LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones com as melhores câmeras | Guia do TudoCelular

11 de abril de 2019 140

Os smartphones vêm evoluindo ao incorporarem cada vez mais câmeras. Mas nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Se você chegou até este guia é que porque deve estar perdido entre as várias opções disponíveis.

Busca um novo smartphone com a melhor câmera do mercado? Listamos as melhores opções aqui. Quer apenas uma boa câmera sem pagar uma fortuna? Não tem problema, também incluímos alguns smartphones mais acessíveis. Mas tem em mente que modelos mais baratos têm suas limitações.

Os smartphones são listados por ordem de preço para facilitar escolher o que mais agrada você sem ultrapassar seu orçamento. Mas é sempre bom alertar que os preços mudam com frequência, por isso recomendamos ficar de olho em nossos guias de compra.

A seleção foi realizada baseada em nossos testes e comparativos de câmeras. Alguns smartphones famosos não apresentaram bons resultados em nossos testes, e, com isso, podem não aparecer em nosso guia.

Multilaser MS80

Se você gosta de tirar muitas selfies, terá no Multilaser MS80 um bom companheiro. São duas câmeras frontais que, apesar de oferecerem resoluções diferentes, não possuem diferenças muito grandes em qualidade. O segundo sensor é grande-angular, para selfies em grupo ou com mais cenário.

Esses sensores podem tirar fotos em até 20 MP, com abertura f/2.0 na lente mais fechada, e 5 MP com abertura 2.2 na lente com a grande-angular. As imagens ficam um pouco mais escuras, mas em nitidez e riqueza de detalhes, ambas são bem próximas.

7 Hardware
9.8 Custo Benefício

Multilaser MS80

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto G6

Falando em fotos no modo automático, temos aqui uma qualidade muito boa para a categoria. O G6 não fica devendo muito - se é que chega a ficar atrás - do Moto G6 Plus em nível de detalhes, cores e nitidez. As selfies não são tão boas, chegando a apresentar qualidade inferior ao Moto G5S Plus. E nem mesmo o flash salva muito as selfies com pouca luz.

Pelo preço que você pagará no Moto G6 é difícil encontrar uma opção que entregue melhor qualidade para fotos e vídeos. Pagar a mais pela versão Plus só valerá a pena se você fizer questão de registrar vídeos em 4K. O G7 entrega melhor conjunto no geral, mas custa R$ 500 a mais em média, o que acaba não compensando a pouca diferença em câmera.

8.2 Hardware
9.7 Custo Benefício

Motorola Moto G6

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone Max Pro (M1)

A câmera do Zenfone Max Pro oferece cores vibrantes e bons níveis de detalhes, com um bom equilíbrio de exposição em locais bem iluminados. E mesmo com pouca luz o dispositivo não vai mal. Não chega a competir com um smartphone de elite, claro, mas a qualidade é bem razoável, ainda mais considerando que a abertura é bem menor que a de um Galaxy S9, por exemplo.

Nas selfies, novamente o Max Pro consegue realizar um bom trabalho. Mesmo com pouca luz, a imagem fica aceitável, e sem mudar muito o seu rosto para um efeito de embelezamento forçado. A filmadora faz bom trabalho, mas não há muitos ajustes no aplicativo de câmera como encontramos em outros aparelhos da linha Zenfone.

8.2 Hardware
8.5 Custo Benefício

Asus Zenfone Max Pro (M1)

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto X4

O Moto X4 supera rivais da Samsung e Asus com a câmera traseira ao demonstrar um desempenho muito consistente tanto em ambientes ensolarados quanto locais internos ou cenas noturnas, sendo assim uma ótima opção para quem deseja fotografar os mais variados tipos de ambientes.

Nas selfies, contudo, ele não agradou, então se você é muito fã de autorretratos pode ter que se contentar com algo apenas mediano. Em vídeo o X4 não vai tão bem. Pelo menos com a câmera frontal ele entrega imagens mais nítidas e com cores mais interessantes que os rivais, além de possuir um flash para ajudar nas cenas noturnas.

8.3 Hardware
8.6 Custo Benefício

Motorola Moto X4

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto Z3 Play

O Moto Z3 Play briga de igual com o Zenfone 5. Em ambiente externo ele entrega cores mais equilibradas e com menor quantidade de ruídos, mas o rival da Asus leva a melhor nos detalhes de objetos mais distantes. Em locais fechados, o Z3 Play supera rivais com folga, mas acaba apanhando para o Galaxy A8 Plus em ambientes mal iluminados.

Em selfies, o smartphone da Motorola vence A8 Plus e Zenfone 5, tanto em nitidez quanto em balanço de cores. Se em fotos com pouca luz o smartphone da Samsung leva a melhor, em vídeos o Z3 Play acaba se destacando. O foco automático também é mais rápido, mas peca em estabilização com a câmera frontal para o modelo da Asus.

8.2 Hardware
7.2 Custo Benefício

Motorola Moto Z3 Play

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone 5Z

O Zenfone 5Z entrega ótima câmera pelo preço cobrado. Devido à plataforma mais completa, o processamento de imagem é mais eficiente, o que resulta em fotos melhores do que o Zenfone 5. A qualidade dos vídeos, no entanto, fica no mesmo nível – pecando especialmente em ambientes com pouca luz.

Em cenários abertos vemos o modelo da Asus vencer o S9, especialmente em detalhes distantes. Em ambiente interno também temos um melhor equilíbrio de cores. O ponto fraco do Zenfone 5Z está em locais com pouca luz. Aqui ele fica abaixo do que o rival da Samsung entrega. O mesmo podemos dizer para selfies, com ou sem luz.

8.9 Hardware
7.5 Custo Benefício

Asus ZenFone 5Z

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S9

O Galaxy S9 inovou por trazer câmera com abertura variável, que se adapta ao nível de luz do ambiente para registrar fotos com o melhor equilíbrio possível. Nem sempre o celular faz a escolha correta no modo automático. Ele entrega melhores fotos que os rivais da LG (G7 e V35), mas fica atrás do iPhone XS Max em nitidez e especialmente em selfies.

Em fotos macro o S9 se destaca, conseguindo um belo efeito de desfoque no fundo, foco rápido e preciso, e bom balanceamento de cores. Em cenários com pouca luz, ele também manda bem e aqui registra fotos com menos ruídos que no iPhone. A filmadora grava com qualidade, mas perde em nitidez para o rival da Maçã, especialmente em 4K.

9.1 Hardware
7.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 9

O Galaxy Note 9 trouxe pequenos refinamentos na câmera para garantir melhores fotos capturadas do que no S9. O foco funciona bem, com velocidade incrível e bem mais preciso que o S9 Plus. O sensor extra permite o uso do Foco Dinâmico, que vai melhorando aos poucos nos dispositivos da Samsung, e o zoom óptico de até duas vezes.

Mas o problema das câmeras está nas selfies. A Samsung insiste com o embelezamento forçado, que muitas vezes deixa o rosto das pessoas parecendo de cera. Para selfies, os flagships da sul-coreana ainda ficam bastante atrás de concorrentes, especialmente do iPhone. Esse problema foi minimizado apenas no S10. Mas no geral o Note 9 entrega um conjunto equilibrado capaz de registra boas fotos e vídeos qualquer tipo de cenário.

8.7 Hardware
6.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 9

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XR

Apple provou que levou a câmera à sério nos novos iPhones e o XR não é diferente. O modelo da Maçã briga de igual com o Pixel 3, entregando até resultados mais equilibrados em alguns cenários. Ele não deixa a desejar em câmera para seus irmãos mais caros.

A filmadora também faz ótimo trabalho na captura de vídeos e estabilização, superando o que vemos em rivais da Samsung, especialmente com a câmera frontal que sempre deixou a desejar nos modelos da sul-coreana.

9 Hardware
6.1 Custo Benefício

Apple iPhone XR

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10e

O Galaxy S10e não conta com lente teleobjetiva como os demais da linha, mas mantém a câmera secundária ultra wide. A qualidade fotográfica é a mesma dos modelos mais caros e compete de igual com o iPhone XR - seu maior rival.

O modelo da Samsung se sai melhor que o da Apple com as suas câmeras traseiras, mas quando o assunto é selfies a Maçã ainda leva a melhor (e o mesmo podemos dizer do modo retrato). Se você está em dúvida sobre qual Galaxy S10 escolher, pode ir no mais barato - exceto se fizer questão de zoom óptico e um modo retrato mais convincente. Neste caso, o S10 Plus seria a escolha.

9 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
Google Pixel 3

O Pixel 3 é aclamado pela sua câmera. Em nossos testes ele realmente foi capaz de registrar ótimas fotos. Em cenários bem iluminados ele fica um pouco atrás do iPhone XR e demais modelos da Maçã de 2018, mas quando a luz se vai é que vemos ele realmente brilhar com fotos nítidas e com poucos ruídos - especialmente com o modo noturno que humilha a concorrência.

A câmera frontal registra excelentes selfies e briga de igual com a Apple, superando até mesmo o Galaxy S10 e suas variantes. Em gravação de vídeos ele não chega a se destacar e aqui come poeira para Samsung e Apple. A estabilização é eficiente, assim como o foco automático, mas peca na qualidade do áudio capturado.

Samsung Galaxy S10 Plus

O Galaxy S10 Plus traz câmera equilibrada capaz de registrar ótimas fotos tanto em cenários iluminados quanto em locais mais escuros. Ele tende a saturar um pouco as cores, mas a tonalidade mais viva acaba agradando a maioria. A câmera frontal evoluiu e reduziu aquele efeito de boneco de cera em selfies, mas ainda falta nitidez comparado aos recentes iPhones ou Pixels.

A filmadora continua fazendo ótimo trabalho com eficiente sistema de estabilização. Porém, mais uma vez, peca em nitidez para os iPhones de 2018. No geral, o S10 Plus agradará você e não decepcionará ao registrar boas fotos em qualquer tipo de cenário. Às vezes é preciso ter um pouco de paciência com o foco automático, mas nada que realmente incomode. O seu diferencial fica em oferecer zoom óptico e lente ultra wide no mesmo pacote.

9.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XS

A qualidade da câmera do iPhone XS é muito boa, sendo a mesma vista no XS Max. Ela é capaz de capturar mais detalhes que os flagships da Samsung e LG. O XS também registra ótimas selfies, mesmo que tente aplicar um efeito artificial para deixar a pessoa mais bonita nas fotos. No geral, entrega um conjunto mais equilibrado do que vemos no Galaxy Note 9, mas fica um pouco abaixo do S10 Plus.

Contra o rival do Google, temos o mesmo nível de qualidade para fotos, mas o Pixel 3 entrega um pouco mais de nitidez com a câmera frontal. Aqui é onde Apple leva grande vantagem contra Samsung. Em vídeos também vai bem, especialmente com a câmera frontal ao gravar a 60 fps. A captura de áudio é boa, mas fica devendo para Samsung. Mas por outro lado grava em 4K sem limite de tempo.

9.1 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço

140

Comentários

Smartphones com as melhores câmeras | Guia do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho