Curiosidade 25 Jun
O mês de outubro do ano passado foi palco de um dos anúncios mais diferenciados da Apple. A linha do iPhone 12 contava com um membro de dimensões menores, mas grandes promessas de desempenho ao integrar um hardware idêntico ao modelo padrão da série.
Apesar da qualidade de câmera frontal equivalente aos modelos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, o desempenho da bateria de tamanho expressivamente reduzido do iPhone 12 Mini sempre foi debatida. Para uma conclusão sólida, o portal DxOMark realizou testes de autonomia com o componente.
Vale ressaltar que a capacidade da bateria — detalhada com apenas 2.227 mAh pela fabricante — não é o único fator a ser considerado na testagem do componente, visto que as otimizações do sistema operacional e potência de recarga também são cruciais para o uso cotidiano do smartphone.
Os engenheiros testadores do portal destacaram a alta eficiência de descarga, um cálculo matemático feito a partir da divisão da pontuação de capacidade da bateria pelas pontuações de autonomia.
A quantidade de corrente que a bateria do iPhone 12 mini descarrega é quase metade do que a bateria de smartphones rivais — nos testes, foi comparado ao Google Pixel 5 e OnePlus 8T — atestando ser um smartphone bem projetado no quesito de software. O modelo obteve a maior pontuação desse atributo no ranking mundial.
Essa, aparentemente, é a única vantagem da bateria do iPhone 12 Mini. Sua autonomia é tão baixa quanto seu tamanho sugere — seu desempenho em uso considerado “moderado” com atividades cotidianas, como streaming de vídeos e uso da câmera, ficou com desvantagem de até 4 horas em relação aos rivais Pixel 5 e OnePlus 8T, conforme observado no gráfico abaixo.
Abaixo da média, o carregador de 20 W que não acompanha o dispositivo oferece recarga de 0% a 80% em quase uma hora. A recarga completa pode demorar até 1h44min segundo os engenheiros do portal. Com carregamento sem fio, a carga completa pode demorar até 2h20min.
É inevitável ressaltar que a bateria de apenas 2.227 mAh é um obstáculo para uma posição mais respeitável no ranking, que coloca o iPhone 12 Pro Max em 5º lugar entre os melhores smartphones no quesito de bateria. O menor modelo da série, por sua vez, atingiu a 18ª colocação, acima apenas do Galaxy S21 Ultra e o rival dos testes Google Pixel 5.
Além da bateria, a baixa demanda de smartphones compactos vem causando problemas para a Apple. Rumores indicam que a empresa reduziu significativamente a fabricação do iPhone 12 Mini, mas ainda deve lançar um iPhone 13 Mini para sua próxima geração esperada para este ano.
Veja também nosso teste de bateria oficial com o iPhone 12 Mini aqui.
Comentários