LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm faz chamadas de dados 5G combinando frequências mmWave e sub-6 GHz

19 de abril de 2021 3

A agregação de espectro, incluindo a conectividade dupla usando frequências mmWave e sub-6 GHz, é fundamental para fornecer velocidades multi-gigabit e a capacidade maciça necessária para uma nova geração de aplicações, como os dispositivos 5G, que devem dominar o mercado de smartphones global em 4 anos.

A Qualcomm anunciou hoje a conclusão dos testes das chamadas de dados 5G que combinam com sucesso ondas milimétricas (mmWave) com espectro FDD ou TDD sub-6GHz utilizando o modo 5G Standalone (SA) Dual Connectivity. Para isso, foi utilizado o processador Snapdragon X65 5G, oficializado em fevereiro deste ano pela fabricante.

A combinação de diferentes tipos de espectro de rádio pode permitir que os dispositivos móveis 5G atinjam velocidades de banda larga com fio, mesmo em condições desafiadoras, tais como locais lotados e hubs de trânsito. Além disso, é possível alimentar serviços de acesso 5G robustos e sem fio em residências e pequenas empresas.

A Qualcomm utilizou o sistema Modem-RF X65 5G de quarta geração e o módulo de antena QTM545 mmWave dentro de um dispositivo smartphone, agregando primeiro o FDD de 5G sub-6 GHz com o espectro de 28GHz mmWave, depois o TDD de 5G sub-6GHz com o espectro de 39GHz mmWave.

Com isso, a Qualcomm demonstrou a capacidade do Snapdragon X65 de agregar bandas baixas, médias e altas através das principais combinações globais. O chip é o mais avançado da empresa em conectividade 5G; provavelmente fruto de uma parceria com a Samsung.

No Brasil, a implementação da conectividade 5G ainda está dando os primeiros passos. Recentemente, a primeira chamada utilizando a tecnologia foi realizada em território nacional e operadoras, como a TIM e a Vivo, já começam a testar infraestrutura. No entanto, a Anatel só publicará o primeiro leilão de espectro em agosto deste ano.

O que você achou dessa possibilidade de combinação? Acha possível que chegue ao Brasil? Conte sua opinião nos comentários!


3

Comentários

Qualcomm faz chamadas de dados 5G combinando frequências mmWave e sub-6 GHz
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas