LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: mutirão de vacinação no Complexo da Maré passa dos 30 mil imunizados

01 de agosto de 2021 0

Atualização (01/08/21) - JB

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade do Rio de Janeiro divulgou, neste sábado, o balanço parcial do mutirão de vacinação do Complexo da Maré. Realizada em três dias, a ação conseguiu vacinar cerca de 30.426 pessoas de 33 a 18 anos.

De acordo com a SMS, a iniciativa faz parte de um novo estudo realizado pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca observar o impacto da vacinação em massa na população da Maré.

A pesquisa realizada pela Fiocruz deve avaliar a efetividade da vacina, medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida e a imunidade de rebanho (indireta). Além disso, também será observada a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais, a transmissão de diferentes variantes e a dinâmica epidemiológica do vírus no complexo.

Os postos de vacinação da Maré ainda devem abrir neste domingo, das oito ao meio-dia, para os poucos moradores que ainda não se imunizaram. A diretora da ONG redes da Maré, Eliana Sousa, comentou:

Interessante ver como a mobilização e a informação correta, segura, pode de fato fazer as pessoas se engajarem nessa ideia de que a vacina é importante do ponto de vista individual mas coletivamente ela é muito mais importante.

Vacinação em massa faz parte de uma pesquisa realizada pela Fiocruz.

Texto original (18/07/21)

Coronavírus: RJ anuncia campanha de vacinação em massa no Complexo da Maré; veja as datas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que realizará uma nova campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 no Complexo da Maré. A administração espera imunizar todas as pessoas com mais de 18 anos durante um período de três dias, totalizando cerca de 31 mil pessoas vacinadas.

A campanha ocorrerá entre os dias 29 e 31 de julho em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em unidades de saúde e escolas públicas na região, contando com o apoio de mil profissionais.


De acordo com Daniel Soranz, chefe da SMS do Rio de Janeiro, essa iniciativa é parte de uma pesquisa da instituição responsável pela produção da Covishield, vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca. “A gente espera que, com essa força-tarefa, a Maré possa ser um grande case para avaliação da efetividade da vacina”, disse o secretário.

Essa pesquisa busca analisar os efeitos da vacinação em grande escala. A comunidade possui cerca de 150 mil habitantes, dos quais aproximadamente 26,2% foram inoculados com a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus e 6,5% já estão completamente imunizados, de acordo com o Boletim Conexão Saúde, proferido pela Fiocruz.

O documento afirma que até a contagem do dia 1º de julho, o Complexo da Maré tinha 5.846 casos de Covid-19 e 286 mortes, indicando que as vítimas fatais da doença nessa região representam mais da metade do observado em outros 92 municípios do estado.

A capital fluminense divulgou, na última sexta-feira (16), que adiantou o calendário de vacinação, prevendo que toda a população carioca acima da faixa de 12 anos estará imunizada contra o SARS-CoV-2 com as duas doses até o fim de novembro deste ano. Para a população adulta, a previsão é que todos estejam protegidos até o dia 18 de agosto.

Os membros do 28º Boletim Epidemiológico do Município do Rio de Janeiro ressaltaram os casos de infecção com a variante Delta, responsável por um aumento expressivo de contágio nos Estados Unidos. É dito que uma investigação epidemiológica está em curso com especialistas da vigilância do município.


0

Comentários

Coronavírus: mutirão de vacinação no Complexo da Maré passa dos 30 mil imunizados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista