LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA preparam regras para restringir uso de chips e penalizar empresas chinesas

27 de agosto de 2020 36

Apesar de estar aplicando uma série de sanções contra a Huawei, o governo dos Estados Unidos também tem planos para penalizar outras empresas chinesas. Isso porque o país está preparando uma série de medidas que vão bloquear o uso de tecnologias essenciais de forma ampla.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, Washington deve liberar em breve uma lista de restrições para que companhias chinesas, russas ou de países "inimigos" não possam usar processadores, chips, sensores, lasers, softwares e qualquer outra tecnologia desenvolvida em solo estadunidense.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos já iniciou um estudo prévio e está elaborando uma série de regras. A intenção é identificar as "tecnologias essenciais" e ver como garantir um controle mais restritivo sobre o seu uso por companhias estrangeiras.


Caso a medida seja implementada, não só a Huawei, mas a maioria das fabricantes chinesas precisariam de uma autorização do Departamento de Comércio dos EUA para utilizar processadores, chips de memória ou até mesmo os serviços e aplicativos do Google em seus smartphones.

O governo Trump acredita que as tecnologias básicas desenvolvidas nos EUA podem ser usadas em forças armadas da China, Rússia ou Venezuela. Por isso, a intenção é impedir que esses países tenham acesso à ferramentas de computação quântica e até mesmo tecnologia de impressão 3D.

Em seu site oficial, o Departamento de Comércio afirma que deve iniciar em breve uma consulta pública para que todos possam participar dos debates sobre quais tecnologias são essenciais e podem ser restringidas. Isso deve atrair o interesse da indústria de tecnologia, uma vez que muitas empresas podem perder mercado.


36

Comentários

EUA preparam regras para restringir uso de chips e penalizar empresas chinesas
  • A ditadura chinesa tem que ser combatido a qualquer custo! Não dá para imaginar viver em um mundo onde a China seja a potência hegemônica global, e o modelo de estado chines, com grande censura e repressão aos direitos básicos seja financiado pelo mundo a fora.
    Eu me recuso a usar qualquer produto Chines, na minha casa, nunca vai entrar nada da Xiomi, Lenovo ou Huawei.
    Mas quanto a medida de Trump, me parece idiota e precipitada, só vai fazer as empresas de tecnologias norte-americanas se mudarem para países mais liberais, como Irlanda, Singapura, Nova Zelândia, Suíça, etc.

    • Pode desistir Trump.
      Vc perdeu!

        • Podem achar o que quiser, mas economicamente a China faz muito mais diferença na nossa economia do que os EUA. Independente de como essa guerra fique o país devia ser bem pragmático para não perder investimentos.

            • Não julgo, a China não é santa e aplica várias regras para empresas estrangeiras em seu território além de favorecer (e muito) empresas chinesas. Acho que os EUA está correto em usar sua influência para frear a China, mesmo que de forma apelativa, alguém tinha que fazer, se a China tivesse a mesma influência que os EUA sobre os países do ocidente, aposto que fariam o mesmo ou até pior, ou tô errado?

                • Amigo se a China fosse tão ruim assim, o mundo todo evitaria de colocar centros de P&D la.
                  O que vejo é que os EUA de longe quer a livre concorrência, pois sabem que em curto prazo podem ser ultrapassados.
                  Vide 5G, carros autonomos, licenças em tecnologia em automação industrial.

                  Ficar refem exclusivo dos EUA é pagar caro e refem de um único local.

                  Demais paises deveriam usar a fomula da China e incentivar a produção nacional com tecnologia local.

                    • E não vamos esquecer que após a filha do dono da Huawei (uma empresa) ser presa no aeroporto do Canadá, a China (um país) urgentemente, ordenou que o diplomata canadense fosse preso, mesmo tendo imunidade diplomática. Isso já prova que a China é autoritária com quem discorda dela. No lugar dos EUA, eles fariam pior, ao meu ver.

                        • A filha do mesmo esta presa sob suspeita sem nenhuma prova real de negocios com Irã.
                          Tanto que o Canadá não mexe muito pra evutar danos econômicos devudo a grande quantidade de importação da china.

                          China não é santa, mas protege sua indústria...bem diferente do que vemos aqui.

                        • Só digo uma coisa:

                          Entre os dois é melhor se espionado por aquele país que não mete uma bala na testa de quem critica o governo.

                          • Quero que o Brasil saia ganhando nessa briga aí

                            • É, a terceira guerra mundial está chegando %uD83D%uDE2C.

                              • Os EUA estão sendo uns babacas. O Bolsonaro tem mais é que fazer parceria com empresas Chinesas, se a tecnologia é boa e o preço é acessivel, tem mais é que comprar deles.

                                  • Livre comércio desde que seja somente com eles, esta é a mentalidade dos americanos, gostam de inserir a ideia do liberalismo, desde que somente empresas americanas estejam sendo beneficiadas, imagina se a China expulsar a GM e a Ford de lá? Estas duas empresas americanas iriam ter problemas financeiros certos.

                                      • Fruto disso é a Tesla e sua fábrica na China...onde o governo comunista impediu a instalação?
                                        Facebook, Google e Microsoft precusam de provedores locais e liberar os dados para o controle Chinês...não o fizeram? Não tem autorização...isso ta na CF deles.
                                        Tanto que tem uma tecnologia similar pra cada.

                                        Agora os EUA, onde a CF deles estão dizendo que podem banir empresas chinesas sem provas? Não é o oais liberal e das liberdades?

                                          • há livre comércio na China ? deixa de ser babaca

                                          • Defendemos o liberalismo, desde que o liberalismo não concorra com as nossas industrias, afinal, somente nossas industrias podem se instalar em outros países e sugar todos os recursos dele. Assim são os Estados Unidos.

                                              • Pra vc ver como são as coisas. Se a intenção dos EUA fosse espionar, com sua tecnologia de ponta, ela faria questão de se infiltrar em todos os países do mundo. Exatamente como a China quer fazer. Mas ao contrário disso, eles querem restringir o uso de sua tecnologia justamente para evitar de países como a China, a utilizem em suas forças armadas. Ja a China quer que o mundo todo utilize equipamento Huawei para justamente ter seu braço espião em todas as partes do mundo. E ainda tem nego que não entende...é dificil cara, é muito difícil...

                                                  • Você já ouviu falar em empresa global? Só os EUA pode ter empresas atuando no mundo toda? Deixa de ser mané

                                                      • é tão mané que nem sabe que através das redes sociais, google e outras companhias eles têm toda sua vida, sabe aonde você foi, o que você comprou, em que estabelecimento você entrou e isto você acha que não é invasão de privacidade.

                                                        • Você deve ser muito inocente, ou se faz.
                                                          Quem disse a você que só a China vigia o mundo?
                                                          Aqui nesse planeta, qualquer nação que tenha condições tecnológicas pra tal, já vem espionando a tudo e todos, a muitas décadas.
                                                          Ou acha que tudo vindo dos EUA não é usado aqui e ali pra espionagem e controle?

                                                            • É realmente difícil entender, muito difícil entender seu comentário. Uma vez que até hoje NINGUÉM NUNCA provou que a Huawei espiona alguém. Até que provem o contrário, Huawei é inocente e EUA só tão fazendo isso pra não perder o trono

                                                                • Se você detém a tecnologia dominante é muito mais fácil você espionar, e os EUA são os que mais espionam no mundo.
                                                                  O que eles não querem é concorrência. Eles não são santos e os escândalos estão aí para todo mundo ver, só não vê quem não quer enxergar.

                                                                    • Olha ai: https://br.noticias.yahoo.com/por-que-a-arabia-saudita-e-a-ditadura-mais-radical-do-mundo-e-raramente-ganha-as-manchetes-184635905.html

                                                                        • Durante a década de 1980, os EUA trabalharam com o Paquistão e a Arábia Saudita para derrubar o governo socialista do Afeganistão. Eles financiaram, treinaram e armaram forças lideradas por líderes locais conservadores, cujos poderes foram ameaçados pelas reformas do país nas áreas de educação, direitos das mulheres e reforma agrária. Após Mikhail Gorbachev retirar as tropas soviéticas, em 1989, esses senhores da guerra apoiados pelos EUA, despedaçaram o país e aumentaram a produção de ópio a um nível sem precedentes de 2 mil para quase 3.500 toneladas por ano. O governo Talibã cortou tal produção em 95% durante 1999 e 2001, mas a invasão norte-americana colocou os senhores da guerra e chefões das drogas de volta ao poder. O Afeganistão ocupa atualmente o 3º lugar dos mais países mais corruptos do mundo (entre 177) e o 175° em desenvolvimento humano (entre 186). Além disso, desde 2004 sua produção de ópio aumentou para 5.400 toneladas por ano. O irmão do presidente afegão, Ahmed Wali Kharzai era um notório chefão das drogas financiado pela CIA . Após uma grande ofensiva do exército norte-americano na província de Kandahar, em 2011, o coronel Abdul Razziq foi nomeado chefe de polícia local, impulsionando o contrabando de heroína que já lhe rendeu 60 milhões de dólares ao ano, em um dos países mais pobres do planeta.

                                                                            • Estados Unidos é aquele que tem o pior teto de vidro, tudo que ele acusa outros países eles já fazem a muito tempo, sempre inventa uma guerra para se apropriar de suas riquezas, lembro na época do Bush, quando invadiu o Iraque, usaram o argumento que tinham lá armas de destruição e etc, e depois descobriram que era tudo mentira dos americanos, ou seja, inventaram tudo para poder conseguir aval para invadir e ter ajuda nisso tudo. Americanos conseguem em minha opinião ser piores que os chineses, pois os americanos usam a falácia de bom moço, aquele que se preocupa com todos, e isso é uma falácia, exemplo: Cuba e Venezuela, Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo, tudo é interesse, e agora teve a Bolívia a maior reserva de Lítio do mundo. Por exemplo, Trump se indigna com a pseuda ditadura de Cuba e Venezuela, mas são bem próximos da Arábia Saudita, que é uma ditadura conservadora e etc, mas alguém vè ele reclamando da Arábia Saúdita, não, pois tem apoio deste país naquela região. O problema dos Estados Unidos que estão tão mal acostumados com suas empresas entrando em outros países e se dando bem e levando todo faturamento para eles, que não estão aceitando a China, pois empresas chinesas estão fazendo aquilo que eles sempre fizeram, se instalam em vários países e todo lucro é remetido para o país de origem, no qual é a China.

                                                                                • Amigo vc pode até estar certo mais o mundo hoje e globalizado quanto os americanos vão perder em dinheiro e outra coisa pode acontecer e os russos e chineses se unirem e criar suas propria tecnologia e quem vai perder mercado vai ser os americanos

                                                                                    • Os EUA já estão infiltrado no mundo!
                                                                                      Tu acha que os EUA não usa tecnologia Chinesa? Kkkkkkk
                                                                                      Cara para de maluquice, empresas como Qualcomm e Tesla estão fazendo negócios com a China e mesmo com todo esse alvoroço de Trump.
                                                                                      Isso é só política.
                                                                                      Ano de eleição, ele quer levantar a bandeira nacionalista e conservadora do país.
                                                                                      Um país por sinal ignorante! Acham que o Brasil por ex e já África.

                                                                                        • E vc n acha que os aparelhos que vc usa tbm n é rastreavel ?

                                                                                        Android

                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                        Android

                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                        Windows

                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                        Economia e mercado

                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista