LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: primeiro caso de reinfecção por COVID-19 é confirmado no Brasil

21 de setembro de 2020 3

O coronavírus tem inspirado cada vez mais cuidados pelos departamentos de saúde, visto que há meses já vimos casos de reinfecção pela COVID-19 em Hong Kong, o que refuta a possibilidade de imunidade após contrair a doença e se recuperar.

Hoje o Brasil registrou o primeiro caso de reinfecção pela doença que foi confirmado pela Universidade de São Paulo. A paciente é uma técnica de enfermagem de Ribeirão Preto, no interior do estado, o caso foi registrado após ela ter se curado e permanecer 38 dias saudável, sem qualquer sinal de infecção.

A técnica de enfermagem registrou a primeira infecção por coronavírus em 13 de maio, da qual conseguiu se recuperar totalmente. Entretanto, em 2 de julho ela apresentou os sintomas novamente e o resultado do teste foi positivo para COVID-19. Há mais de 60 casos no Brasil na mesma situação.

No momento a grande preocupação dos médicos é que o coronavírus esteja sofrendo mutações que consigam passar pelo sistema imunológico dos pacientes já infectados por ele, o que pode justificar as reinfecções. Fernando Bellissimo, que coordenou a pesquisa publicada recentemente na revista Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, afirma:

"Estamos estudando a imunidade dessas pessoas para saber se elas se reinfectaram porque o vírus sofreu mutação e enganou o sistema imune delas, ou se o sistema imune não reagiu o suficiente diante da primeira infecção e, por isso, ela estaria se infectando agora.”


A segunda preocupação dos médicos é em relação a intensidade da infecção: a técnica de enfermagem apresentou sintomas mais intensos, mas seu estado não evoluiu para grave, enquanto que outras pessoas apresentaram sintomas leves e, por outro lado um paciente reinfectado nos EUA faleceu, portanto não é possível dizer ainda qual o padrão do coronavírus para reinfecções.

Por fim, vale dizer que esse acontecimento acende um alerta neste momento delicado em que escolas, shoppings e demais estabelecimentos estão reabrindo em diversas regiões do país. O que podemos fazer é esperar que cientistas encontrem formas eficazes de combater essa doença enquanto tomamos o maior cuidado possível para presentar vidas.

No Brasil já foram contabilizados mais de 4,5 milhões de casos e mais de 136 mil mortes pelo coronavírus. Vacinas seguem em desenvolvimento e hoje o governador de São Paulo informou que o estado deve receber 5 milhões de doses de vacina em outubro.


3

Comentários

Coronavírus: primeiro caso de reinfecção por COVID-19 é confirmado no Brasil
  • Isso infelizmente já era esperado ...outtos CORONA vírus também funcionam assim ...será como a gripe daqui há alguns anos ...o que precisamos e de uma vacina eficaz prós mais vulneráveis e dentro do possível manter o isolamento social ...mas precisamos com os controles sanitarios existente voltar a rotina "normal" trabalhar estudar ...pq se continuar nesse Lockdown as pessoas vao morrer de fome de depressão de violência doméstica vai morrer do mesmo jeito ...consciência da população (que infeliz mente muitos não tem) ajudaria muito

      • Essa informação não é algo de mais. Só estão confirmando re infecção porque é um vírus que está sendo muito estudado e por causa da sua mortandade.
        Provavelmente alguém em algum momento pegou a mesma gripe!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista