
Segurança 19 Mai
20 de maio de 2021 10
Atualização (20/05/2021) — BB
Com o lançamento da primeira versão de testes do Android 12 — que foi apresentado oficialmente nesta semana — o Google implementou um recurso muito interessante para poupar espaço no armazenamento dos celulares: a hibernação de aplicativos.
Este é um recurso que já foi especulado há um tempo — em janeiro, indícios para esta função foram encontrados no código-fonte da primeira versão prévia do software disponibilizada para desenvolvedores — mas agora, finalmente, já está disponível de forma nativa no sistema operacional.
Com esse recurso, caso o usuário não tenha feito uso de um aplicativo por um longo período, o Android 12 poderá liberar algum espaço no armazenamento — e também diminuir o uso da memória RAM e do processador — ao hibernar a aplicação. Além disso, o software também removerá todas as permissões do app e impedi-lo de receber notificações no celular.
O aplicativo sairá automaticamente do modo de hibernação no momento em que for aberto pelo usuário. No entanto, se por algum motivo um usuário não quer que um app específico seja hibernado, é possível desmarcar a opção em suas configurações.
Atualização (20/04/2021) - BB
O código-fonte da última Developer Preview do Android 12 revelou alguns detalhes de uma função que pode estrear no sistema operacional do Google em sua próxima versão estável. O recurso para hibernar aplicativos sem uso recente para, dessa forma, poupar espaço no armazenamento foi descoberto pela primeira vez no começo deste ano e, agora, é possível ter mais noção de como ele poderá aparecer nos celulares.
A equipe do XDA Developers mais uma vez analisou o código-fonte vazado da última Developer Preview do software e descobriu que a Gigante das Buscas já inseriu algumas informações sobre o recurso. Após ativar a função, os desenvolvedores viram que a opção “Aplicativos não utilizados”, que foi estreada no Android 11, mudou de lugar e agora fica na página de configuração dos aplicativos.
Antes, essa informação ficava dentro das permissões de aplicativos, e mostrava quando um app tinha suas permissões revogadas após ficar alguns meses sem uso. Naturalmente, agora ela poderá englobar também as aplicações que foram hibernadas para poupar espaço em armazenamento.
Os responsáveis pela análise do código explicaram que, para economizar o espaço, o sistema irá deletar arquivos temporários, cache e outros dados de apps que não são utilizados por alguns meses.
Isso será feito de forma automática, mas o usuário também pode optar para hibernar manualmente qualquer aplicativo instalado no celular. Para isso, basta acessar as configurações, ir em aplicativos, selecionar a aplicação desejada e ativar o toggle “Remover permissões e liberar espaço”
Uma vez hibernados, os aplicativos poderão ser localizados na sessão de “apps não utilizados”, para que se possa gerenciar cada um deles. Da mesma forma, também não serão exibidas as notificações para as aplicações que forem hibernadas.
Até o momento, não é possível saber se essa função já está disponível na Developer Preview 2 do Android ou se ela chegará na terceira versão ou até mesmo na primeira Beta liberada do software. Portanto, é preciso ficar de olho em mais novidades para conhecer um pouco mais do recurso.
Texto original (11/01/2021)
A equipe do XDA Developers acabou de descobrir uma possível função do Android 12, que poderá ajudar os usuários de celulares equipados com o sistema operacional do Google a economizar mais espaço no armazenamento interno de seus dispositivos.
Apesar de o Android 11 ainda não ter sido disponibilizado oficialmente para boa parte dos usuários de smartphones com o software da Gigante das Buscas, a próxima versão do sistema – que será o Android 12 – já está para receber a primeira versão prévia para desenvolvedores e, com isso, aficionados da tecnologia já podem começar a “vasculhar” o código-fonte do Android Open Source Project (AOSP). E é isso o que a equipe do XDA fez.
Com base na análise do código do AOSP, os desenvolvedores descobriram algumas linhas de programação que indicam que a empresa de Mountain View pode lançar uma funcionalidade que permite “hibernar” aplicativos que não são muito utilizados para, dessa forma, poupar espaço no armazenamento interno dos celulares.
Um trecho do código revela que um “serviço de sistema que gerencia o estado de hibernação de aplicativos, um status de aplicativo pode entrar, o que significa que eles não estão sendo usados ativamente e podem ser otimizados para armazenamento.”
Até o momento não há detalhes de como esse recurso funcionará, portanto, não sabemos se o usuário poderá definir manualmente quais aplicativos poderão ser hibernados ou se é o próprio sistema operacional que irá definir isso com base nas estatísticas de uso de cada aplicação.
De qualquer forma, será necessário aguardar mais novidades ou, ao menos, a chegada da primeira versão prévia do Android 12, que começar a ser liberada aos desenvolvedores a partir do mês de fevereiro, assim como aconteceu com o Android 11.
Enquanto a nova versão do sistema operacional não chega, confira se o seu celular pode ser atualizado para o software mais recente do Google no nosso guia especial. Nele é possível encontrar diversos modelos de algumas das principais fabricantes em atuação no mundo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários