LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm faz chamadas de dados 5G combinando frequências mmWave e sub-6 GHz

19 de abril de 2021 4

A agregação de espectro, incluindo a conectividade dupla usando frequências mmWave e sub-6 GHz, é fundamental para fornecer velocidades multi-gigabit e a capacidade maciça necessária para uma nova geração de aplicações, como os dispositivos 5G, que devem dominar o mercado de smartphones global em 4 anos.

A Qualcomm anunciou hoje a conclusão dos testes das chamadas de dados 5G que combinam com sucesso ondas milimétricas (mmWave) com espectro FDD ou TDD sub-6GHz utilizando o modo 5G Standalone (SA) Dual Connectivity. Para isso, foi utilizado o processador Snapdragon X65 5G, oficializado em fevereiro deste ano pela fabricante.

A combinação de diferentes tipos de espectro de rádio pode permitir que os dispositivos móveis 5G atinjam velocidades de banda larga com fio, mesmo em condições desafiadoras, tais como locais lotados e hubs de trânsito. Além disso, é possível alimentar serviços de acesso 5G robustos e sem fio em residências e pequenas empresas.

A Qualcomm utilizou o sistema Modem-RF X65 5G de quarta geração e o módulo de antena QTM545 mmWave dentro de um dispositivo smartphone, agregando primeiro o FDD de 5G sub-6 GHz com o espectro de 28GHz mmWave, depois o TDD de 5G sub-6GHz com o espectro de 39GHz mmWave.

Com isso, a Qualcomm demonstrou a capacidade do Snapdragon X65 de agregar bandas baixas, médias e altas através das principais combinações globais. O chip é o mais avançado da empresa em conectividade 5G; provavelmente fruto de uma parceria com a Samsung.

No Brasil, a implementação da conectividade 5G ainda está dando os primeiros passos. Recentemente, a primeira chamada utilizando a tecnologia foi realizada em território nacional e operadoras, como a TIM e a Vivo, já começam a testar infraestrutura. No entanto, a Anatel só publicará o primeiro leilão de espectro em agosto deste ano.

O que você achou dessa possibilidade de combinação? Acha possível que chegue ao Brasil? Conte sua opinião nos comentários!


4

Comentários

Qualcomm faz chamadas de dados 5G combinando frequências mmWave e sub-6 GHz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista