LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 12 pode trazer design "Material NEXT", modo game, autorrotação inteligente e mais

15 de fevereiro de 2021 16

Com o fim de fevereiro se aproximando e a enorme quantidade de vazamentos divulgados, é questão de tempo para que a Google oficialize o Android 12 e disponibilize a primeira Developer Preview do sistema do robozinho. De codinome "Snow Cone", a próxima versão do Android deve marcar uma nova etapa, com mudanças profundas não apenas em questão de recursos, como também no visual e na experiência de uso.

Responsável por praticamente todos os vazamentos do Android 12 nos últimos dias, o site XDA Developers trouxe hoje diversas novas informações a respeito das mudanças de design e das funções que a Google deve implantar no Android em sua 12ª versão. Vamos a elas:

Material NEXT

Após alguns anos utilizando o chamado Holo Design, a Google radicalizou e em 2014 anunciou o Material Design, conceito de interface mais leve que tinha como principal inspiração folhas de papel. De lá para cá, o Material Design evoluiu muito, tornando-se cada vez mais responsivo e atraente. Agora, a linguagem de design do Android pode estar prestes a passar por uma nova evolução.

Segundo a publicação, as mudanças vistas nos screenshots vazados do Android 12 são apenas algumas das modificações que fazem parte do chamado "Material NEXT". Não se sabe exatamente se esse será o nome final do novo conjunto de inovações, nem mesmo se essas mudanças compreendem mais do que só as notificações, mas é certo que grandes mudanças serão feitas na interface do novo Android.


A tela de bloqueio e o Always-On Display devem ser alguns dos setores em que grandes mudanças ocorrerão. A Google deve mudar a disposição dos ícones de notificações para que deixem de ser centralizados, realinhar o relógio e o smart space para que fiquem alinhados ao topo, mover o botão de logout e as informações do usuário para a base do display e adicionar o texto rotativo do Now Playing da linha Pixel à tela de bloqueio. Essas mudanças, no entanto, devem estar escondidas sob um layout chamado de "GX", possivelmente reservadas para a família Pixel.

Outras modificações feitas à tela de bloqueio incluem uma muito aguardada reestruturação do bloqueio de padrão, customização do relógio, bem como a adição do painel de controle de dispositivos, inaugurado com o Android 11, para acesso rápido sem a necessidade de entrar no menu de energia do sistema.

Uma das novidades do Android 12 pode ser a aguardada reestrutuação da tela de bloqueio por meio de padrões.

Como já vimos nos vazamentos, a área de notificações e de configurações rápidas sofrerão as maiores mudanças. Além da tematização que segue as cores do papel de parede, recurso de codinome "monet", existem diversas referências ao tema "Silk", que acredita-se ser o visto nos screenshots vazados. O Silk pode ser o representante das mudanças drásticas realizadas no sistema de temas do Android 12, sendo ainda compatível com o Android TV.

Outra mudança curiosa está no painel de configurações rápidas, que passaria a contar com apenas duas colunas para permitir que os nomes de cada configuração fossem exibidos ao lado do ícone ao invés de se posicionar abaixo deles, mas não se sabe como isso irá parecer.

O painel de configurações rápidas deve passar por grandes mudanças, tendo o número de colunas reduzidos para dois e o nome de cada configuração exibido ao lado do ícone.

Outras grandes modificações incluem ainda splash screen automático de apps para tornar a experiência de abertura de aplicativos mais consistente; função "letterbox", que estaria relacionada com o modo janela de aplicativos, agora com bordas arredondadas de tamanho ajustável; e um novo Runtime Resource Overlay (RRO), que deixaria de ser baseado em APKs para permitir mudanças mais profundas no visual do sistema, como o caso do "monet" nas notificações.

Autorrotação Inteligente

Partindo então para os recursos, temos a chegada da Autorrotação Inteligente. Atualmente, a autorrotação no Android utiliza o giroscópio e o acelerômetro para definir a orientação do celular, seja no modo retrato ou paisagem. Isso, porém, é um problema quando o usuário está deitado, por exemplo, já que o smartphone entende que deve posicionar a interface no modo paisagem.

Uma das soluções utilizadas no momento é o Autorrotation Lock, que trava a rotação em uma orientação e sugere por meio de um pequeno botão nos cantos inferiores da tela que a interface seja rotacionada. Todos esses esforços devem ser abandonados em favor da Autorrotação Inteligente, que combinará a IA da Google com informações da câmera frontal para saber se o usuário está ou não alinhado com a orientação do celular, ajustando a interface de acordo.

Modo Game

A Google também deve seguir os passos de algumas de suas parceiras e integrar no Android 12 de maneira nativa um modo game. Diferente do serviço oferecido através do Play Games, que permite o gerenciamento do Google Cast em sessões de gameplay, o novo modo jogo conta "com gerenciamento do modo game e persistência de dados mesmo após um reboot", mas não se sabe quais recursos estarão inclusos nele.

Tomando como exemplo o modo game de outras fabricantes, é provável que a função nativa permita definir configurações básicas como nível de brilho, autorrotação, modo Não Perturbe e mais. Fora isso, uma nova API de Bluetooth vai permitir que os games tenham acesso ao nível de bateria de controles Bluetooth, emitindo uma notificação durante o gameplay para que os usuários coloquem o controle para recarregar.

Redução de Brilho

Por fim, a Google está trabalhando em uma nova função de acessibilidade para auxiliar pessoas com problemas de visão. Trata-se da Redução de Brilho, antes conhecido como "Redução de Cores Brilhantes". Não há detalhes sobre o funcionamento do recurso, mas é sabido que este será um dos tiles padrão nas configurações rápidas do sistema.

O Android 12 ainda não foi oficializado, mas a expectativa é que sua primeira Developer Preview chegue ainda nesse mês, se tomarmos como base o cronograma de lançamento do Android 11.


16

Comentários

Android 12 pode trazer design "Material NEXT", modo game, autorrotação inteligente e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista