LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple inicia produção em massa do A15 Bionic, chip que equipará os novos iPhone 13

26 de maio de 2021 7

Atualização (26/05/2021) - VC

Pelo visto a previsão que surgiu em abril sobre o início da fabricação do chip A15 Bionic estava correta. Novas informações divulgadas pelo DigiTimes reforçam que a TSMC iniciou a produção em massa do processador que equipará os quatro modelos da série iPhone 13.

Com anúncio esperado para setembro, os novos smartphones da Apple devem adotar um chipset de 5 nanômetros com melhorias em poder e eficiência energética, sendo ainda mais superior que o já poderoso A14 Bionic que equipa o quarteto do iPhone 12.

Enquanto os dois modelos mais baratos da nova geração devem apresentar um novo design para o conjunto de câmeras, visando oferecer sensores maiores para melhor desempenho em fotografia, além de contar com entalhe reduzido em toda a linha, os modelos Pro devem contar com tela OLED LTPO com taxa de atualização de 120 Hz e câmeras ainda melhores.

Linha iPhone 13 vai apresentar mudanças importantes para todos os modelos.

Atualização (06/04/2021) - VC

Com anúncio do iPhone 13 em setembro, fabricação do Apple A15 Bionic deve começar em maio

Rumores já apontam que, diferente do atípico 2020, a Apple deve retornar este ano com seu clássico e grande evento de setembro para apresentar as principais novidades do segundo semestre e, entre elas, os novos iPhone 13 com quatro modelos, incluindo o sucessor do iPhone 12 mini (análise).

E após informações já apontarem que a TSMC deve fabricar o novo chip Apple A15 Bionic com nova versão da litografia de 5 nanômetros e que a empresa poderia começar a produção já no mês de maio, mais indícios voltam a reforçar que tais previsões estavam corretas.

Novos iPhone 13 manterão design já conhecido, mas com entalhe melhor / © Canoopsy via YouTube

Segundo informações publicadas pelo Digitimes, a Apple de fato estaria requisitando à TSMC que o novo chip fosse produzido próximo do fim de maio. Tal escolha pode garantir o fornecimento de todos os componentes necessários para que a Apple não precise adiar o lançamento dos iPhone 13, como poderia acontecer.

É esperado que os novos iPhone 13 cheguem ao mercado com entalhe menor graças ao reposicionamento da saída de alto-falante. Além disso, a empresa finalmente deve oferecer tela ProMotion com 120 Hz e modo Always-on Display graças aos novos painéis do tipo LTPO.

Os modelos Pro ainda devem oferecer melhorias na câmera ultra grande-angular, com o SensorShift chegando também à segunda lente e, embora a possibilidade seja baixa, há informações sobre a Apple adotar um leitor de impressões digitais sob a tela.


Atualização (30/03/2021) por JS

iPhone 13: rumor aponta que a TSMC vai começar a fabricar o chip A15 em maio

Não é novidade que a Apple vai disponibilizar o novo chip A15 para os celulares da linha iPhone 13, porém, informações novas a respeito desse hardware estão começando a surgir com maior frequência. Após um rumor apontar para a possibilidade da empresa adotar a litografia de 5nm, agora parece que já existe um período para que a TSMC comece a fabricar o produto.

De acordo com um relatório do Digitimes, o chip Apple A15 vai começar a ser produzido em maio deste ano, mostrando que o lançamento dos novos smartphones vai se manter no mesmo período já popular de anúncio da marca, durante o outono no hemisfério norte, entre setembro e outubro.

Apesar de usar a mesma litografia do antecessor, tudo indica que o A15 vai ter aprimoramentos, e também já existe a possibilidade da marca estar preparando o lançamento de um novo chip ainda mais moderno para 2022, que seria construído em 4nm, tendo a fabricação iniciada ainda este ano.

Texto original (11/01/2021)

Enquanto o iPhone 12 vai conquistando aos poucos seu lugar no mercado, já tendo atingido mais de 100 milhões de unidades produzidas, rumores da próxima geração do smartphone da Apple já começam a circular pela internet. Espera-se que o iPhone 13 seja lançado com um entalhe menor, além de ter o sensor LiDAR expandido para toda a família de aparelhos. Agora, novidades surgiram acerca do processador da nova linha.

Segundo fontes do site japonês Mac Otakara, que já havia revelado nessa semana informações sobre o AirPods Pro 2 e o novo iPhone SE, a família iPhone 13 estreará o Apple A15 Bionic, que poderá ser baseado no novo processo de 5nm da TSMC, conhecido por 5nm+ ou ainda N5P. As duas companhias estariam trabalhando juntas para o desenvolvimento do chip.

Ainda de acordo com a publicação, o processo N5P traria grandes melhorias ao processador da Apple, aprimorando não apenas o desempenho, já bastante respeitável no A14, como trazendo ainda mais eficiência. As informações também trazem detalhes sobre o suposto A16, que equiparia o iPhone 14. Apesar dos avanços da TSMC com os 3nm, o A16 deverá ser baseado na litografia de 4nm, que não deixará de trazer benefícios.

O iPhone 13 deve estrear o novo processador A15 Bionic da Apple, baseado na nova litografia de 5nm+, ou N5P, da TSMC.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que rumores indicam os processos de 5nm+ e 4nm para o A15 e A16. A agência taiwanesa TrendForce divulgou um relatório em novembro contendo informações que indicavam exatamente as mesmas especificações para as novas gerações do chip da Maçã.

No geral, parece que a família iPhone 13 não deve trazer grandes novidades em comparação aos seus antecessores. Além de trazer design e dimensões similares, com um leve aumento de 0,26mm na espessura, a nova geração do iPhone deve ter como uma de suas principais novidades a aguardada chegada da tela com taxa de atualização de 120Hz.

O Apple iPhone 13 está disponível na Amazon por R$ 3.599. Para ver as outras 103 ofertas clique aqui.
(atualizado em 26 de abril de 2024, às 09:06)

7

Comentários

Apple inicia produção em massa do A15 Bionic, chip que equipará os novos iPhone 13

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo