LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TOP 5! Pior celular intermediário de 2020 | Guia do TudoCelular

02 de janeiro de 2021 96

Em 2020 tivemos muitos lançamentos interessantes no segmento de intermediários, mas também tivemos aqueles que nos decepcionaram. Alguns por custarem muito mais do que valem, enquanto outros são tão ruins que perdem até para celulares de entrada. Em nossa lista de piores intermediários de 2020 teremos ambos os casos. E aí, curioso para saber quem deu mancada ano passado? Samsung, Motorola, LG, Nokia e Xiaomi estão marcando presença em nossa lista.

Piores intermediários de 2020

5. Motorola Edge

Começamos com o Motorola Edge em quinto colocado. Ele é o melhorzinho dos modelos que você verá nessa lista e no geral nem chega a ser um celular ruim, mas apenas é um produto decepcionante que cobra muito caro por uma conexão 5G que ainda nem mostrou do que é capaz aqui no Brasil.

Ele é o único da lista com tela OLED e também por se diferenciar com painel de 90 Hz. O brilho é apenas mediano e falta suporte a HDR. Há som estéreo, que ainda é raro em celulares intermediários, mas o áudio tende muito para os agudos e tem som abafado em vídeos.

Por mais que tenha um bom chip, faltou otimização por parte da Motorola e o Edge entrega desempenho inferior a intermediários mais baratos de outras marcas. Sua bateria dura o dia todo se não exigir muito do aparelho, mas demora mais de 2 horas e meia para recarregar – o que é inaceitável para um celular do seu porte.

Por fim, temos suas câmeras que registram fotos e vídeos com qualidade mediana. A frontal sofre bastante com HDR limitado e às vezes terá selfies com fundo estourado. A filmadora grava em 4K, mas seu foco não é dos mais ágeis.

4. Samsung Galaxy XCover Pro

A Samsung chegou apostando em 2020 com sua linha resistente e o XCover Pro tenta oferecer bom conjunto em corpo reforçado, mas falha por ser um produto inferior aos demais intermediários da marca.

O seu maior diferencial está no corpo de plástico com certificação militar e proteção contra água. Ou seja, ele aguenta quedas e temperaturas extremas sem quebrar com facilidade. Sabemos que é um produto de nicho, mas pelo preço poderia ter tela melhor. A Samsung economizou e escolheu um painel LCD simples que entrega imagem de celular de entrada.

Seu desempenho é ruim e mesmo com 4 GB de RAM sofre para segurar os aplicativos abertos em segundo plano. O peso do software mal otimizado afeta o desempenho em jogos que demoram para abrir e até mesmo apps sociais como o Facebook demoram mais que o usual para carregar.

A bateria é removível, porém rende pouco. Você terá que andar com uma extra se não quiser ficar sem celular antes de voltar para casa. Suas câmeras são mais básicas que as do Motorola Edge e aqui já sofrem ao cair da luz. A frontal é decente, porém o modo retrato erra bastante. A filmadora não grava em 4K, apresenta tremidos e a captura de áudio é apenas mediana.

3. Nokia 5.3

Chegamos ao terceiro colocado em nossa lista de piores intermediários de 2020 e a medalha de bronze vai para o Nokia 5.3. Ele já começa decepcionando na experiência multimídia com tela com brilho baixo e cores totalmente distantes da realidade. O seu único alto-falante distorce bastante quando no máximo, o que o torna inútil para ouvir músicas.

O intermediário da Nokia entrega melhor desempenho que o modelo da Samsung citado antes e aqui consegue segurar muitos apps abertos na memória. A bateria também dura mais, porém leva mais de 3 horas para recarregar, sendo pior que muito celular de entrada.

Câmera sempre foi o forte da Nokia, mas o 5.3 tem software bugado. Às vezes as fotos saem muito saturadas e logo em seguida perdem totalmente o contraste. Fotografar à noite é quase impossível e o modo noturno não ajuda em nada. Também decepciona em selfies e a filmadora sofre com foco muito lerdo e captura de áudio medíocre.

Pelo menos a Nokia promete anos de atualizações do software, o que pode ser um diferencial para alguns. Mas no geral, o 5.3 é um celular que apresenta mais contras do que prós e com isso fica com a nossa medalha de bronze.

6.5 Hardware
4.8 Custo Benefício

Nokia 5.3

Comparar Aviso de preço

2. LG K61

Chegamos ao segundo pior intermediário de 2020. A LG esteve ausente do segmento no Brasil por um bom tempo e quando decidiu voltar a brigar com Samsung, Motorola e Xiaomi acabou errando feio.

O K61 é um celular bonitão que chama a atenção quando você o vê nas prateleiras das lojas, porém peca em muitos pontos. A começar pela falta de giroscópio e NFC, que são itens obrigatórios em intermediários. A tela LCD tem brilho e contraste abaixo da média, enquanto o som é fraco e abafado, tendo melhorado um pouco com a atualização para o Android 10.

A LG decidiu combinar o Helio P35, que é um chip de entrada, com uma tela Full HD+ e o resultado é que o K61 engasga com frequência. Ele sofre para carregar apps e entrega baixo desempenho em jogos.

Para piorar, a coreana meteu um sensor de 48 MP, que é muito para o pobre hardware dar conta. As fotos registradas pecam em detalhes, capturam cores opacas e saem bastante escuras à noite. Pelo menos ele não chega a ser ruim para selfies, mas a filmadora grava apenas em Full HD com muitos tremidos, foco lerdo e captura de áudio abafada.

1. Redmi Note 9

E a medalha de ouro de maior decepção de 2020 entre os intermediários vai para o Redmi Note 9. O Redmi Note 7 foi um celular muito bacana e que tinha um custo-benefício matador, que não foi mantido em seu sucessor e agora só piorou na nova geração.

O que ele tem de ruim? Começamos pela tela LCD simples com brilho baixo e cores distorcidas. O seu único alto-falante entrega som fraco e abafado. O desempenho é o pior dos modelos da nossa lista e consegue ser mais lerdo que muito celular de entrada. Fazer o Redmi Note 9 segurar algum app aberto em segundo plano é complicado, mas ele não chega a ser ruim em jogos.

Quer boas câmeras? Esqueça o Redmi Note 9. Ele registra fotos com cores lavadas, tem HDR limitado, perde detalhes nas sombras, exibe ruídos mesmo em fotos de dia, tem utra-wide ruim e seu modo noturno é praticamente inútil. Pelo menos a macro tem foco automático e a frontal não chega a decepcionar. Já a filmadora grava apenas em Full HD e captura áudio mono.

De ponto positivo temos a bateria que dura muito e não demora tanto para recarregar. Mas fica claro que o Redmi Note 9 é muito inferior aos demais da linha e não deveria ser pior que seus antecessores. Sem dúvidas não fomos os únicos a ficarem decepcionados com este intermediário da Xiaomi.

Conclusão

Qual foi o intermediário mais decepcionante para você? Estava animado pela volta da Nokia e esperava mais do 5.3? Ou talvez queria que a Xiaomi caprichasse mais na linha Redmi Note? Comenta aí. O que podemos afirmar é que, por mais que estas fabricantes tenham bons aparelhos, há alguns modelos que nem deveriam existir.

Se você está buscando um bom intermediário para comprar agora no começo de 2021, então já sabe quais celulares não deve comprar. Mas não esqueça de conferir o nosso outro guia com os melhores intermediários de 2020. Lá tem muito aparelho bom que vale o seu dinheiro, diferente destes. E é só acessar os links da descrição para fazer boas compras e, o melhor, economizando com os melhores preços.

(atualizado em 22 de abril de 2024, às 17:56)

96

Comentários

TOP 5! Pior celular intermediário de 2020 | Guia do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista