LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oscilação na órbita da Lua poderá causar "inundações catastróficas" em 2030, alerta a NASA

19 de julho de 2021 0

A NASA afirmou recentemente que uma oscilação da órbita lunar poderá causar desastres naturais na Terra, visto que o satélite natural do nosso planeta possui forte influência nas marés e nível do mar. De acordo com a agência espacial, cada oscilação possui um intervalo de 18 anos e meio para ser concluído e pode ser responsável por enchentes no litoral dos Estados Unidos devido às marés altas.

Um estudo realizado pela Universidade do Havaí revela que a oscilação na órbita da Lua não é um problema tão grave, sendo identificado pela primeira vez em 1728 e vem sendo monitorado ano a ano. Segundo os estudiosos, o aumento do aquecimento global — que acarreta o derretimento das geleiras — e alteração na atração gravitacional da Lua podem criar um cenário crítico nos próximos 10 anos, aumentando bastante o nível do mar e afetando cidades litorâneas.

O fenômeno que causa o aumento das marés já iniciou, porém, ainda não afetou significativamente os oceanos, que ainda não ultrapassaram os limites de inundação nos EUA. De acordo com Phil Thompson, principal autor do estudo, os efeitos acumulados a longo prazo terão impacto direto em vários países.

As regiões próximas ao nível do mar sofrem com o aumento de inundações e estão cada vez mais em risco: a situação só vai piorar. A combinação da atração gravitacional da Lua, aumento do nível do mar e mudança climática continuará a agravar as inundações costeiras em nossas costas e em todo o mundo.

Bill Nelson
NASA

O estudo foi publicado na revista Nature Climate Change e indica que embora as marés sejam um problema menos perigoso do que tornados e furacões — que são comuns na América do Norte — a maior frequência com que ocorrem e o maior envolvimento territorial poderão torná-las uma ameaça mais grave do que são atualmente.

Você sabia que a Lua tem influência direta nas marés e no nível do mar? Quais são as suas previsões para os próximos 9 anos? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Oscilação na órbita da Lua poderá causar "inundações catastróficas" em 2030, alerta a NASA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista