LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi e OPPO se unem para ajudar UNISOC no desenvolvimento de chips 5G 100% chineses

12 de abril de 2021 28

Após ver a Huawei — uma das suas principais fabricantes — sofrer uma série de sanções dos Estados Unidos, o governo chinês começou a incentivar o desenvolvimento de uma cadeia de semicondutores independente do ocidente.

A intenção é que fabricantes do país tenham a capacidade de concorrer com a Qualcomm, por exemplo. Paralelo a isso, o cenário de escassez global de chipsets e outros componentes pode ter pesado na decisão de Xiaomi e OPPO, uma vez que ambas estão se preparando para desenvolver modems 5G.

De acordo com fontes chinesas, as duas empresas estão firmando um acordo comercial com a UNISOC. Assim, a companhia conseguiria montar esses modems para Xiaomi e OPPO, algo que livra as fabricantes da dependência da TSMC ou Samsung.

A China quer se tornar independente do ocidente na produção de semicondutores e isso deve acontecer dentro dos próximos anos.

Como parte desse investimento, a UNISOC recebeu um aporte financeiro de 5,35 bilhões de yuans (~US$ 817 milhões) para construir e aprimorar suas instalações.

A UNISOC não conseguiu acompanhar a Qualcomm, MediaTek ou a HiSilicon no desenvolvimento de processadores. Esse novo investimento de Xiaomi e OPPO pode ser a injeção de ânimo que a empresa precisava para voltar a ativa e começar a desenvolver chips de última geração.

Por enquanto, as empresas citadas não comentaram o assunto. Mesmo assim, analistas apontam que até mesmo a SMIC pode ajudar nessa tarefa de tornar a UNISOC mais competitiva, isso porque a chinesa pode transferir a sua tecnologia de 7 nm e atender os pedidos iniciais de Xiaomi e OPPO.

Caso o acordo comercial avance, há chances da UNISOC também fechar uma parceria com a Huawei. Isso porque as sanções dos EUA impedem a TSMC de montar os chips Kirin, algo que pode ser resolvido pela UNISOC.


28

Comentários

Xiaomi e OPPO se unem para ajudar UNISOC no desenvolvimento de chips 5G 100% chineses
  • Eu acredito no sucesso dessas empresas chinesas na fabricação dos próprios chips, mas há uma grande lacuna nesse meio, existem as áreas de arquitetura de socts ARM que são britânicas e possuem tecnologia americana, fora a parte da terceirização que as casas de litografia desempenham como a TSMC e Samsung, para criação da tecnologia Finfet de estrutura tridimensional usando a litografia da ARM. É um grande desafio criar chips no nível dos topos de linha que existem hoje sem usar tecnologia americana

      • ARM licenciando sua arquitetura, o processo de fabricaçao os chineses dao um jeito, o negocio é ser ARM

          • Inicialmente, a ARM já declarou que sua nova tecnologia não está sujeita a sanções americanas.
            Resta a questão da litografia.
            Paralelo a isso, várias empresas chinesas e ocidentais estão começando a lançar produtos mais potentes baseados em RISC-V
            Os chineses vão lançar em meados desse ano a primeira placa-mãe em RISC-V que é muito mais poderosa e custa 1/10 do valor das tradicionais.
            No inicio desse ano, pesquisadores chineses conseguiram rodar o Android 10 em equipamento com Risc-V.
            Acho que os americanos jogaram errado e agora vão pagar.

          • Graças ao grande Trump, o monstro está pra nascer.

              • Quando vejo as brasileiros criticando a China acredito que nós nunca vamos sair da merda, criticar hoje um país que a pouco tempo só produzia plástico e hoje é o líder em tecnologia 5g já lançou o primeiro satélite 6g, sem falar que graças a China e o oriente que o Brasil sobrevive, pois os USA e a EU que os críticos da china não querem e bloqueiam qualquer exportação brasileira, só um exemplo a Europa compra batata doce dos USA a 2,5 dólares, mas não compram da gente por 1 dólar, sabem o motivo? Evitar o desenvolvimento do eixo sul, eles não compram quase nada que venha do sul com excessão da Austrália e nova Zelândia.

                Dêem valor aquém da valor a gente, a China é 10000000 melhor para a gente que o USA e EU.

                • Quanso a china quer ela consegue pq ela tem potencial

                  • Se a Xiaomi tá na jogada eu creio.

                      • China é rápida, não é atoa que em 60 anos se tornou o que é hoje. Podem dizer que copia, ou sei lá o que... Mas ela faz, vergonha somos nós que estamos exportando commodities e importando tecnologia porque matamos nossas industrias.

                          • Nossa! A China é mais rápida do que eu pensava... Pensei que fosse alcançar a Qualcomm em 5 anos... parece que vai ser em bem menos tempo...

                              • Se nem os chips da Mediatek, Samsung, Apple e Huawei chegaram lá coidatinha da Unisoc

                                  • Mas Lenhador, nesse período, a um certo tempo atrás, não haviam sanções dos EUA com a China, e isso meio que contribuía pra que outras fabricantes não tivessem tal crescimento. Até um tempo atrás, a Quallcom reinava solta com seus processadores, e hoje, em termos de mercado, já perdeu pra Mediatek. Uma vez saiu uma matéria aqui no TC, dizendo que a Mediatek havia tido um lucro maior que a Quallcom no ano passado (não sei se era bem isso, mas era uma matéria que falava algo do tipo)
                                    Hoje a China está planejando mudanças, e espere um pouco e verá essas mudanças surgirem no mercado mobile.

                                    • Hauwei já está pau a pau com Qualcooom

                                  • Não era isso que os EUA queriam?
                                    Pois é.
                                    Conseguiram.

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                      Economia e mercado

                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista