LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12 deve ganhar lixeira de arquivos acessível pelos usuários

18 de abril de 2021 10

O Android 12 já está há algum tempo em fase de testes com desenvolvedores. A primeira Developer Preview foi lançada na segunda metade de fevereiro e, de lá para cá, o Google tem liberado ocasionalmente novas versões, com algumas melhorias e correções.

E foi na última Developer Preview que a equipe do XDA Developers descobriu uma função que pode chegar aos usuários com o Android 12: uma lixeira de arquivos que poderá ser acessada pela tela de configurações do Android.

Antes de começar a falar sobre a lixeira é importante destacar que o Android 11 já possui uma API que permite aos desenvolvedores o acesso à pasta oculta com arquivos removidos e, com isso, permite que o usuário recupere determinados dados de mídia dentro de aplicativos gerenciadores de arquivos.

A novidade aqui é que a lixeira do Android 12 poderá ser acessada pelo usuário, sem depender de aplicativos para gerenciar arquivos. No entanto, a função do Google não é tão interessante com a Lixeira com a qual estamos acostumados, de computadores Windows ou Mac, por exemplo.

Isso porque a função do Android 12 estará disponível nas configurações de armazenamento do sistema, e com ela o usuário poderá verificar quantos arquivos foram excluídos e quanto espaço eles ocupam no celular. O problema é que o usuário terá uma opção para “esvaziar” essa lixeira pelas configurações e apagar permanentemente os arquivos, mas não poderá recuperar nenhum dado nessa tela – o que soa um pouco confuso para uma lixeira em um sistema operacional.

Imagem: app Sistema mostra opção para esvaziar lixeira e espaço ocupado por arquivos deletados

No entanto, o usuário ainda poderá recuperar determinados tipos de arquivo graças a essa função, mas dependerá de aplicativos de gerenciamento de arquivos de terceiros – ou o próprio Google Files, da Gigante das Buscas. Eles poderão contar com um atalho – ou pasta – dedicada de lixeira, onde será possível restaurar arquivos deletados.

Imagem: é possível recuperar arquivos deletados em gerenciadores como o Files.

Para quem já está acostumado com a lixeira do Windows ou do Mac, essa é uma novidade um pouco confusa — afinal, seria mais fácil oferecer o recurso completo de forma nativa. Agora, cabe apenas esperar a chegada oficial do Android 12 para verificar como a empresa de Mountain View disponibilizará esse recurso.


10

Comentários

Android 12 deve ganhar lixeira de arquivos acessível pelos usuários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista