistema operacional deve ser uma plataforma de grande abrangência e com suporte para várias aplicações — sejam profissionais ou de entretenimento.

Rumores afirmam que os dispositivos com xrOS suportarão alguns serviços conhecidos da Apple, como o FaceTime e o Mapas. O objetivo da plataforma é entregar mais imersão aos aplicativos da empresa ao mesmo tempo em que abre portas para novas formas de entretenimento e melhorias da área de engenharia, medicina, entre outras.

Meta Quest Pro será um dos concorrentes do suposto "Reality Pro" da Apple (Imagem: Reprodução/Meta)

Claro que é difícil falar em realidade virtual sem mencionar o metaverso. Embora o CEO da Apple, Tim Cook, não deposite muita confiança nos atuais moldes do universo virtual, os dispositivos serão um de seus meios de acesso.

A produção em massa dos dispositivos de realidade aumentada e virtual da Apple — supostamente chamados de Reality One e Reality Pro — deve começar no primeiro trimestre de 2023.

O que você espera dos produtos de realidade estendida da Apple? Comente!

Veja mais!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 00:18)

0

Comentários

Nada de realityOS: Apple pode lançar xrOS como seu sistema operacional para óculos AR e VR

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo