LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S8 ou Xperia XZ1? TudoCelular compara flagships que cabem melhor no bolso

28 de março de 2018 29

O mercado de elite não sobrevive apenas dos modelos mais caros. Há opções mais "em conta" para o usuário que quer a experiência do melhor processador disponível em um corpo menor. E o TudoCelular pegou dois desses modelos para comparar qual deles vale mais a pena: o Galaxy S8, da Samsung, ou o Xperia XZ1, da Sony.

Aqui, vamos pegar os resultados de nossos testes de desempenho, bateria, tela e câmeras para analisar cada dispositivo. Para ajudar ainda mais quem está em dúvida, vamos passar rapidamente por alguns destaques de design e software, também. Por fim, a nossa conclusão. E sempre com links para matérias com mais informações. É só acompanhar os próximos parágrafos.

Design e acabamento

68.1 x 148.9 x 8 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
73.4 x 148 x 7.4 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

O Galaxy S8 foi um dos primeiros modelos de uma grande fabricante a trazer nova proporção de tela e o que acabou ficando conhecido como "display infinito" ou "design sem bordas". Com a tela em 18,5:9, o flagship de 2017 da Samsung traz parte frontal com bom aproveitamento para a tela, sem botões e sem leitor de impressões digitais.

Para desbloquear o aparelho, é possível optar por reconhecimento facial (pouco seguro), leitura das íris ou a leitura da digital, que ficou na parte de trás, em um local um pouco desconfortável e que exige algum tempo para acostumar. O botão Home fica na tela, e reconhece quando o usuário pressiona o local. A tela tem as laterais curvas, e o visual é bastante limpo.

No entanto, ainda há algumas bordas na parte superior e inferior da parte frontal. Não tão grandes quanto as do Xperia XZ1, que ainda por cima tem botões virtuais na tela, o que aumenta ainda mais a impressão do espaço pouco aproveitado na parte da frente, especialmente embaixo da tela.

O dispositivo da Sony tem design mais quadradão, com leitor de impressão digital no botão liga/desliga, posicionado na lateral. O XZ1 tem áudio estéreo, com alto-falantes posicionados na parte frontal (o speaker único do S8 fica na parte de baixo). O acabamento traseiro é metálico, enquanto no concorrente temos vidro na traseira, para permitir o carregamento sem fio.

Ambos contam com certificação IP68, mas apenas o Xperia XZ1 tem slots dedicados para cartão SIM e microSD. Ou seja, é possível usar duas linhas móveis e expandir a memória. No S8, ou você tem dois chips, ou expande o armazenamento.

Hardware e desempenho
Galaxy S8 Xperia XZ1
Chipset Samsung Exynos 8895
4x 2,3GHz + 4x 1,7GHz
Qualcomm Snapdragon 835
4x 2,45GHz + 4x 1,9GHz
Placa gráfica Mali-G71 MP20 Adreno 540
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento 64 GB + micro SD até 128GB 64 GB + micro SD até 256 GB

E começamos a comparação de fato com aquilo que muita gente considera fundamental em um dispositivo de elite: desempenho. O hardware não é o mesmo na versão nacional, mas nos Estados Unidos o consumidor tem dois dispositivos com o Snapdragon 835 para escolher. Aqui no Brasil, a Samsung comercializa a versão com Exynos do Galaxy S8.

Na velocidade de abertura dos aplicativos, o Galaxy S8 não consegue acompanhar o ritmo do Xperia XZ1. Foi necessário 1min14s para abrir e reabrir os 12 apps de nosso teste, já com o Android Oreo instalado. O XZ1 realizou o mesmo processo em 1min09s.

Galaxy S8 Xperia XZ1
AnTuTu 205.136 144.945
GeekBench CPU 2.008 / 6.805 1.827 / 5.838
GeekBench GPU 11.249 7.834
3D Mark 2.602 3.174
GFX Bench (Manhattan off) 2.756 2.043
GFX Bench (T-Rex off) 6.791 5.305

Nos testes de benchmark, no entanto, o Galaxy S8 conseguiu pontuações superiores em praticamente todas as ferramentas. No AnTuTu, a superioridade pode ser explicada pelo novo algoritmo, mas os outros aplicativos não tiveram mudanças significativas na maneira como avaliam os dispositivos. Uma boa indicação de que esses números não se traduzem em potência, talvez.

Para os jogos, os dois aparelhos são bons. Ambos rodam praticamente qualquer jogo da Google Play Store sem nenhuma dificuldade, com boa fluidez e taxa de quadros satisfatória.

Bateria

O Galaxy S8 tem bateria com capacidade de 3.000mAh, mas vem com tela de 5,8 polegadas. O Xperia XZ1 tem 2.700mAh de carga, e tela de 5,2 polegadas. O S8 tem suporte à resolução QHD+, mas seu padrão é o FHD+. O XZ1 tem o Full HD como única opção.

Tudo isso influencia na duração da bateria. Que é menor no S8 do que no XZ1. E significativamente. Foram 12 horas e 20 minutos de uso do S8 com o Android Oreo, uma diminuição de quase duas horas em comparação com o Nougat. Mas o XZ1 tem duração bem maior, chegando a 15 horas e 16 minutos.

Curiosamente, nos testes específicos, o S8 conseguiu tempos iguais ou até superiores dependendo do caso. A recarga é feita em tempo bem menor no dispositivo da Samsung, que tem carregador com Quick Charge na caixa (a Sony não oferece esse acessório de graça).

Galaxy S8 Xperia XZ1
Uso real TC 12:20 15:16
Recarga 0% a 100% 1:34 2:37
Reprodução de vídeo 12:13 12:17
Gravação de vídeo 3:59 4:03
Chamadas de voz 19:42 15:13
Videochamadas 3:35 3:36
Tela
Galaxy S8 Xperia XZ1
Tamanho 5,8" 18,5:9 Super AMOLED 5,2" 16:9 IPS LCD
Resolução Quad HD+* (1440 x 2960 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 0 1
Brilho máximo imagem branca 780 669
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 2 7

A tela do Galaxy S8 é superior à do XZ1 em brilho. E isso vale tanto para o brilho máximo, com a visualização em ambientes muito claros, como para o brilho mínimo, para visualização em ambientes com pouca iluminação. Além de zerar a emissão de luz nos pixels pretos, o que torna a exibição mais contrastada e agradável.

No brilho máximo, o S8 alcança 780 lux em imagem branca, enquanto o XZ1 fica em 669. Além disso, os pixels pretos do dispositivo da Sony ficam com 1 lux em imagem preta nesse cenário.

Já no brilho mínimo, temos 2 lux no S8 em imagem branca e 7 lux no XZ1. Ou seja, o flagship da Samsung é consideravelmente mais confortável de se visualizar em ambientes com pouca luz do que o da Sony.

*O Galaxy S8 tem suporte à resolução máxima de 1440x2960 pixels, mas vem por padrão em uma resolução Full HD+, de 1080x2220 pixels

Câmeras
Galaxy S8 Xperia XZ1
Resolução máxima 12 MP 19 MP
Abertura f/1.7 f/2.0
Estabilização Ótica Digital
Flash LED LED
Frontal 8 MP 13 MP

Para comparar as câmeras, tivemos o Galaxy S8 Plus em um comparativo com o Xperia XZ1, o que facilita bastante. O sensor do S8 Plus é o mesmo do S8, assim como o software e o chipset, então podemos considerar os resultados da câmera de um para o outro.

O aparelho da Sony não conseguiu apresentar resultados tão bons em ambientes com muita luz, trazendo imagens mais lavadas e escuras, mas obteve bom desempenho em cenários com pouca luz. A câmera frontal também é bem razoável, mas o S8 se destaca mais nesse sentido.

Aliás, o sensor do Galaxy S8 e S8 Plus é mais equilibrado, por assim dizer, conseguindo bons resultados em todos os cenários. É uma das melhores câmeras em smartphones lançados no Brasil em 2017, perdendo somente para o Galaxy Note 8, e talvez para o iPhone X em alguns cenários.

Em vídeos, o Xperia XZ1 tem boa gravação do áudio e sua câmera frontal lida melhor do que o S8 com a luz solar direta. Na traseira, a estabilização conseguida pelo SteadyShot da Sony conseguiu resultados satisfatórios. O flagship da Samsung também capta vídeos muito bons, mas a gravação de áudio ainda pega muitos ruídos. A vantagem fica para o modo manual presente na câmera principal.

Software/Interface

O Galaxy S8 já recebeu a atualização para o Android 8.0 Oreo no Brasil, com a interface Samsung Experience 9.0. Não há muitas novidades em recursos na comparação com o Android 7.0 Nougat. O destaque fica por conta do Dual Messenger, que permite ao usuário utilizar duas contas de WhatsApp, Skype e outros apps do tipo.

O Xperia XZ1 foi lançado no segundo semestre de 2017 e já saiu com o Android Oreo logo de cara. Também não há grandes novidades em software, mas a Sony incluiu recursos do Google como Project Treble, que facilita as atualizações.

A interface de ambos é bastante modificada visualmente, mas a Sony evita incluir muita coisa além do básico do Google. Há uma forte aposta em melhoria da autonomia e desempenho em seus dispositivos com recursos de aprendizado da máquina, mas há boa fluidez na Xperia UI. Já a Samsung Experience tem melhorado em fluidez, mas ainda está atrás da concorrência nesse sentido.

Conclusão

Para dispositivos de elite, Galaxy S8 e Xperia XZ1 trazem ótimos recursos e acabamento elegante. O desempenho do Xperia XZ1 é superior, assim como a autonomia da bateira. Mas o S8 é melhor em exibição de conteúdo e na qualidade das câmeras.

O usuário que optar por qualquer um dos dois estará bem servido, com um dispositivo que deve durar três anos, ou até mais, dependendo do tipo de uso, sem nenhum problema.

Os valores, como você pode ver ao fim do texto, também são bastante parecidos, então é basicamente escolher o design que mais agrada e ser feliz, sem medo de estar perdendo algo por ter escolhido um em oposição ao outro.

Mas se ainda há alguma dúvida em seu coração, recomendamos nossas análises completas de cada dispositivo para ajudar a fazer a escolha. É só clicar nos links abaixo.

E você, já escolheu o seu entre Galaxy S8 e Xperia XZ1? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
  • O Sony Xperia XZ1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

29

Comentários

Galaxy S8 ou Xperia XZ1? TudoCelular compara flagships que cabem melhor no bolso
  • Estou muito indeciso ainda, mas pendendo consideravelmente para o XZ1. De todo modo o que vai determinar minha escolha mesmo serão os preços da próxima Black Friday daqui a nove dias. Na dúvida vou pelo mais barato que no momento é o XZ1. A única coisa que gostaria do S8 no XZ1 é a proporção da tela.

      • xz1 tem bordas mas tem audio estereo. s8 não

          • Não entendo esse preconceito que as pessoas tem com as bordas dos smarts da Sony. Motorola ainda tem bastante borda nos seus flagships. Iphone, nem se fala (e não vejo ngm reclamando). Sem contar que, o fato dos smarts da sony ainda terem bordas grandes se deve as duas saídas de áudio que ficam posicionadas na frente do aparelho. Vale salientar que é isso que proporciona aos aparelhos da marca serem um diferencial na qualidade de saída de áudio, em comparação com as outras marcas. Smartphone não é só tela.

            • Xperia xz1. 100 %eh mais caro pq eh melhor. I tem um processador de vdd. Dá qualqum

                • só de olhar a foto você já sabe qual você NÃO vai querer, bordas que sangram os olhos ,pior que usar o amaterasu....

                    • Eu tenho um XZ1 e as bordas nem são tão grandes assim. O celular é simétrico, bonito e apresenta classe. Eu acho excelente. Vou nem falar da velocidade que fica feio para o S8

                      • Vou de s8

                          • Qualquer pessoa que ja tenha tido celulares das duas marcas, irá srmpre para o Sony. Porquê? Porque Sony é bom.

                            • Desde quando design quadradão é algum problema em tudo Celular? Nossa que merda, muito tendenciosos, sejam imparciais nas matérias por favor, assim acaba com o resto de credibilidade que vocês tem

                                • deixa a borda recheada para as pizzas,com essa quantidade de borda dava pra fazer um celular de 6 polegada mantendo o mesmo tamanho desse aparelho bizarro da sony.(tive um xperia z2) a borda incomoda pkct.

                                    • e onde está escrito que o design quadradão é um problema, amigo? só está descrito o formato do aparelho, mais nada...

                                      • Ui do Xperia mais limpa. Já do S8 prefiro não comentar.

                                        • Cara esses celulares da Sony são muito feios meu, não compraria jamais, parece que a Sony parou no tempo só pode, acho que todo mundo prefere o S8.

                                            • Este designer da Sony é horrorento, como pode uma empresa lançar um smartphone top de linha com designer de 2010 cara. S8 sem dúvidas! não tem o que contestar.

                                                • Sao dois aparelhos incriveis, acredito que a escolha seja apenas com base em afinidade de interfaces e design.
                                                  Alem disso, nao ha muitas diferencas, sao TOP em qualidade.

                                                    • é como comparar um Porcelanato auto padrão (S8) com uma lajota (Xperia)...tela ridícula para os padrões de hoje. Telefone quadrado...uma lajota...com preço de porcelanato...só rindo mesmo. Não ha o que comparar...

                                                        • O xz1 com nougat???
                                                          "O XZ1 realizou o mesmo processo em 1min09s no Android Nougat"
                                                          "O Xperia XZ1 também já recebeu o Android Oreo, mas ainda não tivemos a oportunidade de refazer os testes em nossa bancada." - ele só recebeu as atualizações de segurança, até porque ele já veio de fábrica com o Oreo. São 2 ótimos aparelhos, mas eu ainda continuei com os Sony pelas atualizações e por que acho que tem alguma coisa errada com a interface Android da Samsung, aquilo não é normal.

                                                            • eita, é verdade. bem lembrado, viajei legal nessa

                                                                • sem problema amigo...cada um escolhe o que usar. Se vc gosta de usar um celular com visual da decada passada mas te atende...sem problema. Só nao acho justo essa comparação entre os dois...pq não existe comparação...isso sem mencionar o preço...pq ai só um imbecil escolherei (hoje em dia) esse celular da Sony

                                                                    • Eu não acho visual um problema, até gosto. Está melhor do que os outros aparelhos(agora são todos iguais, cópias das cópias). Com relação ao preço, acho que o pessoal não sabe procurar, porque o preço dele está igual ao S8. E ele é Snapdragon, pra mim muito melhor que os Samsung.O pessoal pega muito no pé da Sony, mas acredito que muitos deles nunca usaram um Sony top. A questão de ser imbecil ou não, acho que é mais de quem julga do que quem compra.

                                                                  • Acho o S7 ainda tem muito folego, principalmente para quem não faz uso hardcore. A maioria dos tops de 2016 ainda trabalhar bem até 2020.

                                                                      • Gosto dos aparelhos e do design da Sony, que poderia permanecer e somente reduzir bordas

                                                                          • os 2 são bons

                                                                              • Olha essa foto que compara os dois telefones. kkkkkkkk Tenho tanta pena da Sony. Olha essa frontal cara kkkkkkk.A Sony ta lançando smartphone em 2010 ainda?

                                                                                  • S8 100 dúvidas!

                                                                                      Android

                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                      Android

                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                      Windows

                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                      Economia e mercado

                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista