LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple iPhone SE ou Asus Zenfone 4? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

07 de março de 2018 22

A MWC18 finalmente passou, e é hora de retomar a rotina. O TudoCelular volta suas atenções aos comparativos de smartphones testados aqui na bancada, e agora coloca frente a frente dois dispositivos bastante diferentes entre si, mas com potência bastante semelhante: o iPhone SE contra o Zenfone 4, no modelo com Snapdragon 660.

Aqui, é interessante lembrar que, enquanto o modelo da Asus é um dispositivo intermediário bastante atual, o iPhone SE chegou ao mercado como uma alternativa mais barata ao iPhone 6S, com processador igual e carcaça menor. A diferença de tempo no lançamento de um para o outro fica em torno de um ano e meio.

Vamos ao comparativo para saber se as diferenças vão muito além do aspecto visual, já que o preço atualmente está próximo entre os dois modelos.

Design e acabamento
58.6 x 123.8 x 7.6 mm
4 polegadas - 1136x640 px
75.2 x 155.4 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

O aspecto visual e a pegada dos dois aparelhos são bem diferentes. O iPhone SE tem acabamento metálico, laterais retas e tamanho bastante reduzido em comparação com seu concorrente deste comparativo, visto que tem tela bem menor.

Já o Zenfone 4 aposta no acabamento em vidro, com laterais metálicas um pouco mais arredondadas, vidro em curvatura 2.5D e pegada confortável, apesar do tamanho maior em comparação com o iPhone SE.

Ambos contam com leitor de impressões digitais na parte frontal que também funciona como botão Home.

Desempenho e especificações
iPhone SE Zenfone 4
Chipset Apple Twister A9
2x 1,8GHz
Qualcomm Snapdragon 660
8x até 2,2Ghz
Placa gráfica PowerVR GT7600 Adreno 508
Memória RAM 2GB 4GB
Armazenamento 64 GB 64 GB + micro SD até 128 GB

Você pode ver as especificações dos dispositivos na tabela acima. Agora, o que esses chipsets oferecem ao usuário, vamos avaliar pelos resultados nos testes de velocidade e benchmarks.

E temos um equilíbrio bastante interessante aqui. O iPhone SE realizou a primeira volta de nosso teste com 49 segundos, o mesmíssimo tempo cravado pelo Zenfone 4. A diferença ficou pela segunda volta, um segundo mais veloz no modelo da Apple.

No total, o iPhone SE precisou de 1 minuto e 06 segundos para realizar as duas voltas, enquanto o dispositivo da Asus levou 1 minuto e 07 segundos.

iPhone SE Zenfone 4
AnTuTu 124.134 115.432
GeekBench CPU 2.553 / 4.458 1.611 / 5.830
GeekBench GPU 10.197 5.661
3D Mark 1.897 1.362
GFX Bench (Manhattan off) 2.602,4 924
GFX Bench (T-Rex off) 4.631,4 2.820

Nos benchmarks, podemos ver que esse equilíbrio se mantém, de certa forma. O Zenfone 4 até chega a conseguir pontuação maior no desempenho de todos os núcleos do processador pelo GeekBench, mas o iPhone SE mostra um poder bem superior na placa gráfica, como você pode ver na tabela acima.

Bateria

A autonomia dos smartphones da Apple é conhecida como o grande ponto fraco da linha. O iPhone SE se beneficia por trazer tela bem menor que a do Zenfone 4, mas mesmo assim não consegue oferecer ao usuário um dia inteiro de uso com segurança. A diferença na capacidade, porém, é impressioannte: 3.300mAh no dispositivo Android, e 1.642mAh no iOS.

O modelo da Maçã cravou 12 horas e 02 minutos em nossa simulação de uso real, enquanto o smartphone da Asus conseguiu 14 horas e 14 minutos. Isso já nos testes com a atualização de software mais recente em cada um, ou seja, iOS 11 e Android 8.0 Oreo.

Nos testes específicos, o iPhone SE conseguiu tempo superior em reprodução de vídeo - o que faz bastante sentido, uma vez que tem tela bem menor - mas ficou atrás em todos os outros. Destaque negativo para o tempo em chamadas de voz.

iPhone SE Zenfone 4
Uso real TC 12:02 14:14
Recarga 0% a 100% 2:27 2:08
Reprodução de vídeo 9:11 7:59
Gravação de vídeo 3:32 4:39
Chamadas de voz 7:52 20:56
Videochamadas 3:06 5:08
Tela
iPhone SE Zenfone 4
Tamanho 4" 16:9 5,5" 16:9
Resolução 640 x 1136 pixels Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 3 3
Brilho máximo imagem branca 623 674
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 6 5

Na tabela acima, você pode ver a diferença no tamanho da tela dos dois dispositivos. O Zenfone 4 tem 1,5 polegada a mais. A resolução também é maior no smartphone da Asus, que usa o Full HD, e tem densidade de pixels maior, também. No entanto, ambos contam com a mesma tecnologia, o IPS LCD.

Quanto às cores, temos uma grande liberdade de ajustes no Zenfone 4. O iPhone SE é mais engessado, com a calibração oferecida pela Apple e fim de papo. Outra vantagem para o modelo da Asus é a proteção do vidro, que conta com o Gorilla Glass 4. O dispositivo da Maçã fica com o display riscado com facilidade.

Com relação ao brilho, podemos considerar um empate entre os dois dispositivos. Ambos apresentam 3 lux em imagem preta no brilho máximo, e 0 no mínimo. Já na imagem branca, temos um valor um pouco superior no Zenfone 4, que chega a 674 lux, contra 623 do iPhone SE.

Câmeras

De acordo com nossos comparativos de câmeras, o resultado entregue pelo Zenfone 4 não agrada tanto, enquanto o iPhone SE conseguiu bons resultados em alguns casos, e não agradou tanto em outros.

Nesse sentido, podemos resumir da seguinte maneira: o iPhone SE entrega fotos “lavadas”, que agradam os usuários que gostam de fazer edições por conta própria. As cores são mais próximas do que o fotógrafo vê no cenário real. Já o Zenfone 4 puxa um pouco para os tons frios, que é o que o consumidor oriental costuma preferir.

O nível de detalhes é bastante próximo, mas era de se esperar mais do Zenfone 4, uma vez que a campanha de marketing do dispositivo é “We Love Photo”. A Asus até pode amar fotografia, mas ainda tem um longo caminho para entregar imagens atraentes e com níveis de nitidez mais próximos aos de seus concorrentes.

Software

Não há muito o que falar do software do iPhone SE. O dispositivo conta com a versão mais recente do iOS e ainda deve receber atualizações por mais dois anos, pelo menos, encerrando o seu ciclo junto com o iPhone 6S. O sistema da Apple é o mesmo em todos os modelos, com algumas pequenas diferenças conforme o suporte do hardware.

Já o Zenfone 4 foi um dos primeiros dispositivos fora da linha Pixel/Nexus a receber o Android Oreo. A Asus aposta em uma customização pesada da interface, mas a ZenUI 4.0 descartou praticamente todos os recursos inúteis ou dispensáveis, focando em uma experiência mais fluida e rica para o usuário.

Para quem não gosta da aparência do Android do Google, a ZenUI conseguiu tornar-se uma das melhores opções personalizadas da atualidade, e com atualizações rápidas.

Conclusão

Lembrando que a comparação aqui é do modelo do Zenfone 4 com o Snapdragon 660, chipset bem mais poderoso que o Snapdragon 630. Isso o deixa bastante próximo em poder de processamento ao iPhone SE, que tem hardware de topo de linha de três anos atrás.

Em bateria, o Zenfone 4 é superior. O desempenho tem vantagem leve para o iPhone SE. A tela do dispositivo da Asus ganha em densidade de pixels e tamanho. A câmera é um pouco melhor no dispositivo que tem a Maçã atrás.

A conclusão? É melhor seguir pelo que você prefere em software (iOS ou Android), ou talvez no tamanho do dispositivo (iPhone SE é menor). A verdade é que ambos são muito bons e atendem à maioria dos usuários em boa parte dos quesitos.

Quanto ao preço, temos R$ 1.409 atualmente como menor valor encontrado para o iPhone SE, enquanto o Zenfone 4 com o Snapdragon 660 pode ser encontrado por R$ 1.662 no momento em que esta matéria é desenvolvida.

E você, já escolheu o seu entre iPhone SE e Zenfone 4? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

  • O Asus ZenFone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone SE 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

Apple iPhone SE ou Asus Zenfone 4? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas