LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple libera builds finais do iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 para desenvolvedores

18 de outubro de 2021 3

Atualização (18/10/2021) por LL

Esta segunda-feira (18) foi um dia repleto de novidades apresentadas pela Apple. Dentre os principais lançamentos estão os novos MacBooks Pro e MacBooks mini com as versões atualizadas do chip Apple Silicon, além dos AirPods 3. Mas os softwares também ganharam atualizações: após liberar a quarta versão beta do iOS, iPadOS e tvOS 15.1, bem como o watchOS 8.1, a Apple lançou hoje as builds RC dos sistemas.

Isto significa que o lançamento da versão estável está muito próximo; o mesmo vale para o macOS Monterey, que já está com data de liberação oficial confirmada. As builds RC já estão disponíveis para desenvolvedores registrados. Tratam-se de versões "finais", ou seja, caso nenhum bug seja encontrado, os softwares estarão prontos para distribuição.


A Apple já liberou a terceira versão beta do iOS 15.1, iPadOS 15.1 no início de outubro e agora a quarta versão beta está chegando para desenvolvedores, que também estão recebendo a décima edição beta do macOS Monterey 12.

As compilações das novas versões são as seguintes:

  • iOS 15.1: 19B5068a
  • iPadOS 15.1: 19B5068a
  • watchOS 8.1: 19R5566a
  • tvOS 15.1: 19J5567a
  • macOS Monterey 12: 21A5552a

Dentre os destaques da nova versão temos o retorno do SharePlay, que havia sido adiado, armazenamento de certificados de vacinação contra COVID-19 em países selecionados e também a opção para desativar o Modo Macro Automático na câmera e vídeos em ProRes para filmagens.


E se você tem um HomePod, as novas versões chegam com áudio Lossless com suporte a Dolby Atmos e Áudio Espacial. O HomeKit agora permite que você crie automações com base na umidade do ambiente.

Já no macOS Monterey 12, o sistema está recebendo mudanças na interface do Safari, onde a barra de favoritos está novamente localizada sobre a barra de abas.

Outra novidade interessante é a integração de mouse entre o macOS e o iPadOS, que agora já ganhou uma opção para habilitá-la em versão beta dentro do aplicativo Universal Control:

Imagem: MacMagazine

Relembrando, a integração permitirá que você utilize o mesmo ponteiro e mouse movendo-o entre um computador com o macOS Monterey e um iPad, o que é bastante surpreende, mas complexo de se criar, o que explica porque a novidade ainda está em versão beta. Esperamos que ela seja aprimorada e, em breve seja disponibilizada para todos de forma estável.

Atualização (06/10/2021) por LL

Apple libera terceiro beta do iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 para desenvolvedores

Pouco mais de uma semana após a liberação das segundas betas, a Apple anuncia as terceiras versões de teste do iOS 15.1 (compilação 19B5060d), do iPadOS 15.1 (idem), watchOS 8.1 (19R5559e) e do tvOS 15.1 (19J5560d) para desenvolvedores, bem como a nona beta do macOS Monterey 12 (21A5543b).

Dentre as novidades introduzidas com essas novas versões de teste estão o recurso SharePlay, suporte a reprodução sem perdas (Lossless) de qualidade e Áudio Espacial com Dolby Atmos em HomePods, e criação de automações de acessórios com base no nível de umidade ambiente no HomeKit.

As novas compilações devem ser liberadas em breve no programa Apple Beta Software. Vale lembrar que a instalação de um sistema operacional ainda em fase de testes não é aconselhada, o ideal é que seja utilizado um aparelho secundário para evitar problemas como bugs e instabilidade.


O segundo Beta Público do iOS 15.1 e iPadOS 15.1 está agora disponível para os participantes do Beta Software Program, ou seja, até mesmo aqueles que não estão cadastrados como desenvolvedores no Apple Developer Center poderão testar a nova versão da plataforma móvel.

Lembre-se que, sobretudo, estamos falando de um sistema operacional ainda em fase de testes, por isso, não aconselhamos a instalação do mesmo em seu dispositivo principal, a menos que esteja disposto a correr os riscos que todo usuário que usa um software não finalizado corre: apps incompatíveis, bugs, instabilidade, etc.

No mais, não esqueça de realizar um backup dos dados importantes para certificar-se de que nenhuma informação crucial será perdida. Já instalou a nova build do iOS 15.1? Compartilhe sua experiência de uso com o TudoCelular no espaço abaixo destinado a comentários!

Atualização (29/09/2021) às 8:40 por PM

Apple libera segundo developer beta do iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1, tvOS 15.1 e mais

O iOS 15.1, a próxima grande atualização para a mais recente versão da plataforma da maçã, o iOS 15 (liberado em sua versão final no dia 20 de setembro) continua em desenvolvimento.

Agora, a gigante de Cupertino decidiu liberar a segunda versão de testes, disponibilizando uma nova compilação para os desenvolvedores que, em breve, também deve ser distribuída para os usuários inscritos no Beta Program.

Além da plataforma, a maçã também soltou os segundos betas para o iPadOS 15.1, watchOS 8.1, tvOS 15.1 bem como o oitavo beta do macOS Monterey para developers, que chega possivelmente como uma das últimas versões de teste antes da liberação da versão final, que deve ocorrer nas próximas semanas.

Entre as novidades do iOS 15.1 temos a inclusão do recurso SharePlay, para que usuários compartilhem enquanto em chamadas via FaceTime, listas de reprodução no Apple Music, filmes no Apple TV e mais.

Além disso, o iOS 15.1 leva Áudio Lossless e Dolby Atmos via Áudio Espacial aos HomePod e HomePod mini quando em pares. Por último, o update também adiciona a habilidade de incluir cartões de vacina do Covid-19 à Apple Wallet.

Atualização (22/09/2021) por LL

Apple libera primeiras betas públicas dos sistemas iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1

A Apple está rápida na liberação de novidades para seus sistemas operacionais. Nesta última segunda-feira (20) foram liberadas as versões estáveis de quase todos, incluindo o aguardado iOS 15. Somente o macOS, agora na versão 11.6, ficou de fora.

Ontem, a Gigante de Cupertino liberou as primeiras betas para desenvolvedores desses novos SO's, e agora essas novidades já estão disponíveis publicamente no Programa Apple Beta para usuários do iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV. Os sistemas inclusos são: iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1.

Vale lembrar que a Apple não recomenda a instalação dessas primeiras versões beta em seus dispositivos principais, sugerindo que os testes sejam feitos em aparelhos secundários, visto que falhas de programação e outros problemas podem ser encontrados nas compilações.


Ainda ontem (20), a Apple liberou a nova versão estável de seus sistemas operacionais — exceto pelo macOS, agora na versão 11.6 — incluindo o iOS 15, que trouxe uma série de melhorias de privacidade e produtividade. Além disso, o software corrige problemas relacionados ao Face ID do iPhone, além de erros de segurança em seu Kernel.

Já nesta terça-feira (21), a big tech está liberando as primeiras betas para desenvolvedores do iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1. Em breve, essas versões serão convertidas em betas públicas que poderão ser testadas por todos os usuários do iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV, respectivamente.


As novidades das compilações direcionadas aos devs ainda são desconhecidas, mas é possível imaginar que alguns recursos ainda não oficializados podem finalmente dar as caras, como o suporte a identificações e carteiras de motoristas no aplicativo Wallet — que recentemente passou a suportar o Nubank no Brasil.

O polêmico recurso de detecção de abuso infantil na galeria de imagens do celular também se mostrou ausente no iOS 15, portanto, é esperado que a empresa traga os algoritmos na nova atualização. Além disso, espera-se uma versão melhorada do Find My, que adicionará suporte aos fones de ouvido AirPods Pro e AirPods Max.

A Apple recomenda que os desenvolvedores não instalem a primeira beta em seus dispositivos principais e sugere que testem as versões prévias em outros aparelhos, visto que falhas de programação e outros problemas podem ser encontrados nas compilações.

Para atualizar, os testadores do iOS 15.1, iPadOS 15.1 e watchOS 8.1 devem acessar o portal de desenvolvedores da Apple para instalar o software. Para o tvOS 15.1, os devs precisam baixar a atualização e enviá-la à Apple TV através do Xcode no Mac.

Veja mais!


3

Comentários

Apple libera builds finais do iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 para desenvolvedores

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo