LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais uma! Xiaomi registra nova patente de possível concorrente para o Samsung Galaxy Z Flip

09 de julho de 2021 18

Atualização (09/07/2021) por LL

A Xiaomi parece estar empenhada em entrar no mercado de celulares flexíveis e trazer inovações para sua popular linha de smartphones. Nos últimos tempos, a empresa registrou patentes de dispositivos com tecnologia de câmera pop-up e até mesmo com sensores atrás da tela, além de designs diferenciados, tela rolável e um possível concorrente para o Samsung Galaxy Z Flip.

E ao que tudo indica, a fabricante chinesa está realmente interessada em disputar com os dobráveis da Samsung. Isso porque uma nova patente registrada na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) revela um design similar ao Z Flip, mas diferente da patente divulgada dias atrás.

O celular dobra no meio e tem um módulo diferenciado na traseira para abrigar dois largos sensores fotográficos, além do que parece ser um flash LED e uma pequena tela secundária, como a que vemos no Mi 11 Ultra.

O aparelho registrado possui ainda botões na lateral e saída de som, entrada USB Type-C e slot para SIM na parte inferior. No entanto, não possui entrada para fones de ouvido. No display é possível ver um entalhe em formato de pílula na extremidade superior esquerda para abrigar duas câmeras selfie ou apenas uma, ladeada por um flash LED.

A partir das imagens é possível ver que o smartphone possui um design bastante fino, o que provavelmente indica uma redução no tamanho da bateria. Como se trata de uma patente de projeto, não há informações sobre especificações. É possível até mesmo que a Xiaomi não lance esse smartphone, mas se o fizer, certamente será um flagship, segundo o site 91mobiles.

A cada ano vemos mais celulares dobráveis sendo lançados e, após vermos diversas patentes da Xiaomi até mesmo incluindo conceitos com telas roláveis, hoje temos um novo documento mostrando algo muito mais interessante: um concorrente para o Galaxy Z Flip da Samsung.

A nova patente encontrada pelo LetsGoDigital no banco de dados do Escritório Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) foi registrada pela Beijing Xiaomi Mobile Software em 2 de julho.

O aparelho mostrado na documentação é um dobrável similar ao Galaxy Z Flip, mas sem uma tela externa, o que pode indicar que este deve ser um dispositivo um pouco mais acessível, segundo o LetsGoDigital.

Imagem: LetsGoDigital

Na tela vemos um buraco em forma de pílula no canto superior esquerdo, que deve abrigar um conjunto de câmera dupla, entretanto o conjunto principal tem 3 sensores, que estão abrigados num módulo circular na tampa do aparelho.

Imagem: LetsGoDigital

Infelizmente a patente não descreve mais sobre possíveis especificações do dispositivo, mas é impossível negar que este formato ainda é amado por muitos usuários, principalmente chineses, que desejam um telefone menor no bolso, então é provável que a Xiaomi invista num design do tipo no futuro.

O que você achou desse conceito mostrado na patente da Xiaomi?

Atualização (30/06/2021) - GS

Novidade chegando: Xiaomi registra patente de celular com lente da câmera atrás da tela

Para se manter sempre relevante no mercado, a Xiaomi está constantemente em busca de novas tecnologias para sua linha de produtos. Depois de registar a patente de um smartphone com tela rolável, descobrimos que a gigante chinesa também está pesquisando tecnologias para um celular com a lente da câmera abaixo da tela, uma tendência que está se espalhando por diversas fabricantes.

Diferente das versões que temos visto por aí, a nova patente da Xiaomi está em busca de uma forma de incorporar a lente à moldura da tela, o que pode trazer uma qualidade de imagem melhor sem comprometer a tela.


Registrada a cerca de um ano, a documentação de 14 páginas, chamada "Lente da câmera atrás da tela para um terminal móvel conectado na parte frontal por um feixe de luz", descreve um smartphone Xiaomi em que a câmera selfie é integrada na borda da tela.

Uma área transparente é usada para acoplar a câmera na borda da tela. Assim, a luz que entra pode brilhar através do painel da tela, através do elemento translúcido, na lente da câmera. As fibras ópticas são usadas para o elemento de transmissão de luz, alternativamente, um prisma também pode ser usado.

Uma vantagem clara desse tipo de sistema de câmeras é que a tela permanece inalterada — afinal, com essa solução não há buracos ou entalhes visíveis. Embora uma câmera perfuradora seja percebida por muitos como menos perturbadora do que um entalhe, ela ainda é claramente visível.

Além disso, essa tecnologia seria mais barata do que uma câmera perfurada na tela.


Por enquanto, não se sabe qual smartphone será equipado com esse sistema de câmera; dispositivos de última geração ou os modelos de entrada e médio porte?

É possível que esta inovação possa oferecer uma boa alternativa, pelo menos por enquanto e / ou para os modelos mais baratos que ainda não virão equipados com câmara debaixo do painel. Há algum tempo, a Xiaomi também patenteou um smartphone com uma câmera giratória sob a tela.

Qual será a próxima tendência dos smartphones?

Atualização (29/06/2021) por LL

A Xiaomi está empenhada em trazer cada vez mais inovações para seus consumidores. Além de rumores sobre o lançamento de três smartphones — CC11, Mi Mix Fold 2 e Mi Mix 4 — com a tecnologia de câmera sob a tela e provavelmente a MIUI 13, a marca pode estar trabalhando para que o sucessor do flagship Xiaomi Mi 11 Ultra, o Mi 12 Ultra, conte com uma câmera de incríveis 200 MP.

Mas há várias outras soluções inovadoras no jogo da popular fabricante chinesa que aos poucos vêm sendo descobertas a partir do registro de patentes, tais como uma tecnologia que carrega smartphones através do som, um celular com câmera retrátil e outros modelos com conjuntos fotográficos poderosos e design curioso.

Agora, uma nova patente da Xiaomi mostra um celular que pode balançar o mercado de roláveis. A patente mostra um celular rolável que se estende a partir de ambos os lados e, por conta disso, deve posicionar a câmera no meio do painel traseiro.

Entretanto, o painel não se retrairá no interior. Ao invés disso, ocupará o painel traseiro, pois o display parece estar estendido para o painel traseiro, semelhante ao Mi Mix Alpha. O smartphone deve utilizar dois motores que permitirão o movimento de expansão e retração da tela.

Vale pontuar que essa é apenas uma patente da Xiaomi e não significa que a marca definitivamente irá lançar um produto com essas características no futuro. No entanto, há outras marcas trabalhando em smartphones roláveis, como a Samsung e a OPPO. É possível que tal novidade chegue para competir no mercado.

Atualização (14/06/2021) por FM

A Xiaomi foca em soluções inovadoras para seus smartphones de especificações avançadas e custo-benefício destacável no mercado. Para isso, várias patentes são registradas e divulgadas nos órgãos reguladores responsáveis, permitindo que o público tenha uma visão detalhada sobre os planos da fabricante.

Após declarar domínio sobre um novo smartphone com câmera retrátil, a empresa patenteou mais três dispositivos que reforçam os rumores sobre uma nova geração de celulares com câmeras poderosas.

Destacando-se com o conjunto fotográfico do Mi 11 Ultra em diversos testes, a empresa documentou um smartphone equipado com um longo módulo retangular com disposição de lentes similar ao Galaxy S21, enquanto o design é familiar ao lembrar do Mi 10 Ultra. Esse sistema agrupa quatro câmeras e parece ter um curioso flash LED alongado.

Na frente do aparelho, há um furo no centro superior da tela para a câmera de selfies. As patentes não revelam as especificações desses sensores, mas é possível que a câmera principal tenha uma resolução elevada e ostente uma lente periscópica.


Outro modelo patenteado pela fabricante chinesa leva o mesmo furo na tela para a câmera frontal, mas seu conjunto traseiro é diferente. O corpo do smartphone observado no esboço abaixo é dividido em duas partes, sendo a porção à esquerda pintada em uma cor diferente.

Essa região abriga um módulo estreito com bordas arredondadas, possivelmente consistindo em um conjunto quíntuplo de câmeras, incluindo duas lentes maiores e uma lente periscópica.


O terceiro e último registro das mais recentes patentes da Xiaomi é mais discreto, compartilhando semelhanças com o vivo X60 Pro e o próprio Mi 10T Pro. Aqui, há um módulo retangular que abriga três sensores relativamente menores em comparação aos outros modelos apresentados.

Sem especificações, o smartphone poderia ser uma adição ao seu portfólio de dispositivos intermediários com uma lente principal e duas menores. O flash LED é encontrado fora do módulo em relevo e mantém um formato alongado.


Vale ressaltar que não há garantia de que a Xiaomi lançará esses smartphones com tais designs. De qualquer forma, os esboços dão uma prévia do hardware que poderá oferecer o máximo de desempenho em fotografias e capturas de vídeo nas próximas gerações da marca.

Texto original (01/06/2021)

A Xiaomi tem ampliado consideravelmente a quantidade de patentes registradas nos últimos meses. Em grande parte dos casos, a companhia estuda maneiras de inserir a câmera frontal sob o display e até mesmo usa soluções criativas para se livrar do furo frontal.

Nesta semana, o pessoal do LetsGoDigital descobriu uma nova patente no banco de dados do CNIPA — órgão de propriedade intelectual da China. O ponto mais interessante das ilustrações é que o design do smartphone parece comum, mas guarda um mecanismo pop-up um tanto curioso.

Isso porque, ao invés de ser quadrado, o formato usado é o meia-lua. Veja abaixo que esse mecanismo pop-up pode ser usado para acomodar duas câmeras frontais.

Imagem/Reprodução: LetsGoDigital.

Como podemos ver acima, apesar de curioso e chamativo, esse mecanismo pop-up não traz detalhes técnicos inéditos. Além disso, a descrição da patente não traz nenhuma especificação técnica do smartphone e tampouco indica que ele realmente será lançado.

Na parte traseira há um sistema de três câmeras que consiste em uma lente principal no centro e duas outras lentes menores em cada lado. A empresa pode usar os mesmos sensores do Xiaomi Mi 11 Pro 5G, que tem câmera principal de 50 MP, lente ultra grande angular de 13 MP e periscópio de 8 MP.

Por fim, na parte inferior há porta USB-C, alto-falante, compartimento para chip SIM e microfone. Já a lateral direita traz os botões físicos do smartphone. Por enquanto, a Xiaomi não se pronunciou sobre a patente. Assim, nada impede a empresa de simplesmente arquivar a ideia.

O que achou do design do aparelho? Muito chamativo? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.

Veja mais


18

Comentários

Mais uma! Xiaomi registra nova patente de possível concorrente para o Samsung Galaxy Z Flip
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista