LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy J7 Pro ou Quantum SKY? TudoCelular compara intermediários

20 de abril de 2018 19

E lá vamos nós para mais um comparativo entre intermediários. Os dispositivos escolhidos da vez são o Galaxy J7 Pro e o Quantum SKY. Ambos já foram comparados com o Moto G5S Plus, e você pode rever os resultados aqui, para o modelo da Samsung, e aqui, para o modelo da companhia brasileira.

Como sempre, vamos pegar os resultados em todos os testes que realizamos com esses smartphones: desempenho, bateria, tela e câmeras. E vamos também repassar características de design e interface. Por fim, uma conclusão que vai te ajudar a fazer a escolha, com links para mais informações ainda sobre cada um.

Design e acabamento

74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.5 x 154.5 x 8.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Nós temos aqui dois aparelhos com acabamento bastante parecido: metal nas laterais e traseira, e vidro na frente. A tela tem mesmo tamanho, mas os formatos são diferentes, e você pode ver pelos dados acima que o J7 Pro é um pouco mais compacto, em todos os aspectos, que o modelo "feito para os brasileiros".

Na parte traseira, ambos trazem apenas câmera e flash, centralizados e mais ou menos na mesma posição. Já a parte da frente tem uma diferença que pode ser crucial: flash para selfies no J7 Pro. De resto, tudo igual, incluindo os botões capacitivos de Voltar e Apps recentes (que podem ficar da maneira que você preferir no SKY) e o Home que é também leitor de impressões digitais.

Não há proteção contra água e poeira em nenhum dos dois, ao menos que as fabricantes anunciem. Visualmente, são aparelhos diferentes, mas trazem basicamente os mesmos recursos no quesito design.

Hardware e desempenho
Galaxy J7 Pro Quantum SKY
Chipset Samsung Exynos 7870
8x 1,6 GHz
MediaTek MT6755 Helio P10
4x 2,0 GHz + 4x 1,2 GHz
Placa gráfica Mali-T830 MP2 Mali-T860 MP2
Memória RAM 3GB 4GB
Armazenamento 64 GB + micro SD até 256 GB 64 GB + micro SD até 256 GB

J7 Pro e Quantum SKY trazem hardware bastante diferente em seu interior, mas equivalente. E isso trouxe quase um equilíbrio em nosso teste de velocidade. Que o dispositivo da Samsung perdeu, basicamente, por conta da interface que não consegue segurar apps abertos mesmo com 3GB de memória RAM.

No total, o tempo de abertura e reabertura do J7 Pro foi de 2min20s (milésimos de cada volta contam no tempo total), com as duas voltas levando quase o mesmo tempo. Enquanto isso, o SKY foi mais devagar na primeira volta, mas não precisou recarregar nenhum aplicativo do zero, e deu um baile na volta 2, encerrando o teste com 1min40s.

Galaxy J7 Pro Quantum SKY
Volta 1 1:10 1:08
Volta 2 1:09 0:22
AnTuTu 48.073 48.499
GeekBench CPU 730 / 3.701 724 / 2.888
GeekBench GPU 2.331 1.846
3D Mark 241 406
GFX Bench (Manhattan off) 201,6 300,1
GFX Bench (T-Rex off) 679,7 974

Nos testes de benchmark, um equilíbrio interessante. O J7 Pro e o SKY ficaram na mesma faixa no AnTuTu e no single-core do GeekBench, e tiveram algumas diferenças pequenas no multi-core e na GPU desta segunda ferramenta. Depois, o dispositivo brasileiro apresentou resultados consideravelmente superiores nos testes da placa gráfica do 3D Mark e GFX Bench.

Já os resultados do Gamebench, que é mais prático em jogos, tivemos oscilação nos dois dispositivos. Você até pode jogar em qualquer um dos dois, mas pode enfrentar problemas com a taxa de quadros instável. Esse problema afeta ambos smartphones.

Bateria

A Samsung colocou uma bateria com capacidade de 3.600mAh em seu dispositivo deste comparativo. A Quantum já quis oferecer mais carga, e optou por um componente com 4.010mAh. Com telas de tamanho igual, pode-se esperar que o SKY tenha autonomia bem superior. Mas não é o que acontece.

O Galaxy J7 Pro aguentou nossa simulação de uso real por 18 horas e 05 minutos. Suficiente para mais de um dia inteiro de uso, considerando o momento que você sai de casa até chegar do trabalho, mais ou menos. O Quantum SKY ficou em 14 horas e 37 minutos, o que não é ruim, mas decepcionou. Pela carga e pela "propaganda" da fabricante, de um dispositivo com bateria para o brasileiro.

Nos testes específicos, o SKY ganhou na velocidade de recarga - possui suporte à recarga rápida. Mas perdeu, novamente, em todos os outros, como você pode ver na tabela abaixo.

Galaxy J7 Pro Quantum SKY
Uso real TC 18:05 14:37
Recarga 0% a 100% 2:29 1:52
Reprodução de vídeo 14:29 11:32
Gravação de vídeo 6:54 5:29
Chamadas de voz 26:08 22:05
Videochamadas 5:53 4:23
Tela
Galaxy J7 Pro Quantum SKY
Tamanho 5,5" Super AMOLED 16:9 5,5" IPS LCD 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 0 2
Brilho máximo imagem branca 717 661
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 8 26

Como já falamos, as telas têm o mesmo tamanho. E também a mesma resolução. Mas a tecnologia do painel é diferente: Super AMOLED versus IPS LCD. O SKY ainda tem proteção Gorilla Glass 3, enquanto a Samsung não anuncia nenhum tipo de proteção no J7 Pro.

Em ajustes, o dispositivo da Quantum tem uma quantidade bem grande de opções. O Galaxy tem algumas opções pré-programadas, e permite pouco ajuste manual por parte do usuário. Ao menos ambos oferecem o filtro de luz azul.

Quanto ao brilho, começando pelo mínimo, que deve ser o menor possível para, junto ao filtro de luz azul, causar menos fadiga possível, temos uma vitória por boa margem no lado da Samsung. O J7 Pro é razoavelmente confortável de se usar em ambientes pouco iluminados. O SKY é melhor deixar para usar onde tiver um pouco mais de luz, ou vai machucar seus olhos.

Já o brilho máximo, além de emitir um pouco (ao menos bem pouco) de luz em pixels pretos, o SKY alcança uma faixa um pouco mais baixa do branco. Assim, o J7 Pro é melhor, também, para usar em ambientes com iluminação alta, como na rua, sob a luz do sol.

Câmeras
Galaxy J7 Pro Quantum SKY
Resolução máxima 13 MP 13 MP
Abertura f/1.7 f/2.0
Estabilização Digital Digital
Flash LED LED
Frontal 13 MP 16 MP

Não tivemos a presença do Galaxy J7 Pro no comparativo de câmeras com o Quantum SKY, mas o J5 Pro estava presente e é a mesma coisa. Os dois modelos possuem mesmo sensor, lente, software e processador, então a câmera se comporta de maneira igual.

E, de acordo com a votação às cegas que tivemos, o conjunto geral do SKY realmente é bastante agradável aos olhos dos brasileiros. No entanto, o J5 Pro (e, por tabela, o J7 Pro) não fica muito atrás. De fato, ambos conseguem bons níveis de detalhes nas fotos, e o modelo da Samsung só peca um pouco na estabilização - tem que ter paciência para tirar fotos sem tremidas.

Com pouca luz, o J7 Pro fica um pouco à frente, enquanto nas selfies temos que escolher entre rosto excessivamente branco (SKY) ou avermelhado (J5/J7 Pro). Mas a selfie com pouca luz do dispositivo brasileiro é bem melhor que a do Galaxy.

Vídeo: temos estabilização satisfatória para a faixa de preço no SKY e bem fraca no Galaxy. O ponto fraco do smartphone da Quantum é na frontal: só grava em HD. Na principal, ambos filmam em 1080p. O áudio também fica um pouco mais limpo que o do J7 Pro (e do J5 Pro).

Software/Interface

E, mais uma vez, temos o embate do Android pesadamente modificado versus o "puro". A Samsung Experience traz algumas boas funções extras legais, como o Dual Messenger, que permite duplicar apps de mensagens ou redes sociais para usar mais de uma conta no mesmo aparelho. Mas tem excesso de animações e perde em fluidez.

Enquanto isso, o SKY tem uma interface pouco modificada. Mas não pense que isso significa atualizações rápidas e frequentes. A Quantum raramente libera até mesmo pacotes de segurança para seus dispositivos. Dificilmente você sairá do Android 7.0 se optar pelo modelo brasileiro.

Enquanto isso, os usuários do J7 Pro aguardam o Oreo, conforme lista da fabricante. Mas podem esperar sem pressa, pois não há ainda previsão para a atualização.

Conclusão

Os preços estão bastante próximos no varejo nacional atualmente. O SKY custa, hoje, R$ 90 a mais no valor mais baixo que nossa ferramenta encontrou na internet. Pode ser um valor alto para se investir a mais por desempenho melhor, mas autonomia pior e atualizações de software praticamente inexistentes.

A escolha fica com você, caro leitor. Os dois são bastante parecidos, com câmera em níveis próximos, ficando o J7 Pro à frente em autonomia, brilho da tela e atualizações de software (que também não são muito frequentes). Talvez seja o caso de ficar de olho e pegar o primeiro que aparecer em promoção.

Se quiser saber mais sobre esses dispositivos, convidamos a conferir nossos reviews de cada um. É só clicar no link abaixo.

E você, já escolheu o seu entre Galaxy J7 Pro e Quantum SKY? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
  • O Quantum Sky ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J7 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Galaxy J7 Pro ou Quantum SKY? TudoCelular compara intermediários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista