LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy Note 8: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

08 de novembro de 2017 41

O Galaxy Note 8 foi oficializado pela Samsung no final de agosto, e chegou oficialmente ao Brasil no início de outubro. A Samsung enviou uma unidade do aparelho para o TudoCelular fazer os testes com esse poderoso phablet, que vem cumprindo bem a missão de nos fazer esquecer dos incidentes com o Note 7.

Dê o play no vídeo aí em cima e acompanhe os detalhes com acessórios que estão na caixa, design e as primeiras impressões desse dispositivo.

Embalagem e acessórios

A caixa do Note 8 é basicamente a mesma coisa do S8 e S8 Plus. Um papelão não muito resistente, mas bastante elegante, com o nome do modelo escrito em tinta azul brilhante no centro. Aqui no lado esquerdo tem um desenho da S Pen, junto com um logo anunciando o suporte a dois chips. Na parte de baixo, tem alguns dos principais recursos do dispositivo.

Abrindo a caixa, eis o Galaxy Note 8, na cor preta, única disponível no Brasil no momento. Embaixo dele, temos uma divisória em papelão e uma segunda caixa, onde encontramos extrator da gaveta de chips e manuais, além de uma capinha para a traseira, não presente nos modelos europeus. Abaixo, todos os acessórios, bem embalados e separados:

  • Adaptador de parede, com saída de 9V e 1,67A ou 5V e 2A;
  • Cabo de dados, no padrão USB para USB-C;
  • Fone de ouvidos intra auricular da AKG;
  • Borrachinhas extras para o fone de ouvidos;
  • Ppinça e pontas extras para a S Pen;
  • Adaptadores: micro USB para USB C e USB para USB C.
Design e tela

O Note 8 não é muito diferente do Galaxy S8, especialmente da variante Plus. O dispositivo tem cantos menos arredondados, com um formato mais quadradão. A pegada é basicamente a mesma, mas pode ter gente que ache mais confortável, enquanto outros vão achar o S8 melhor.

Nas laterais, temos a mesma disposição: botões de volume à esquerda, junto com o botão do Bixby. À direita, o botão de energia. As laterais são de metal, mas tanto a tela quanto a parte traseira fazem uma curva e invadem de leve os lados, trazendo vidro para locais um pouco perigosos em uma queda.

Na parte de cima, temos gaveta de chips, sendo um dos slots híbrido, além de linhas de antena e microfone de redução de ruídos. Abaixo, encontramos mais linhas de antena, o conector de fone de ouvidos, entrada do cabo de dados, microfone principal para chamadas, alto falante e a S Pen. O dispositivo tem dimensões de 162.5 x 74.8 x 8.6 mm, e o peso é de 195 gramas.

74.8 x 162.5 x 8.6 mm
6.3 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

E, finalmente, na parte traseira, temos a grande diferença em relação ao S8 e S8 Plus: a câmera dupla. Pela primeira vez, a Samsung lançou um smartphone com duas lentes na parte de trás. Além do sensor principal igual ao do flagship do primeiro semestre, agora temos um auxiliar para melhorar ainda mais as fotos. Mas vamos falar disso logo mais.

Com a câmera dupla, a Samsung aproveitou para mudar um pouco a disposição das coisas aqui atrás. Agora, o flash e o sensor de batimentos cardíacos fica entre as câmeras e o leitor de digitais, o que deve diminuir as dedadas na lente ao tentar desbloquear o aparelho. A traseira, em vidro, não tem mais nada para baixo.

Na frente, temos sensores de luz e proximidade bem escondidos nessa versão preta, alto falante de chamadas, câmera frontal e o leitor de íris, na mesma disposição do S8. Lá para baixo, só uma pequena borda que basicamente te ajuda a segurar o aparelho sem ficar tocando na tela o tempo todo.

A tela tem as laterais curvas como o flagship lançado em março, e apenas ,1 polegada a mais que o S8 Plus. São 6,3 polegadas no total, em um display Super AMOLED com formato 18,5:9. A resolução aqui é a Quad HD+, com 1440 x 2960 pixels, resultando em uma densidade aproximada de 522 ppi.

Hardware e software

No interior desse phablet, encontramos um chipset Exynos 8895, o mesmo do S8 e S8 Plus, assim como a placa gráfica, a Mali-G71 MP20. No Brasil, só temos a variante de 6GB de RAM, mas há opções de 64GB ou 128GB de armazenamento. A Samsung nos enviou para testar um modelo da segunda opção.

A bateria tem 3.300mAh, curiosamente 300mAh a menos que o S8 Plus. Se isso vai impactar na autonomia, saberemos em breve, em nosso teste de bateria.

O Note 8 é o primeiro Galaxy que tem a Samsung Experience 8.5, uma pequena atualização sobre a 8.1 presente no S8 e outros aparelhos da companhia lançados em 2017. A grande diferença é a versão do Android sobre a qual a interface foi criada, que é a 7.1.1, em vez da 7.0 presente nos outros. Não muda muita coisa, é basicamente a mesma experiência.

Já a S Pen veio carregada com novidades bacanas. Uma delas é a mensagem animada, que você pode criar com a caneta e enviar como GIF para qualquer um de seus contatos, independente do modelo de smartphone que essa pessoa utilize. E, assim como no tab S3, dá para fazer anotações sem ligar a tela. É só tirar a caneta ou clicar o botão apontando pro display e começar a escrever.

O phablet também é o terceiro dispositivo da Samsung a trazer suporte ao DeX Station, permitindo que você o utilize na tela grande com um mouse e teclado. Já fizemos nossa análise do DeX, que você pode ver clicando no card aí no topo da tela.

Câmeras

O Galaxy Note 8 é o primeiro smartphone da Samsung a trazer sensor duplo. A lente principal, essa que fica mais centralizada na traseira, tem 12MP de resolução máxima e abertura f/1.7. O sensor secundário, no lado esquerdo, também tem resolução máxima de 12MP, mas a abertura é f/2.4. Ambos possuem estabilização ótica de imagem, e a câmera secundária permite zoom ótico de 2 vezes. Dá para gravar vídeos em 4K nesses sensores.

Na frente, temos uma câmera de 8MP para selfies, com abertura f/1.7 e foco seletivo. Esse sensor grava vídeos em Quad HD.
Diferente da maioria dos dispositivos com sensor duplo, o Note 8 não tem um botão para alternar entre as câmeras. O software faz tudo sozinho, escolhendo qual é a melhor lente para cada caso.

O app é basicamente a mesma coisa que já vimos no S8 e em alguns intermediários da Samsung lançados recentemente. O que muda aqui é essa opção de foco dinâmico, que é o efeito bokeh. Você precisa ficar a cerca de 1,2 metro do objeto da foto para conseguir um resultado aqui. O legal é que dá para borrar ou mostrar o fundo posteriormente.

Outra novidade é o que a Samsung chama de Dual Capture, que captura a imagem em um quadro maior, permitindo que você veja posteriormente o que aconteceu fora do quadro enquanto tirava a foto.

Nós já fizemos um comparativo prévio das câmeras do Note 8 no lançamento nacional. Se quiser ver ou rever, é só clicar aqui.

Dúvidas e sugestões

Agora, vamos submeter o Galaxy Note 8 aos nossos testes, incluindo desempenho, bateria, câmera e tela. Enquanto isso, que tal você deixar um comentário aí embaixo com alguma dúvida sobre o aparelho ou alguma sugestão para levarmos em conta quando formos preparar a nossa análise completa?

O Samsung Galaxy Note 8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

41

Comentários

Samsung Galaxy Note 8: unboxing e primeiras impressões | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas