Apple 06 Jul
Atualização (28/06/2021) por LL
De acordo com o famoso analista Ming-Chi Kuo, os aparelhos mais avançados da nova linha de smartphones da Apple, iPhone 13, contarão com câmera grande-angular melhorada com autofoco; um bom avanço em comparação com as atuais lentes de foco fixo da série iPhone 12. Essa melhoria incluirá os iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
A expectativa é que a nova linha de smartphones da Apple chegue com diversas melhorias, como estabilização por sensor-shift na câmera, outros aprimoramentos especiais no sensor grande-angular e capacidade de astrofotografia. Essas melhorias devem pressionar os fornecedores de câmeras e ultrapassar a demanda Android.
O autofoco da grande-angular no iPhone 13 Pro e Pro Max deve ajudar a entregar imagens mais nítidas, independentemente da distância do objeto. Além disso, a performance em ambientes de pouca luz deve ser aprimorada.
Ming-Chi Kuo, segundo o site MacRumors, ainda afirmou que, embora a tecnologia de autofoco na lente grande-angular seja restrita aos modelos mais avançados da linha iPhone 13, a Apple deve introduzir a novidade para todos os quatro modelos da futura série iPhone 14, que deve ser oficializada em 2022.
Atualização (09/06/2021) por LL
iPhone 13: melhorias nas câmeras pressionarão fornecedores, ultrapassando demanda Android
A expectativa é que a nova linha de smartphones da Apple chegue com diversas melhorias, como estabilização por sensor-shift na câmera, aprimoramentos especiais no sensor grande-angular e capacidade de astrofotografia.
De acordo com um relatório do DigiTimes, a necessidade de componentes avançados para aplicação dessas mudanças na série iPhone 13 colocará maior pressão nos fornecedores.
Essa pressão para produção de componentes voice coil motor (VCM) para os iPhones deve começar já em julho e ultrapassará as demandas do mercado Android. Em parte, essa ultrapassagem também tem a ver com as sanções impostas pelos Estados Unidos à Huawei, que causaram diminuição na procura por esse tipo de equipamento.
Espera-se que a nova linha de iPhones chegue em setembro. Os modelos mais avançados, iPhone 13 Pro e Pro Max, devem ter armazenamento de até 1 TB e sensor LiDAR; além disso, podem chegar às lojas nas cores laranja e preto fosco.
Atualização (27/05/2021) - GS
Rumor indica que todos os iPhone 13 devem ter estabilização por sensor-shift na câmera
Os novos iPhone 13 ainda são uma verdadeira incógnita e, apesar de diversos rumores sobre os novos aparelhos da Apple, ainda não sabemos quais são as mudanças exatas que eles trarão.
Há cerca de um mês, surgiu um rumor de que a câmera grande-angular da linha poderia receber ótimas melhorias, mas novas informações do DigiTimes podem ter detalhado um pouco melhor quais serão essas mudanças.
De acordo com o relatório, os novos iPhone irão superar os Android na demanda de aparelhos com motores de bobina de voz (VCM) a partir de julho. Esta parte é normalmente usada como a função de foco da câmera e deve estar presente em todos os modelos do iPhone 13.
Os fabricantes de VCM geralmente entregam seus carregamentos para dispositivos Android na primeira metade do ano, mas espera-se que esses carregamentos sejam superados por esses novos iPhone na segunda metade, considerando que os novos modelos contarão com sensor-shift OIS (estabilização ótica de imagem). Os fabricantes devem aumentar a capacidade em cerca de 30% e 40% para atender a demanda dos iPhone.
No momento, somente o iPhone 12 Pro Max adota a tecnologia sensor-shift OIS. Sua principal vantagem é um sensor de imagem bem mais leve, que ajuda na estabilização precisa.
Será que os rumores vão se confirmar?
Texto original - 23/04/2021
Ainda faltam aproximadamente cinco meses para o anúncio dos novos smartphones da Apple (que este ano deve acontecer em setembro, sem contra-tempos), mas cada dia que passa mais detalhes a respeito dos quatro modelos da linha iPhone 13 continuam surgindo.
Nesta sexta-feira a novidade veio, mais uma vez, pelo confiável analista da Tanfeng International, Ming-Chi Kuo, revelando detalhes obtidos diretamente das cadeias de produção da Apple.
Após ter sido revelado que os futuros iPhone 13 Pro e 13 Pro Max vão adotar uma câmera ultra grande-angular mais poderosa, com mesma tecnologia Sensor Shift herdada da lente principal do iPhone 12 Pro Max, agora é revelado que a Apple também prepara melhorias para a lente grande-angular dos modelos menores.
Segundo Kuo, o iPhone 13 vai adotar uma lente de abertura f/1.5 com 7 elementos, oferecendo resultados de captura de imagem e gravação de vídeo mais cristalinos, com maior qualidade e, graças à abertura maior (quanto menor o número, maior a abertura), maior nitidez e claridade.
Tal melhoria na câmera já era esperado quando as primeiras informações de design revelaram que o iPhone 13 e 13 mini vão adotar um conjunto de câmeras na diagonal, o que permitirá que a Apple trabalhe com mais espaço para oferecer melhorias que antes não era possível.
Ainda não devemos ver tecnologias como o Sensor Shift nos modelos mais baratos, visto que eles precisam ocupar um grande espaço e custam muito mais para produzir, o que deixaria os iPhone 13 e 13 mini mais caros para o consumidor.
Para o futuro, Ming-Chi Kuo ainda revelou esta semana que os modelos mais poderosos da série iPhone 14 chegarão em 2022 com sensor de 48 MP.
- O Apple iPhone 13 está disponível na Amazon por R$ 3.470.
- O Apple iPhone 13 Pro Max está disponível na Amazon por R$ 10.142.
Comentários